Tecfut, em Cotia, é apenas o início da revitalização da base do São Paulo

Tecfut, em Cotia, é apenas o início da revitalização da base do São Paulo

Com dezenove anos completados em julho, o Centro de Formação de Atletas Laudo Natel receberá neste ano a primeira significativa ampliação e modernização de equipamentos de sua história.

 

“CFA de Cotia. Um dos pilares do avanço do nosso 2º mandato.” – comentou o presidente em seu perfil de Instagram, referindo-se a atenção que será dada ao centro neste momento.

 

O clube acabou de inaugurar em Cotia a sala “Tecfut” definida pelos idealizadores como um centro de tecnologia, ciência aplicados ao futebol. Em parceria com fabricantes líderes dos seus segmentos, a sala apresenta aparelhos modernos que ajudam no desempenho e na coleta de diagnósticos que permitem que os atletas da base do clube melhorem a performance durante a sua formação.

 

Segundo os idealizadores do projeto, o processo é individual para cada atleta. As máquinas realizam o diagnóstico e, com os dados em mãos, os profissionais corrigirão deficiências na performance de cada atleta em relação ao consumo do oxigênio e, a partir do diagnóstico, desenvolverão um plano alimentar específico para que cada um atinja sua melhor performance.

 

Um dos destaques da Sala TecFut é uma ultra avançada esteira que atinge até 40 quilômetros por hora e que conta com um monitor portátil que se acopla ao atleta. O monitor aponta a eficácia do treinamento e se houve ou não melhora de performance.

 

Outra máquina nova trabalha com adaptação a altitude. Ela simula uma atividade física em grandes altitudes. A máquina é pensada para apontar atletas com mais tendência ao cansaço devido ao ar rarefeito e corrigir o desempenho com suplementos ou troca de alimentação.

 

Segundo alguns profissionais que tive a oportunidade de conversar em Cotia, as novidades só estão começando. A intenção nestes próximos anos é que o complexo ofereça ainda mais condição aos jovens atletas do clube de entrarem no futebol profissional com estrutura física e fisiológica, algo que pode ser potencializado lado a lado com o talento e a adaptação tática.

 

No pioneiro São Paulo, a modernização do CFA é novidade mas em outros clubes isso já é uma doce realidade. Vejam o caso do Palmeiras que, “do nada”, se transformou em uma potência nas categorias de base do Brasil. O trabalho não se resume apenas a uma captação de excelência. A preparação é também um fator decisivo para a transição dos jovens ao profissional.

 

De acordo com o próprio Casares, as melhorias no CFA são parte vital do planejamento da gestão neste segundo mandato. Se o primeiro teve como principal objetivo a recuperação esportiva e a retomada das receitas provenientes em especial pela recuperação da marca “São Paulo” junto ao mercado, esses próximos anos serão de reestruturação financeira e potencialização das categorias de base.

 

A realidade é que o Tricolor precisará cada vez mais precisará de jovens talentosos e cada vez mais adaptados a tecnologia do futebol nestes próximos anos.

 

Cotia precisará voltar a ser mais eficiente para o São Paulo.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook

Post aberto para comentários.