Nação do Maior do Mundo;
O zagueiro Maicon não joga mais no São Paulo.
Clube e jogador aceitaram a proposta de 7 milhões de euros (cerca de 25 milhões de reais) do Galatassaray e o atleta jogará em um dos centros mais apaixonados do futebol mundial. Muito mais apaixonado que o Brasil, por exemplo.
A passagem de Maicon pelo São Paulo foi rápida e marcante em todos os sentidos. O início foi fulminante, com direito até a uma breve passagem no gol no épico jogo diante do The Strongest, em La Paz e o apelido “God of Zaga”, adotado na época até pelo torcedor que hoje o quer fora do clube. O desempenho e liderança praticamente obrigaram o clube a comprá-lo junto ao Porto, sob pressão quase unânime da torcida. Adquirido e com um plano montado para virar ídolo no Tricolor, Maicon colecionou muitos altos e baixos dentro de campo, que acabaram tirando sua condição de capitão e líder da equipe, ainda mais com a chegada de Lucas Pratto. O atleta também viveu momentos conturbados fora dos gramados, que contribuíram para a instabilidade no gramado e a saída prematura. Em menos de um ano foi herói e vilão e, principalmente, um real retrato de como o torcedor abraça e descarta os jogadores nos dias de hoje.
Em termos financeiros, o São Paulo fez um bom negócio e ‘empatou’. Com 28 anos de idade, Maicon foi comprado por 12 milhões de euros no meio de 2016, porém o modo de compra ainda confunde muito torcedor: foram 6 milhões de euros em dinheiro, e 6 milhões com o repasse do lateral Inácio e do volante Luizão, da base. O valor de Inácio , inclusive, está declarado no balanço de 2016. O clube ainda possui 50% dos direitos econômicos deles e pode ganhar com a valorização na Europa ou com a compra definitiva dos direitos pelo Porto.
Porém, não há o que comemorar: em termos técnicos, o São Paulo perderá uma peça forte no seu elenco. Não fundamental, mas forte. Mesmo vivendo um período ruim, ele era o melhor zagueiro de um elenco que agora conta com o bom Rodrigo Caio, o jovem Éder Militão e o fraco Douglas. O também fraco Lucão também não jogará mais no São Paulo e o veterano ídolo Lugano ainda vive a cruel expectativa de ser ou não aproveitado nos próximos meses. Robert Arboleda, zagueiro da seleção equatoriana chegará nesta semana mas para mim ainda é uma ingógnita, principalmente porque terá que se adaptar no meio do Campeonato Brasileiro.
De minha parte fica o agradecimento a Maicon por ter defendido o manto mais vencedor do país num dos piores momentos financeiros do clube, mas não falo por todos os torcedores do São Paulo. Muitos que agora o descartaram foram os mais pressionaram a diretoria nas redes sociais na época da compra. Que ele respire novos ares, jogue a bola que sabe jogar e vire ídolo entre os incondicionais apaixonados torcedores do Galatassaray.
O ídolo que não virou aqui no Tricolor.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(25) Comentários
Caio D. Luciano
20 de junho de 2017Eu preferia que o tricolor tivesse vendido o R. Caio. Tanto em termos de elenco quanto em termos de mercado, a venda do medalhista olímpico seria melhor para o clube. Gosto do futebol do Maicon, e acredito que ele poderia passar por essa fase ruim e se tornar um ídolo da torcida.
Marcio Galate
20 de junho de 2017Bom zagueiro. Começou com qualidade e liderança que há tempos não tínhamos (tirando o Ceni) foi um dos principais responsáveis pela classificação do São Paulo e eliminação na libertadores. Por algum motivo caiu muito tecnicamente. Eu acreitava na recuperação mas infelizmente ele também não fez questão de ficar. Quando um jogador não faz questão de ficar alguma coisa tá errada no vestiário.
Roberto Jr
20 de junho de 2017Eu achei que ele desistiu muito rápido do spfc tbem, tem que saber superar a má fase, não vivemos só de elogios, criticas são saudáveis. Discordo de que o spfc empatou, spfc deixou pelo caminho 5 milhões de euros. Mas bola pra frente. importante destacar que começamos o ano com a "melhor zaga do Brasil" que poderia ser titular da seleção, e agora estamos com o setor em frangalhos, difícil de imaginar algo assim.
