Dez anos sem Marcelo Portugal Gouvêa: “o meu presidente!”

O dia 29/11/2018 é importante para a Coletividade Tricolor. Há exatos dez anos, às vésperas do tricampeonato brasileiro do Tricolor no Distrito Federal, falecia Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, um dos mais bem sucedidos presidentes do São Paulo Futebol Clube.

 

Em sua gestão como presidente, entre 2002 e 2006 (uma reeleição), acumulou os títulos de Supercampeão Paulista de 2002,Campeão Paulista de 2005,Campeão da Copa Libertadores da América de 2005 e Campeão Mundial de 2005. Além disso, foi responsável por feitos internos como as inaugurações do REFFIS e no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia. Naquela época o pioneiro REFFIS era excelência em recuperação de atletas no mundo todo.

 

Conheci o MPG em 2002, em um bar próximo a Universidade Mackenzie. Ele, candidato a presidência do São Paulo e eu um torcedor apaixonado que acompanhava o “Site Proibido”, nome dado a uma página de torcedores na internet que teve o domínio cassado por Paulo Amaral, então presidente na época. Marcelo fez uma boa explanação sobre suas pretenções diante de poucos mas entusiastas aficionados e conquistou de cara minha admiração e apoio. Lembro claramente que na época disse a ele que, se fosse conselheiro, votaria nele. Ele agradeceu e disse que seria o “meu presidente”. Ficou marcado na minha memória.

 

Os dois primeiros anos foram difíceis e o presidente foi muito hostilizado nas redes sociais e pela derrotada oposição da época. Mas a virada de mesa aconteceu na reeleição, com o time montado por Cuca em 2004 e dirigido por Leão e Paulo Autuori, em 2005. Responsável pela contratação de Lugano, MPG era um homem de fácil acesso, bom papo e colaboração. Como ele mesmo dizia, por não entender muito de futebol, deixava a pasta para quem de fato conhecia do ramo. Talvez esse tenha sido o ponto fundamental do seu sucesso e o consequente sucesso do clube.

 

 

A imagem acima é de 2005, horas após o título no Japão e MPG era só alegria. Hoje, o São Paulo tem carência de homens como ele, tanto na situação como na oposição do clube. Hoje, trabalhando no blog e sem corrente política alguma, torço pela chegada de mais “Marcelos Poutugais Gouvêas” na direção do Tricolor.

 

Precisamos de um presidente que a gente possa a voltar a chamar de “nosso”.

 

Grande MPG!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.