Titular? Banco? Entenda como Benítez se encaixaria neste time do São Paulo

O São Paulo anunciou hoje sua “última” contratação do início da temporada 2021. Benítez, jogador do Independiente, vem ao clube por empréstimo e direitos fixados no final da temporada, seja ela findada em 2021 ou estendida.

 

O jogador treina com o novo clube há três semanas e esperava documentação vinda da Argentina para ser anunciado. Neste período, Crespo o testou no meio campo ao lado de diversos atletas. Dani Alves, Luan, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara foram os companheiros mais frequentes do argentino.

 

O maior desafio de Benítez é o baixo número de jogos executado na temporada passada. Foram apenas 33 jogos, sendo 28 deles como titular. O condicionamento físico recente do jogador é o que mais o São Paulo precisa ter atenção e, pelo que eu apurei, esta parada está sendo ótima para ele se adaptar aos treinos e ao novo clube.

 

Veja o scout e o mapa de calor de Benítez (FB Scout)

 

Olhando os números e o mapa de calor de Benítez, entendo que a questão titular/reserva será definida muito mais pelas características do jogador que pela posição que ele atua. Benítez é um meia intenso, que atua mais pela esquerda, lugar que no ano passado foi ocupado na maioria das vezes por Gabriel Sara. Porém, por característica, pode jogar no lado direito ou até na parte central do meio, distribuindo as jogadas.

 

Hoje, o argentino disputa posição com o próprio Sara (o atleta mais parecido com suas características), com Igor Gomes e seria até opção a Luciano, caso o camisa onze não atue. Nesta situação, Benítez seria o famoso ‘enganche’, jogador que atua atrás do homem de frente.

 

Não o vejo inicialmente como titular mas, se estiver nas pontas dos cascos, tem grande chance de sair jogando em situações importantes como a Libertadores ou fases decisivas da Copa do Brasil. Para o Brasileirão, dependendo do calendário, creio que ele seja preservado para não repetir o baixo número de partidas que ocorreu no ano passado. A preservação aconteceria no sentido de evitar lesão e fadiga.

 

Neste momento Benítez não é uma questão técnica e sim física e o fato do São Paulo contar com Sara, Igor Gomes e até Shaylon (se permanecer) pode ajudar muito o planejamento deste meio-campo junto as três competições que o São Paulo terá nesta temporada.

 

Acho uma ótima contratação. Boa sorte a ele.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.