Federação divulga lista que destaca os melhores times da última década

Sempre houve uma discussão entre os torcedores sobre quais seriam os melhores times do planeta. Acontece que essa pauta também faz partes das discussões das federações que regulam o futebol, e por conta disso, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) que é responsável pela computação de estatísticas da modalidade, realizou um novo levantamento e anunciou o ranking das melhores equipes da última década (2011 a 2020).

 

Para tal feito, o ranking foi baseado em uma contagem de pontos que leva em consideração principalmente os torneios disputados pelos times e os resultados que eles obtiveram nestes campeonatos. Dessa forma, após somados os pontos, eles chegaram à conclusão de que o Barcelona foi o melhor time da última década. Já a melhor equipe sul-americana foi o Grêmio.

 

Para se ter uma noção do desempenho do time catalão nos últimos 10 anos, eles conquistaram 21 títulos nesse intervalo de tempo. Sendo seis edições da La Liga (Campeonato Espanhol), duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, duas Supercopa da Europa, cinco Copa do Rei, e quatro Supercopa da Espanha. Com isso, o Barcelona chegou à marca dos 2.877 pontos, ocupando a posição número um na classificação. Já o principal rival da equipe, o Real Madrid, ficou bem próximo, somando 2.782 pontos. Os Merengues apesar de terem vencido quatro edições da Liga dos Campeões e quatro Mundiais de Clubes, não tiveram um desempenho tão grandioso nos torneios nacionais, e acabaram sendo superados pelo Barça nesse quesito.

 

Esse é mais um fato que comprova como a década passada foi dominada por dois jogadores, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, onde mais uma vez as equipes defendidas por ambos estão brigando pelo topo. Completando o Top 5 de melhores times da década passada, o Bayern de Munique ficou na terceira colocação, seguido de perto pelo Paris Saint-Germain e posteriormente pelo Atlético de Madrid. Dessa forma, é esperado que essas equipes continuem com um bom desempenho nos próximos anos, e que os torcedores possam aproveitar que a 1xbet é confiável e continuar dando palpites nos jogos dos principais clubes do futebol mundial, que estão sempre entre os mais cotados.

 

Ascensão surpreendente do Grêmio

 

O time sul-americano mais bem cotado no ranking é o Grêmio. O clube gaúcho foi protagonista em diversas competições na última década, e conseguiu somar 1.985 pontos. Durante esse período, os gremistas levantaram seis taças: três edições do Gauchão, uma Copa Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Com esse bom desempenho, o Imortal ficou à frente de outras grandes equipes do nosso continente, como o Atlético Nacional, River Plate, Boca Juniors e Libertad, que completam o Top cinco da América do Sul.

 

O clube brasileiro mais bem colocado após o Grêmio é o Flamengo, que ocupa a sexta colocação na América do Sul, posteriormente vem o Corinthians na sétima. Um fato curioso sobre o Grêmio é que, bem diferente do Barcelona, que foi eleito o melhor time entre 2001 e 2010, e só manteve a posição, o Imortal galgou da 11º posição para a primeira.

 

Previsão

 

Ainda estamos no início da década, mas equipes brasileiras como o Flamengo e Palmeiras já começaram embaladas e podem conseguir posições melhores no próximo ranking, principalmente no sul-americano. Sobre a dominância no cenário mundial, tanto Messi quanto Cristiano Ronaldo chegaram aos 33 e 36 anos respectivamente, e por isso eles devem exercer um papel importante nas equipes “apenas” pelas próximas cinco temporadas, sendo bastante otimista – então é possível que outros times consigam a posição do Barcelona, que já é o primeiro da classificação há duas décadas. Algumas forças que vêm crescendo, principalmente na Europa e podem tomar essa posição, são o Manchester City, Paris Saint-Germain, Chelsea, entre alguns outros, que podem voltar a conquistar ou vencer sua primeira Liga dos Campeões em breve.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.