Um estudo feito pelo inglês CIES Football Observatory (Centro Internacional de Estudos Esportivos) divulgou nesta quarta-feira (30) um ranking das melhores categorias de base do mundo.
Os critérios usados na pesquisa levam em conta a quantidade de jogadores revelados que estão atuando em 49 divisões de elite pelo mundo e uma métrica que calcula a dificuldade esportiva das ligas em que estão.
Segundo o ranking divulgado, a quantidade de jogadores revelados considera atletas que jogaram por três anos no clube formador entre 15 e 21 anos de idade. Já o nível esportivo considera os minutos dos atletas em campo e o nível de dificuldade da Liga e competições.
Seguindo os critérios adotados, o Benfica (POR), foi apontado como detentor da melhor base do mundo. Em segundo lugar ficou o Boca Juniors (ARG), seguido do Barcelona (ESP) nas três primeiras colocações.
O melhor clube brasileiro na classificação da CIES é o São Paulo, em 17º lugar. O Flamengo é o segundo clube mais bem classificado no ranking, na 24º colocação. O Corinthians está em 28º e o Fluminense em 30º.
O Tricolor teve índice final de 66,3, com 57 jogadores revelados e mais 16,2% de nível esportivo. Para ter uma comparação, o líder Benfica teve um índice de 103,7 na avaliação do CIES com 94 jogadores revelados e hoje atuando nos campeonatos avaliados pelo estudo (8 deles ainda na própria equipe portuguesa) e 10,3% no nível esportivo, que considera os minutos em campo desses atletas ponderando com a qualidade da liga onde atuam.
Curiosidade: a boa base do Palmeiras, que recentemente revelou Endrick e Estêvão no futebol profissional, aparece apenas na 43ª colocação do ranking.
Recentemente o São Paulo anunciou mais um grande passo na reformulação de Cotia, com a contratação de dois profissionais de captação, além de melhorias na metodologia de fisiologia e a chegada de equipamentos modernos.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook
Post aberto para comentários.
(6) Comentários
CARLOS
30 de outubro de 2024Impressionante, no SP quem decide se vai se aposentar ou pretende continuar desfrutando de salários que não cabem no nosso orçamento sem fundo são os próprios atletas, o coordenador, o diretor e o próprio presidente usam a mídia inclusive pra consultar o desejo e o interesse de continuidade dos atletas nessa situação! Insistem, aliás, rogando encarecidamente para que continuem, valorizando e enaltecendo-os como palestrantes motivacionais de vestiário! Renovaram os contratos de todos os dirigentes, inclusive do coordenador, de forma antecipada, um ano antes, sacramentando o continuísmo para todo o sempre! Praxe!
CARLOS
30 de outubro de 2024Quais motivos explicariam a predileção desmedida por tantos veteranos em final de carreira e sem perspectivas ocupando espaço e vagas em detrimento da molecada formada pelo próprio SP? O que explica que desde a aposentadoria do Rogério nenhum menino de Cotia teve chance no gol na Barra Funda? Expliquem por favor o que os levam a trazer baciadas e baciadas de jogadores comuns ou que estejam em fase de aposentadoria! Quem estabeleceria as diretrizes e parâmetros para a montagem reformulação dos elencos e o uso ou não dos pratas da casa? #DIGAAICASARES
CARLOS
30 de outubro de 2024Que alinhamento existiria entre essa turma que diariamente bate ponto e almoço no refeitório da Barra Funda e a verdadeira essência do CFA de Cotia? Estariam eles alinhados com a essência de formação, revelação, valorização e utilização da molecada que ocuparia espaço e vagas deliberadamente destinadas a veteranos em fim de carreira, caros e com injustificável custo benefício? Quantos garotos esse pessoal efetivamente revelou em suas passagens em funções de comando técnico, à beira do campo ou fora dele, em cargos de comando e liderança? Quantos goleiros essa turma revelou e efetivamente usou no time principal? Recebendo salários absolutamente descasados com os valores praticados nos clubes no país, custos e gastos que comportariam a contratação de dois ou três profissionais de mercado! Falta pulso e coragem pra por um basta nesse estado de coisas e arrumar de vez a casa destruída como foi nesse tempo todo! #ALOCASARESALOCONSELHOSCADEVOCÊS?
CARLOS
30 de outubro de 2024A coordenação no CFA de Cotia, depois da inércia instalada nos dois anos dessa gestão, foi alterada a alguns meses atrás, agora com mais uma promessa redentora, que verdadeiramente se concretizaria, se adotado um vigoroso projeto de recriação e reconstrução de toda a estrutura organizacional de comando em todas as frentes do clube e de profissionalização nas entranhas de todos os cargos e funções, também no CFA, que até então viveu nas mãos do mais puro amadorismo descompromissado com a essência para o qual toda aquela estrutura física e logística fora concebida e criada!
CARLOS
30 de outubro de 2024Quando fundado, o CFA de Cotia apontava para o país e o mundo o patamar que o clube almejava alcançar, o que o consolidaria de vez como um dos clubes mais bem estruturado e organizado, tradicional e vencedor, fatores que somados ao pioneirismo com as categorias de base nos colocava com um diferencial competitivo, àquela época, inigualável, constatando hoje o tamanho do desmantelamento a que fomos submetidos, desmonte protagonizado, sabemos, pelo mesmo grupo que a décadas se apoderaram dos desígnios e infortúnios, ora vividos, sim, muitos deles, em cargos e funções distintas, de uma forma ou de outra, mesmo que por omissão, participaram da degeneração promovida. A catástrofe imposta ao CFA, com indícios atuais de recriação e reconstrução, é bem verdade, é vista e sentida a olho nu! Nada, por exemplo, absolutamente nada do que fora prometido no encarte das 50 ações mais impactantes que seriam implementadas nos 100 primeiros dias de trabalho dos gestores atuais e que envolviam e afetariam diretamente as categorias da base, depois de dois anos sob o comando e condução do mesmo coordenador técnico e diretores, fora efetivado, o encarte aliás, ninguém sabe, ninguém viu! Cotia, desde sempre, todos sabem, sempre significou a galinha dos ovos de ouro do SP, um manancial insuperável de revelação de pratas da casa e um fonte inesgotável de recursos que facilmente equacionariam os rombos promovidos ao longo dos últimos vinte anos. #VERGONHAOQUEOSNOSSOSDIRIGENTESFIZERAMCOMOCFADECOTIA
Ricardo
30 de outubro de 2024Que isso sirva de lição, para os dirigentes terem a noção do quanto estamos estagnados e ultrapassados, estrutural e tecnicamente em relação aos demais. Não podemos nos contentar em ser o melhor colocado do BR. Há muito o que ser feito, para recuperar a base e alimentar o "scratch" profissional. Como diria o saudoso Fiori Gigliotti.