Esquema de manipulação de resultados: esta é apenas a ponta do iceberg!

Nos últimos dias foi deflagrado um gigantesco esquema de manipulação de resultados favorecendo grupos criminosos no Brasil. O esquema envolve inicialmente a venda de “cartões amarelos” mas há também comprovação de ao menos um resultado manipulado pela organização e atletas.

 

Vou passar algumas informações recebidas por uma fonte seguidora do blog, advogado mestre em Segurança Pública com acesso a denúncia por parte de juizes e promotores envolvidos na solução do caso. Vamos lá.

 

O que saiu até agora é apenas a ponta de um iceberg. Só um dos processos tem mais de 1.700 páginas e até agora foram 250 jogadores envolvidos direta ou indiretamente, com base na quebra de sigilo dos réus que estão presos preventivamente. A maioria das séries B e C e inclusive árbitros estariam envolvidos na manipulação. Extra-oficialmente, especula-se que ao menos um jogador de cada clube esteja envolvido no esquema de apostas.

 

A investigação chegou em âmbito nacional. Neste momento são 25 procuradores do STJD debruçados no caso em uma grande força tarefa. Os Ministérios Públicos Estaduais juntamente com o de Goiás destacaram promotores para uma investigação em âmbito nacional. A FIFA mandou uma equipe para padronizar as investigações, nos mesmos moldes com o que ocorreu na Europa.

 

E os clubes? O que se entende até agora é que o esquema foi desenvolvido com jogadores e árbitros e que os mesmos serão punidos isoladamente. Não cabe banimento do esporte e a pena desportiva máxima é de suspensão de dois anos.

 

Porém, a pena criminal pode chegar a seis anos de prisão. Segundo a minha fonte, essa pena dificilmente seria cumprida em regime fechado. Provavelmente seria executada em regime semi-aberto. O que cabe é ação de regresso em relação aos clubes que se sentirem prejudicados financeiramente com as penas.

 

Os campeonatos não sofrerão paralisação.

 

Aguardaremos o desenvolvimento do caso.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.