Moisés Da Silva
20 de junho de 2017Maicon foi mais vilão do que herói no SPFC fez um ou outro bom jogo e até foi melhor que o Denis no gol, porém em 2017 só falhou e não esqueçamos que a desclassificação na libertadores de 2016 foi 80% culpa dele e do juizinho é claro.
Tiago
20 de junho de 2017Valeu Maicon, vai lá dar toquinhos na Turquia, eles vão gostar çim. Quanto a essa negociação, só uma palavra GUSTAVO.
Assille
20 de junho de 2017Melancólico. Assim se resume nosso momento.
Douglas Oliveira
20 de junho de 2017Ridículo parte da torcida querer o Maicon fora. Sempre deu o sangue e nunca se escondeu. Cobrar melhora faz parte, porque ele estava falhando mesmo, mas está longe de ser um jogador ruim, pelo contrário. Já, já vão queimar o W. Nem também e ele vai arrebentar em outro clube, como o Arouca e o Maicon do Grêmio.
João Boldsman
20 de junho de 2017Boa tarde caro Daniel. Permita-me, com todo respeito, pela primeira vez discordar da tua opinião nesse blog. O Sr. Maicon ganha muito bem, sendo um dos salários mais altos do elenco e, portanto comprometimento não deveria faltar a ele, não só por esse salário, que por certo é merecido, mas muito porque ele é profissional e é sua obrigação portar-se como tal. No entanto, nas últimas partidas ele parece que não estava tão comprometido assim (vide o segundo gol do CAM no ultimo jogo). Por fim, herói pra mim - e respeito a sua convicção em sentido contrário - é quem deixa alguma história importante no clube e a dele - pra mim, repito - é exatamente igual ao número de títulos que ele conquistou = ZERO. Enfim, que saiam todos aqueles que não tenham a noção do tamanho da história e do privilégio de jogar num dos maiores do Mundo. Abraço!
Ge Lopz
20 de junho de 2017Se tornou "vilão" PARA ALGUNS nos últimos 6 meses. Tem jogador que é vilão HÁ MUITO MAIS TEMPO, PARA MUITOS e "vão ficando" anos no SPFC. Agora essa torcida de rogeretes e que pensam pela cabeça dos comentarista da imprensa anti-SPFC-Lugano-Maicon esquece das derrotas que Maicon evitou e dos pontos que garantiu para o SPFC, tendo que salvar nossa defesa jogando ao lado de Bruno, Reinaldo, Rodrigo Caio, Lucão...A LIBERTADORES que o diga! Até como goleiro teve de ser o "herói", num campeonato que DENIS, LUCÃO E RODRIGO CAIO fizeram de tudo ( FALHAS HORROROSAS, EXPULSÕES IDIOTAS E ATÉ GOL CONTRA!) para o time ser eliminado desde a primeira fase! O cara está numa fase ruim. Respeitem, ajudou muito o SPFC! ACERTOU MUITO MAIS DO QUE ERROU. #RESPEITO #ValeuMaicon
Ge Lopz
20 de junho de 2017Quando a gente pensa que vai se livrar de Lucão e Rodrigo Caio, sai o Maicon. Já vi esse filme antes. O SPFC contrata zagueiros PORQUE LUCÃO E RODRIGO CAIO FALHAM DEMAIS, os caras vem, ficam no máximo um ano e vão embora. E os malditos Lucão e Rodrigo Caio vão ficando PORQUE NENHUM CLUBE DO MUNDO SE INTERESSA POR ESSES PEREBAS. Quantos zagueiros vieram de fora ou subiram da base nesses últimos anos, passaram pelo SPFC e Lucão e Rodrigo caio vão ficando? Só no ano passado até agora: Breno, Lugano, Douglas, Lyanco, agora o Militão...Antes: Toloi, Roger Carvalho, Edson Silva, Paulo Miranda...
