Como o São Paulo conseguiu segurar Fernando Diniz por mais de um ano?

De todos os clubes da série A do Brasil, o técnico Fernando Diniz só perde em longevidade para Renato Portaluppi, do Grêmio. No clube desde fim de setembro do ano passado, o treinador do São Paulo vive o seu melhor momento na frente do elenco Tricolor.

 

Foram muitos espinhos. Diniz passou por diversas adversidades ao longo de 2020 e chegou a ter a sua cabeça a prêmio por mais de uma vez em jogos ‘tudo ou nada’. Mesmo sob o olhar desconfiado do torcedor, o técnico teve respaldo total da diretoria de futebol, capitaneada por Raí, e aquilo que é mais importante para um técnico: o aval do elenco.

 

Claro, Diniz está aí pela sua competência e pelo tempo que lhe deram para trabalhar, mas entre muitos fatores que determinaram a sua permanência, cito um que considero vital: a invencibilidade do São Paulo nos clássicos em 2020. Fazia muito tempo que o clube não vencia seus rivais mais próximos e isso sempre foi motivo de turbulência na Barra Funda. A invencibilidade deste ano criou uma tolerância junto ao torcedor, mesmo as eliminações doídas no Paulista e Sul-Americana, aliadas a saída precoce da fase de grupos da Libertadores.

 

Diante do Santos, o time venceu pelo Paulista e deixou a vitória escapar por pouco no primeiro turno do Brasileiro. Contra o Corinthians, um empate no Paulista e uma emocionante vitória no primeiro turno do Brasileirão e diante do Palmeiras, também um empate no Paulista e uma vitória de gala no primeiro turno do Brasileiro, acabando com o tabu no campo alviverde. Nenhuma derrota.

 

Vencer seu rival próximo pode não resultar em títulos mas transmite um êxtase necessário para qualquer clube, seja ele grande ou pequeno. No popular: se o São Paulo perdesse os clássicos que ganhou, eu duvido que Leco manteria o Diniz, conhecendo o presidente como nós conhecemos. Não fossem os bons resultados diante dos seus mais próximos rivais, dificilmente Diniz estaria na frente do São Paulo neste momento, ainda mais com a impaciência causada pela longa estiagem de títulos. As vitórias em clássicos deram sobrevida a Diniz.

 

Temos ainda três clássicos pela frente no Brasileirão, fora a possibilidade de decidir a Copa do Brasil em um confronto diante do Palmeiras. Que a invencibilidade Tricolor se mantenha de pé!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.