São Paulo pós-Telê é fenômeno semelhante ao Flamengo Pós-JJ de hoje

Quem acompanha o futebol brasileiro percebe a atual grande exigência da torcida do Flamengo em cima dos técnicos que sucederam Jorge Jesus, em 2020. Dono de uma temporada inesquecível, o português é lembrado a cada mau resultado de seus sucessores, seja pela imprensa esportiva, seja em meio a vaias no Maracanã.

 

O fenômeno é muito parecido com o que ocorreu no São Paulo dos anos noventa, após a saída de Telê Santana. Entre 1990 e 1995 o Mestre conquistou a Libertadores e o Mundo por duas vezes, além dos títulos Brasileiro de 1991, entre outros feitos. Em janeiro de 1996, após sofrer uma isquemia cerebral, Telê teve que abandonar o futebol e, de lá para cá, apenas um treinador passou de 100 jogos no comando do Tricolor: Muricy Ramalho, em sua terceira passagem pelo clube. Para se ter uma ideia ainda mais real do que vive atualmente o são-paulino, quem chegou mais perto de Muricy foi Fernando Diniz, com 74 partidas sob o comando do clube e muita rejeição pela torcida.

 

O fato é que, tirando Muricy, discípulo de Telê, e Paulo Autuori por ter vencido o Mundial de 2005, a torcida não encontrou em nenhum outro treinador uma identidade real com o clube. Momento semelhante ao do Flamengo dos dias de hoje, que não viu em Domenec Torrrent, Rogério Ceni e agora em Renato Gaúcho a continuidade do legado entregue por Jorge Jesus.

 

Passagens marcantes aumentam réguas de qualidade entre torcedores e isso deveria ser positivo, mas o grau de ansiedade do torcedor e dos dirigentes, no geral ainda amadores no futebol brasileiro, muitas vezes atrapalham o que poderia ser um sinal de evolução institucional.

 

É muito difícil manter a régua alta, principalmente no anêmico futebol brasileiro. Se eu fosse passar um conselho para torcedores rubro-negros, pediria críticas com muito critério e curtiria muito o momento recente. Já vivemos isso antes e pretendo voltar a passar por essa boa situação novamente.

 

Perrone vídeos:
“Polêmica inútil no caso Telê x Jorge Jesus” 
Assista: https://s.kw.ai/p/KB8adpZz

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.