Alexandre Ribeiro
20 de junho de 2017Na minha opinião a zaga do tricolor com R. Caio e Lucão, é melhor que Pablo e Balboena, Mina e Juninho, Vaz e Rever, alias é difícil citar uma dupla melhor, o problema do tricolor é a marcação frouxa no meio campo, o Jucilei marca sozinho no meio campo, o SP trazendo o Petros, tenho certeza que corrigiríamos esse problema. Porem mais uma vez teremos que ver o trabalho do Rogerio começar do 0. Gostaria de ver um texto seu Perrone comentando a brilhante matéria do GE a respeito do SPFC contratar 1 reforço por mês. O elenco do SPFC só em 2017 já mudou diversas vezes, será que se realmente tivéssemos apostado na base, com Renan Ribeiro, R. Caio Lyanco e Maicon / Jucilei Militão e Cueva / David Neres Prato e Luiz Araujo. Não estaríamos brigando por títulos. Aumentando torcida, patrocínio pensando grande, to cansado de ver o SP ser coadjuvante, to cansado de ver o SPFC alimentando sua história de jogos pontuais.
TRICOLOR
20 de junho de 2017Quando você fala que o "torcedor não o quer mais", eu que sou sãopaulino doente ha mais de 50 anos não me incluo. Ótimo zagueiro em um time que não tem organização tática e principalmente defensiva ha mais de 5 anos(Muricy, Milton Cruz, Doriva, Ricardo Gomes, Bauza, Osório nunca conseguiram dar uma cara ao SPFC dos últimos anos, infelizmente). Cada caso é um caso. Maicon não vinha bem, ao meu ver muito pela grande quantidade de mudanças que o RC vem fazendo ou vem sendo obrigado a fazer na zaga e no sistema defensivo. Nunca tivemos uma zaga e um sistema defensivo entrosado. Pena que o Maicon está saindo. Muita pena. Obrigado Maicon. Você é um baita zagueiro raiz. Seja feliz.
Pedro
20 de junho de 2017Realmente é difícil entender o SPFC. Estamos sem zagueiros, laterais e só um meia armador. Até quando vai esse amadorismo da diretoria do São Paulo? Não tem o minimo planejamento, em Janeiro eramos apontamos como um time que seria campeão de alguma coisa e agora? só nos resta o brasileiro, com Douglas na zaga (que é pior que Jean e Julio Santos) Um time que já teve Miranda, Fabão... É uma lastima! O São Paulo se apequenou na sua grandeza. E RC tem culpa sim, quem trouxe Neilton? Cicero? Ele é responsável tbm pelo planejamento do time, uma pena!! O que fizeram com o SP?
EBOS
20 de junho de 2017É uma pena. Concordando ou não com algumas coisas extra campo, ele é um bom zagueiro que estava em um mau momento, assim como todo mundo. O São Paulo não pode mais se queixar de dinheiro, ou falar em vender alguém para o famigerado balanço financeiro. Na minha opinião o ano já foi pro ralo. Tecnicamente não há muito o que fazer para repor o que se perdeu e financeiramente.... que vendam todos os que tiverem uma boa proposta e tentem amortecer essa dívida que tanto nos causa prejuízos técnicos ao longo dos anos. Próximo ano, quem sabe consigamos dar algum time decente ao treinador e a torcida. Só uma observação, é preciso ter 11 titulares para jogar e ter cuidado para não cair pra série B.
Melqui Gomes
20 de junho de 2017bom dia perrone! não sei onde ele foi heroí. si vc analisar jogo a jogo vai ver que foram mais contras do que prós. e sem contar que é um jogador velho pro mercado. ÓTIMO NEGÓCIO...
Carlos Castelão
20 de junho de 2017Realmente uma pena que não deu certo. Na minha opinião, acho que o desfecho foi bom para ambas as partes pois, apesar de bom jogador, não parecia que cabeça entrava em campo desde o ano passado. Boa sorte na nova casa.
