Nação do Maior do Mundo;
David Neres é hoje um dos mais aguardados atletas de base do São Paulo. Desde “Renatinho, Sérgio Mota e Marcelinho (Lucas Moura)” não se viu tanta expectativa em torno de um jogador vindo de Cotia. A boa atuação, aliada ao gol na estréia, teve motivos a mais de comemoração para o clube.
É que com dezenove anos (quase a metade deles dentro da base Tricolor), Neres tem 100% dos direitos federativos pertencentes ao São Paulo. O contrato dele com o Tricolor vai até o final de 2018.
A porcentagem vai totalmente contra o que pratica o mercado de jovens atletas no Brasil. Para se ter uma ideia, Gabriel Jesus foi vendido por uma fortuna mas o Palmeiras só tinha 30% dos seus direitos. O mesmo aconteceu com o Corinthians na venda de Malcom para o Bordeaux: só 30%.
É fato que o planejamento Tricolor para o segundo semestre foi um verdadeiro fiasco, com direito a flerte constante com a zona de rebaixamento, mas por outro lado o clube trabalhou muito bem a questão dos direitos federativos de seus atletas de base. Poucos atletas são ‘fatiados’ com porcentagem pequena ao clube. O São Paulo tem 80% dos direitos de Lyanco, 70% dos direitos de Luiz Araújo, e por aí vai.
Com bom foco, Neres promete manter a dedicação nos treinos e jogos para alcançar de vez a vaga definitiva no time principal. Já vi muita gente estourar e deslumbrar, como o agora aposentado Eliel e o astro Diego Tardelli, que só saiu do Tricolor devido a grande indisciplina nos seus primeiros passos no clube. Mas pelo visto Neres não irá por este caminho. Eu acho que desse mato sairá coelho!
E você? Acha que Neres vai estourar para o futebol em 2017?
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(17) Comentários
fabiano freire
24 de outubro de 2016ainda tem o lateral esquerdo inácio e volante banguelê
Otavio Augusto
24 de outubro de 2016Eu acho o Lucão um bom jogador também, algumas fatalidades crucificaram ele, penso que deveríamos tentar resgata-lo.
Antonio Américo Ferreira Neto
24 de outubro de 2016O Banguelê volante também joga muito.
Saulo Ferreira
24 de outubro de 2016Acho o Neres mais perto de Gabriel Jesus do que de Lucas Moura. Ele tem que jogar perto da área e não longe dela como jogou contra a Ponte. Uma coisa legal do Ricardo Gomes é que ele arrisca. Lembremos que foi ele que começou usar o Lucas em 2009. Sorte ao David Neres e sorte a nós!
Bruno Burlamaqui
24 de outubro de 2016O David Neres, se não me engano, desde dezembro de 2015 sentia dores no ombro, lesionado após uma queda numa disputa de bola quando atuava pelo São Paulo sub-20 na Copa Ipiranga Rio Grande do Sul, que antigamente tinha a denominação, não-oficial, de ''Campeonato Brasileiro sub-20'', e foi aliás vencida pelo Tricolor, com o Neres fazendo dois gols na decisão contra o Atlético/MG. Na Copa São Paulo de Juniores, numa outra disputa de bola, voltou a cair sobre o ombro dolorido, ampliando o problema. E então, após a participação do Tricolor na Copa Libertadores sub-20, decidiram operá-lo. Isto atrasou sua chegada ao elenco profissional. Pra mim, o que ele havia mostrado já no segundo semestre de 2015, o credenciava a subir pra Barra Funda logo depois da Copinha, se não fosse esse imprevisto médico. O São Paulo detém 100% dos direitos do David Neres. Isto é sem dúvidas uma grande notícia. Seu contrato foi renovado recentemente, mas temo que o acordo não foi assinado por um tempo tão longo quanto deveria. ''Apenas'' até dezembro de 2018, ou seja, ele tem apenas mais dois anos de vínculo com o Tricolor. Seu empresário é o Giuliano Bertolucci, aquele mesmo dos casos Oscar e Lucas Piazon. Mas fica a torcida para que aqueles problemas tenham ficado para trás e que a relação entre clube e empresário seja hoje bem mais amistosa. Luiz Araújo e Lyanco não foram de fato formados pelo São Paulo desde sempre, por isso explica-se o fato de o clube ter uma parte menos dos direitos econômicos deles. Luiz Araújo foi contratado junto ao Mirassol já quando tinha 16 anos, se não me equivoco, e o Lyanco foi contratado junto ao Botafogo, sem custos, quando já tinha 18 anos, talvez, para integrar o elenco sub-20 em Cotia. Mas ás vezes isso vai ocorrer mesmo. O SPFC, embora tenha uma boa base, também precisa estar atento ao mercado e contratar bons jogadores de outros clubes, mesmo sabendo que virão com os direitos mais fatiados. O investimento, mesmo assim, pode valer muito a pena futuramente, se vingarem profissionalmente.
Ricardo
24 de outubro de 2016Mas o Porto não tem direito de escolhê-lo?
Daniel Perrone
24 de outubro de 2016Pelo que sei, o Porto tem direito a um atleta da base do SPFC, com anuência do SPFC. O Tricolor não liberou Neres. abs
João Enéas
24 de outubro de 2016Sem dúvidas temos um grande jogador em nosso elenco. Futuro promissor! Contudo, não podemos nos esquecer do Lucas Fernandes. Garoto joga demais! Nossa base tricolor, os famosos Made in Cotia, serão nosso futuro, motivos de muitas alegrias e muitas conquistas.
Rafael Valotta
24 de outubro de 2016Ataque caseiro promete, formado por: Luis Araujo, Lucas fernandes, D Neres, Pedro
Heberson Silva
24 de outubro de 2016Não só o Neres mas vejo uma bela dupla com o Lucas Fernandez quando ele voltar. Ansioso pra ver os 2 juntos.
Hugo Silva
24 de outubro de 2016Concordo Rafael! Acho q além do Lucas e do Neres com a saída eminente do Kelvin outro a deslanchar será Luís Araújo! Teremos um time muito leve em 2017! Esses jovens jogando o fino da bola podemos ter um time competitivo parecido com os times jovens do santos
Rafael Andrade Jardim
24 de outubro de 2016Lembrando que não podemos ficar focados apenas no David. Tem o Araújo, Lyanco, Pedro, Cipriano, Áuro (que ng mais dá chance)....
Daniel Perrone
24 de outubro de 2016E o Lucas Fernandes. Acho bom apostar nessa dupla para 2017. abs
Rubens
24 de outubro de 2016Auro é fraco, muitas deficiências na defesa e no ataque não é tudo isso.
Leandro Ferreira
24 de outubro de 2016Espero mais do Foguete...
Willian Carlos Porfirii
24 de outubro de 2016Boa tarde Perrone, concordo com a matéria mas também temos o Lucas Fernandes que tão bom jogador que subiu antes que esses e acredito só não está explodindo pela lesão acontecida, Lucas será grande nome em 2017 seguidos pelo Neres, L Araujo e Pedro, vamos aguardar falei São Paulino de coração ?
Rafael Campoy
24 de outubro de 2016Pra mim ele e o Lucas Fernandes estouram em 2017.