Protestar ou apoiar? Eis a questão…

O São Paulo encerra seu calendário profissional no Morumbi nesta próxima quarta-feira. O Tricolor tem jogo decisivo diante do Internacional e uma vitória decreta a ida do clube para a fase de grupos da Libertadores.

 

Uma promoção de ingressos foi realizada com o intuito de ‘frear’ a queda de público anotada nas últimas cinco partidas do Tricolor no seu estádio. Na última partida, diante do Vasco Da Gama, foram registrados pouco menos de doze mil pagantes. Paralelamente, torcedores tem feito protestos na frente do portão principal do Cícero Pompeu de Toledo e a discussão em torno de “público zero” vez ou outra entra em voga nas redes de discussão entre torcedores.

 

Afinal, é melhor protestar ou apoiar nesta reta final de campeonato?

 

Para mim, a melhor alternativa seria o torcedor protestar antes, apoiar durante o jogo e voltar a protestar depois da partida, porém sem deixar de comparecer ao Morumbi. Vale tudo: Fora Leco, faixas de críticas aos diretores e aos atletas, nariz de palhaço, gritos de ordem, protesto coletivo ou individual e tudo mais que atos como esses tem direito, desde que executado de forma pacífica. O fato é que nenhum torcedor está satisfeito com a situação atual; do mais humilde ao mais esclarecido. Deste modo, protestar é absolutamente válido!

 

Porém, existe o lado de dentro do campo. Já estamos na Libertadores e provavelmente saberemos se estaremos na fase de grupos ou enfrentaremos a pré-Libertadores após o jogo em nossa casa. Estar na fase de grupos significa mais receita proveniente de patrocínios, bilheteria e premiações a serem previstas no planejamento financeiro. Vaiar durante os noventa minutos seria jogar contra a instituição em detrimento aos pouco mais de duzentos que mandam por lá.

 

O elenco estará no gramado representando o manto sagrado do São Paulo e pouco tem a ver com a bagunça que está o modus operandi do clube. Merecem comparecimento e apoio nesta reta decisiva. Canalizar a insatisfação nos verdadeiros responsáveis pela situação atual (Presidente, o Conselho Deliberativo e o Conselho de Administração) no último jogo seria uma bela tacada da torcida.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.