Cinco rubro-negros que fizeram história com a camisa do São Paulo

São Paulo e Flamengo sempre produziram craques para o futebol brasileiro. As categorias de base do Tricolor e do rubro-negro carioca são base de quase todas as categorias das seleções brasileiras, com atletas vendidos a altas cifras para o futebol mundial. Neste post falaremos de cinco atletas que saíram direta ou indiretamente do Flamengo e fizeram sucesso no São Paulo.

 

Leônidas
Uma das transações mais bem sucedidas entre os dois clubes foi em 1942 e envolveu Leônidas da Silva. Flamenguista assumido, o Diamante Negro foi protagonista da transação mais cara da história do futebol sul-americano na época: 200 contos de réis, aproximadamente R$ 200 mil reais nos dias de hoje. Leônidas foi recebido em 10 de abril de 1942 por 10 mil torcedores e na primeira exibição, lotou o Pacaembu. Leônidas foi pentacampeão paulista em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949 e é um dos maiores ídolos do São Paulo em todos os tempos.

 

Leonardo
Em 1990, o São Paulo mandou para o Rio de Janeiro o meia Bobô e o lateral-esquerdo Nelsinho em troca do jovem e promissor Leonardo, que havia sido campeão da Copa União de 1987, e do atacante Alcindo. Leonardo participou de parte da vitoriosa era Telê Santana. Ganhou o Brasileirão de 1991, a Supercopa dos Campeões da Libertadores em 1993, a Recopa Sul-Americana em 1993 e 1994 e o Mundial de Clubes de 1993 e hoje é lembrado como um dos maiores laterais esquerdos do clube.

 

Junior Baiano
Na temporada de 1994, o zagueiro Júnior Baiano trocou o Flamengo pelo São Paulo. Sob o comando de Telê Santana, a quem considera um grande mentor e ‘calmante’, o controverso zagueiro conquistou naquele ano a Recopa Sul-Americana. Formava a linha defensiva com Vitor, Válber e André Luiz e apesar de não ser um craque, até hoje é lembrado por sua raça e temperamento explosivo.

 

Reinaldo
Em janeiro de 2002, Reinaldo e Adriano foi negociado do Flamengo para a Internazionale mas jamais defendeu o clube italiano. Da Itália foi repassado ao Paris Saint-German que o emprestou ao São Paulo. Ao lado de atletas como França e Luis Fabiano, Reinaldo marcou seus gols e era querido pela torcida. “Posso falar que foi uma das melhores fases da minha carreira porque a essência que eu tive, a química que eu tive com a torcida do São Paulo, é um privilégio na minha vida, é uma torcida que eu amo de paixão, que eu respeito.” – disse ele ao UOL. Reinaldo faturou o Supercampeonato Paulista de 2002 jogando pelo Tricolor.

 

Adriano
O imperador não conseguiu conquistar um título pelo Tricolor mas sua contratação ficou marcada junto ao torcedor do São Paulo por ser uma das mais impactantes da história do clube. O atacante marcou 17 gols em 28 partidas no curto período em que atuou, por empréstimo em 2008. Porém, seus constantes atrasos incomodaram a diretoria, que optou por não brigar para renovar o empréstimo do jogador junto a Inter de Milão.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.