A possível parceria do São Paulo com o grupo do milionário grego Evangelos Marinakis, dono de Nottingham Forest (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Rio Ave (Portugal) para as categorias de base em Cotia, avança por um entendimento entre as partes.
Resumidamente, essa parceria consiste em um investimento substancial no CFA de Cotia com futura participação na venda dos jogadores das categorias de base do Tricolor durante um período ainda não chancelado.
Segundo o jornalista Eder Traskini, do UOL, as conversas são por aportes de US$ 100 milhões (R$ 619 milhões atuais) a cada três ou cinco anos (tempo ainda em discussão). Em princípio o contrato seria de dez anos e o acordo prevê janelas para reajustes financeiros de cinco em cinco anos após o término do primeiro vínculo, em 2035.
A gestão do São Paulo diz um dos principais benefícios da possível parceria seria o clube aumentar significativamente o seu potencial de captação de garotos de outros clubes antes mesmos de chegarem ao profissional. Conhecido décadas atrás por comprar ótimos jogadores formados em outros clubes, hoje o São Paulo não tem o mesmo poder financeiro para tirar jovens da base de outros times, priorizando a formação completa em Cotia.
Para se ter uma referência, o Palmeiras tirou Estêvão do Cruzeiro antes mesmo do garoto estrear no profissional. Meses depois o alviverde fechou a venda do garoto ao Chelsea por 61,5 milhões de euros em junho deste ano. A saída de Estêvão foi muito contestada pelos cruzeirenses na época mas hoje em dia muita captação funciona desta maneira, isso é, comprando os melhores no fim da formação.
Segundo o ge, as duas partes tem interesse no início da possível parceria. O que estaria em pauta neste instante é o período do contrato e a porcentagem do grupo de Marinakis no lucro de venda de atletas formados em Cotia (entre 30 e 40%). Segundo Casares, seria importante o clube se associar com um grupo esportivo e não somente financeiro, que é o que o magnata grego oferece, além do dinheiro envolvido.
Julio foi convocado por conselheiros para explicar detalhadamente essa possível parceria, entre outros assuntos. Acho muito importante essa reunião de alinhamento gestão/conselho pois é obrigação todos os representantes da instituição, sejam situação ou oposição, estarem completamente a par dos detalhes desta possível parceria.
Segundo o ge, o presidente do São Paulo promete uma apresentação detalhada do projeto envolvendo a base do São Paulo no dia 28 de janeiro, no Salão Nobre do clube. Em tempo: segundo a UOL, o investimento também pode refletir no elenco profissional do clube.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.
1 comentário
Emerson
30 de dezembro de 2024Na foto "primo rico e primo pobre". Independente do que acontecer, sempre estou torcendo pro SPFC! Exemplo, eu jamais aceitaria o Oscar, mas veio e estou torcendo para que sejam os melhores 3 anos da carreira dele, que seja carregado pelos torcedores por tanto êxito que terá! Tomara que a "sorte da bonança" abençõem todos os envolvidos e que isso gere bons frutos ao Tricolor! Feliz ano novo à todos! Muita saúde e felicidades!