O acordo entre o São Paulo e a Live Nation pela utilização do MorumBIS foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Clube na tarde desta quinta-feira, dia 28. O contrato de cinco anos com a produtora para shows no estádio prevê R$ 60 milhões e variáveis a cada apresentação dos agenciados da produtora no estádio.
Conversei informalmente com alguns conselheiros que conheço e alguns detalhes me foram expostos que fizeram com que a aprovação do acordo fosse quase unânime. Vamos a eles:
O São Paulo terá poder de veto, prevendo datas importantes para o futebol. Segundo com quem eu conversei, esse foi o maior ponto crucial do acordo. Isso é, o Tricolor poderá vetar o uso do estádio caso algum espetáculo esteja marcado para alguma data importante do futebol, como jogos decisivos da Libertadores em que estiver presente. Neste caso, a Live Nation está livre para procurar outros locais para a apresentação de seus artistas internacionais no Brasil.
Segundo o que foi passado, o cálculo de número de shows foi de seis shows por ano no MorumBIS, isso é, média R$ 2 milhões por show, mas o São Paulo ganhará mesmo se a Live Nation não atingir esse número. Segundo o que me foi passado, o valor de R$ 60 milhões é um mínimo que o clube receberá por cinco anos mas pode ser renegociado a depender do tamanho do artista e até ser maior no caso da Live Nation conseguir “aprovar” com o clube mais de trinta shows neste período.
O São Paulo poderá fechar shows e eventos com outras produtoras durante o contrato. Não há exclusividade contratual com a Live Nation mas ela será consultada e terá prioridade em qualquer “dividida” de calendário.
O São Paulo receberá 20% de bebidas e alimentação vendidas durante os shows produzidos pela Live Nation no MorumBIS. O clube também receberá porcentagem sobre todos os produtos licenciados vendidos dentro do MorumBIS durante o evento. O valor médio de uma camisa oficial de tour dentro dos estádios no Brasil é de R$ 150,00.
Certamente o contrato é vantajoso na medida que o clube pode vetar shows em datas importantes pois certamente ganhará esportivamente e comercialmente, com a bilheteria no Morumbi, que em jogos decisivos ultrapassa muito os R$ 2 milhões de média que um evento foi calculado. Esse era um dos maiores temores de alguns dos conselheiros e torcedores.
Aliás, o MorumBIS também está fechado e foi uma ótima sacada para a instituição. Veja aqui detalhes de mercado que fizeram a Mondelez optar pelo Naming Rights do Morumbi.
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Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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