Mauricio Souto
20 de junho de 2017Cara, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho realizado ao comentar as noticias do nosso tricolor. Infelizmente, alguns torcedores não entendem que o São Paulo está passando por um momento de reformulação e acabam detonando nossos atletas. Inclusive, já existem torcedores que forçam uma saída do RC! Absurdo!!! Deixem o cara trabalhar! O tricolor por motivos econômicos, não está conseguindo segurar nossos melhores atletas, porém creio que em um futuro muito próximo o RC estará ajustando nosso time e estaremos vivendo tempos melhores! Deixem o RC trabalhar e vamos apoiar nosso time!!!
wiliam lopes de oliveira
20 de junho de 2017O SPFC diz que pagou 6 milhões de euros, mais Inácio e Luizão (era para ser o Lucão). Agora diz que vendeu por 7 milhões de Euros, e falam em bom negócio?
Juninho Marques
20 de junho de 2017Precisa repor urgente e a altura, se ja estava ruim com ele imagina sem, ainda mais com a provável saída do rodrigo caio e a não renovação de lugano, precisamos de um jogador de nível que chegue para vestir o manto e jogar, a chegada de arboleda e bem vinda mas não vejo nele este jogador, mas infelizmente minha expectativa anda baixa, dinheiro entra, dividas so aumentam e não chega ninguem para jogar, torço para que as especulações se tornem realidade torço e sempre vou torcer por dias melhores, mas e lamentável ver oque estão fazendo com nosso tricolor.
Pablo Ibañez
20 de junho de 2017É, mas o histórico de queimar jogadores no SPFC só aumenta ao longo dos anos. Ok! Estava em má fase. Mas, salvo Jucilei e Pratto, quem está em boa fase? O negócio é bom? Sim. Todavia, o momento é péssimo para se abrir mão de um jogador que querendo ou não, dava mais segurança atrás. Me incomoda muito a torcida do SPFC. De deus à diabo em dias. Todos estamos cansados de perder nestes lastimáveis anos. Entretanto, não é queimando plantel ao bel prazer que solucionaremos problemas que muito provavelmente (não sou gestor, nem tenho experiência em gestão empresarial, puro "achismo") são de cunho gestacional. Abraços Nação!
paulo welber
20 de junho de 2017Sempre honrou o manto e merece um mínimo de respeito!
Celso Teixeira Gonçalves
20 de junho de 2017Entendo seu ponto de vista, mas no futebol atual se constrói ídolos com muita facilidade! Até pela lembrança recente dos 25 anos da primeira Libertadores, os ídolos naquela época foram construídos com conquistas e não apenas com bons jogos! Raí conquistou a idolatria da torcida após 3 gols contra o rival em uma final de campeonato paulista. Hoje, fez um bom jogo ou mais de 2 gols em uma partida, já recebe status de ídolo e isso não vem só da torcida mas da imprensa que vê os principais jogadores brasileiros na Europa e pelo mundo.
Daniel Perrone
20 de junho de 2017Concordo, e há até uma crítica 'velada' sobre isso no texto.
Joao alves
20 de junho de 2017Essa falta de ídolos é justamente a carência que não só o spfc mas também o futebol vive hoje em dia. Calleri virou idolo só pela vontade e disposição em campo. Diante da apatia dos ultimos 10 anos do spfc só isso ja foi suficiente pra encantar o torcedor. O lucas saiu campeão e não foi tão aclamado quanto calleri que tirou o time do rebaixamento. Creio que qualquer jogador meia boca pode ter status de idolo. Fico triste pq confiava no maicon, acho que ele se precipitou em sair, poderia dar a volta por cima ser novamente o chefe da zaga. o senti abaixo fisicamente nesse ano. mas, vida que segue.
Rubens
20 de junho de 2017Meio herói meio vilão, herói no jogo da bolivia que foi parar no gol, ajudando a classificação e culminando até na sua contratação em definitivo, vilão na sua expulsão infantil que acabo com as esperanças de mais um titulo na semi final, cabra macho, bravo, chefão, mas ao mesmo tempo com pouca inteligencia para falar e jogar. Nossa zaga e nosso time é tão ruim que vai fazer falta, se fosse em tempos gloriosos que tínhamos uma defesa estável e tranquila Maicon seria reserva. Para mim é mais um que passou no clube. o Problema é quem fica não só dentro de campo como fora também.