OPINIÃO São Paulo 0x2 Palmeiras

Fim de um dos maiores tabus do futebol moderno e talvez fim da linha para o São Paulo na corrida pelo título do Campeonato Brasileiro. O time perdeu de maneira justa para o arqui rival Palmeiras e viu sua situação complicar na tabela do torneio.

 

O São Paulo começou perdendo cerca de duas semanas atrás quando a sua diretoria anunciou aumento no preço dos ingressos para a partida. O Choque Rei no Morumbi poderia virar recorde de bilheteria no Campeonato Brasileiro e não virou. Apesar do aumento, o jogo contou com um grande público, na casa dos 55 mil pagantes. Porém, repito: não fosse a ganância fora de hora essa partida seria o recorde da competição. Salvo alguma improvável mudança de rumo, o São Paulo não terá o maior público do torneio por culpa da decisão de seus diretores.

 

Sobre o jogo: irretocável e tranquilo, o Palmeiras dominou o confuso e afobado São Paulo de ponta a ponta. Jogou no erro aéreo Tricolor, fez seus gols e depois controlou a partida como quis até o apito final, com chance de ampliar o marcador. O Tricolor não ofereceu nenhum perigo a meta alviverde. Além de um elenco muito mais amplo e qualificado (sai “X”, entra William, sai “Y”, entra Bruno Henrique), o Porco contou, no meu ponto de vista, com erros de escalação técnico do São Paulo. Arboleda não poderia nunca ser banco no clássico, não por questão de gosto mas por necessidade: o equatoriano não irá participar do jogo em Porto Alegre. Se o amarelado Anderson Martins recebesse o terceiro amarelo não teríamos nenhum dos dois para a partida contra o Inter.

 

A saída de Nene no intervalo também foi bastante questionável. A não ser que o jogador tenha reclamado de algum desconforto físico, sua presença é quase sempre obrigatória, mesmo não vivendo a boa fase que viveu no primeiro turno. Quando Nene sai, o time perde cérebro. O segundo tempo foi só vontade. Organização de jogadas? Zero. Ah, Rodrigo Caio na direita também é algo que a grande maioria da torcida não engole. Não que o zagueiro tenha feito algum erro grave, mas contar com essa opção num jogo desta importância explicita a falta de enredo e repertório do Tricolor.

 

Tudo acabado? Óbvio que não, mas é fato que tudo que era difícil ficou muito mais complicado agora. Apesar do baque, temos uma partida importante no Sul e não podemos nos desgarrar do pelotão de frente. Quem quiser abandonar, abandone, dou meu feliz 2019 desde já, mas para quem não abandona, aviso que estarei em Porto Alegre para apoiar o Tricolor em mais um jogo difícil do Brasileirão. Quem tem fé, está convidado.

 

É jogo a jogo. Segue a luta!

 

Nota dos personagens da partida:

Sidão – Uma imensa bobagem e uma grande defesa. Nota: 5,0
Rodrigo Caio – Só serviu de parede na direita e tomou amarelo. Nota: 4,0
Anderson Martins – Má fase. Mostra que deveria pegar banco. Nota: 3,5
Bruno Alves – Ao lado de Martins, vendo uma péssima fase da zaga Nota: 4,0
Reinaldo – Rei para uns, King para outros, uma partida medíocre. Nota: 4,0
Jucilei – Fez o seu dever. Muito pouco. Nota: 5,0
Hudson – OK no combate. Não chega uma vez na área. Nota: 4,5
Nene – Mais uma partida sem brilho, mais uma substituição estranha. Nota: 4,5
Rojas – Caiu bastante no segundo turno. Pouco. Nota: 4,0
Bruno Peres – No ataque ou na defesa insuficiente. Nota: 4,0
Diego Souza – No comando do ataque ou na meia, insuficiente. Nota: 4,5

Carneiro – O menos pior do time. Ao menos mostra raça e vontade. Nota: 5,5
Everton – Tentou ajudar mas ainda é visível a falta de ritmo. Nota: 5,0
Tréllez – Vontade, correria e luta. Nota: 5,0

Diego Aguirre – Sofre com desfalques mas hoje eu acho que muito da derrota se deve a escalação confusa que iniciou o jogo. Além disso, mostrou pouco repertório ao longo da partida. Deveria pagar o churrasco ao Felipão e a cada um que assistiu o jogo no Morumbi. Nota: 3,0

 

PS: Apesar da derrota, foi exemplar a postura da torcida ao final do jogo, sem criar confusão nas ruas e cercanias do Cícero Pompeu de Toledo. Temi um novo pós jogo do Nacional de Medellin, com correia e tumulto com a polícia. Nada disso aconteceu.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.