São Paulo seria aprovado no Fair Play financeiro da CBF? Portal avalia:

São Paulo seria aprovado no Fair Play financeiro da CBF? Portal avalia:

O fair play financeiro da CBF, estudo de incentivos à boa administração em clubes de futebol, está em estudos para ser colocado em prática no futebol brasileiro.
.

 

O Portal Sport Insider avaliou os vinte clubes que compuseram a Série A em 2024, dentro do quesito aplicado pela Confederação Brasileira de Futebol, para avaliar a situaçnao de cada um num novo cenário do futebol nacional.

 

A revelação é alarmante. Segundo o portal, se o fair play financeiro estivesse vigente no Brasil em 2024, treze dos vinte clubes da primeira divisão teriam sido reprovados e estariam sujeitos a punições.

 

O jornalista Rodrigo Capelo simulou os resultados de acordo com as regras formuladas pelo grupo de trabalho da CBF, o chamado “Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF)”. Segundo o portal, Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá e Juventude passariam nas regras.

 

.
Um fato curioso: dos sete clubes estudados no período de 2024, apenas três estão na Série A em 2025: Palmeiras, Flamengo e Juventude. E o terceiro clube citado atualmente luta contra o rebaixamento.

 

O jornalista explica que a simulação quer aponta aprovados e reprovados não é perfeita pois alguns clubes não expõem dados completos para avaliação. Porém, mesmo no cenário ideal, a maioria deles seriam de fato reprovados.

 

 Fair Play da CBF

As regras de fair play financeiro da CBF se dividem em quatro pilares: dívidas em atraso; equilíbrio operacional; custo do elenco e endividamento de curto prazo. Atributos que o São Paulo e muitos outros clubes não apresentam atualmente.

 

O fair play financeiro da CBF prevê estado de monitoramento na primeira violação. Na segunda, o clube infrator receberá uma advertência pública. A partir da terceira, as punições passam a ser multa, retenção de receitas, transfer ban, perda de pontos, rebaixamento e cassação da licença para jogar.

 

E o São Paulo?

O São Paulo iniciou sua recuperação financeira em 2025, com o FIDC criado em conjunto com a Galapagos e a Outfield. O grande objetivo é substituir a maior parte da dívida Tricolor com bancos, aliviando o caixa e equilibrando dívidas com receitas.

 

Para isso, o clube terá inevitavelmente que enquadrar o seu atual elenco com o que o plano pede. Isso é: enxugar a folha. veremos se no ano que vem o Tricolor continuará com uma das maiores folhas salariais do Brasil ou de fato se encaixará a sua realidade.

 

Austeridade financeira: é isso que o torcedor deveria cobrar de seus gestores.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X

Post aberto para comentários.