Neste ano o São Paulo vendeu David Neres, Augusto Galvan, Lyanco, Luiz Araújo, Maicon e agora Thiago Mendes. Com a negociação definitiva do volante ao Lille, o clube arrecadará estimados R$ 148 milhões de reais no ano de 2017.
Números que fariam a maioria dos clubes brasileiros saírem do buraco e, com uma boa gestão, prosperarem no futebol brasileiro. Portanto, a questão que fica ao torcedor do São Paulo é: para onde irá essa fortuna toda? E outra: como será usado esse dinheiro?
A chave da resposta está no Conselho de Administração do clube; criado pelo novo estatuto com a missão de nortear e fiscalizar a ação do presidente e dos diretores em exercício. Todas as pastas, incluindo o Financeiro e o Futebol, passaram pelo Conselho e apresentaram suas metas e planejamento aos membros deste conselho. Há um esforço direcionado para redução de custos operacionais e amortização da dívida a curto prazo, mas esse plano não foi exposto de forma clara a coletividade Tricolor, formada pelos sócios do clube e seus torcedores.
Portanto, aí vai uma sugestão: em nome do Conselho de Administração, o presidente Leco (membro do conselho) poderia ir aos microfones e explicar de uma maneira geral qual será a ordem nos próximos meses ou anos, tal qual fez Eduardo Bandeira de Mello a coletividade rubro-negra. Quando assumiu a presidência do Flamengo em 2013, o ex-BNDES foi transparente ao dizer aos microfones que estava governando para sanear as dívidas e gerar receitas ao clube de maior torcida do Brasil. O clube carioca sofreu, flertou vários anos com o rebaixamento mas agora colhe os frutos da boa gestão. De caloteiro, o Flamengo agora virou exemplo de administração no Brasil.
Sinto que falta essa relação de transparência com os são-paulinos. Saber que todo esse sofrimento dentro de campo não será repetido em outros anos até a saúde financeira plena. Falta um norte para o torcedor, o sócio e até mesmo os conselheiros. Raí, membro do conselho, deu uma boa entrevista apontando a causa macro do problema e creio que a criação deste Conselho ajudará muito o Tricolor. O primeiro passo para as melhorias foi dado. Resta aos dirigentes jogarem claro com todos aqueles que eles representam para que todos sigam o mesmo rumo no barco.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(10) Comentários
Heron
30 de junho de 2017A diretoria do SPFC sempre teve essa distância com a torcida, e não é de hoje, mesmo nos tempos áureos do clube, eles nunca fizeram muita questão de ter uma proximidade com o torcedor são paulino recentemente nos últimos anos baixaram o preço dos ingressos no Morumbi, mas apenas pq o time vem vivenciando vexames atrás do outro, e não tiveram outra opção para atrair a torcida.
Amanda
30 de junho de 2017Perrone, o Michael Beale pediu demissão? O último apague a luz...
Samuel
30 de junho de 2017Nessas horas é que eu queria abrir o site do globo.com, do uol, da folhasp, ou do estadão que tanto gosta de criticar o spfc e ler entrevistas em que o Leco é questionado de forma específica sobre isso...sobre a destinação do dinheiro. Não fazem isso!
Tiago
30 de junho de 2017Parabéns pelo post, é isso que fico me perguntando, pra onde vai tanto dinheiro? Ps: E a entrevista do Montillo merece um post, enquanto tem ex-jogadores que vivem processando seus ex-times (apesar de terem o direito, muito por culpa dos clubes).
Alexandre Ribeiro
30 de junho de 2017Sou sócio torcedor, vou em praticamente todos os jogos no Morumbi, não deixo de ser são-paulino por má gestão! Sem duvida nenhuma o maior problema do São Paulo hoje é falta de transparência! Transparência trás confiança, incentivo! Critico muito a gestão do Leco dentro de campo a falta de planejamento para manter a mulecada no brasileirão. E onde a diretoria talvez possa estar indo bem, não da para elogiar pela falta de transparência, estou otimista porem desconfiado, afinal todos os anos vendemos muito com essa desculpa de o clube estar endividado e a divida só aumenta.
Carlos Massarotto
30 de junho de 2017Parabéns pelo texto. Esse é o questionamento de todo torcedor do SPFC atualmente: será que em janeiro iremos ouvir da diretoria que o clube está no vermelho e precisa vender jogadores?
Raphael
30 de junho de 2017Qual foi o investimento nas contratações? Ai dá pra ter uma ideia do saldo destas vendas e SIM, cobrar qual o plano de ação que o Clube fará com esta grana!!
Dan
30 de junho de 2017Concordo contigo, Daniel. Mas não vai rolar, por que se falarem para onde irão grande parte desses 148 MI arrecadados vai dar ruim pra muita gente lá dentro do clube... Mudando de Pato pra Ganso (sem trocadilho), meu time ideal baseado nos jogadores que temos no elenco: Renan Ribeiro; Lugar vago, Rodrigo Caio, Lugar Vago, Junior Tavares; Jucilei, Petros, Lugar Vago; Marcinho, Lugar Vago, Lucas Pratto. Cueva partiu meu coração, pq achei que ia ser ídolo :'(
Raphael
30 de junho de 2017E qual foi o custo nas contratações, Perroni?? Precisa fazer esse balanço ae...
Eduardo
30 de junho de 2017Belo post, Perrone! É esse um dos motivos de eu ter parado de contribuir com o Sócio Torcedor! A gente trabalha igual louco para dar dinheiro ao clube, que por sua vez não presta contas, vive endividado e ainda se envolve nas mais variadas formas de perder dinheiro (desde jogador que não renovou contrato, passando por altas comissões a empresários e fechando com a roubalheira descarada mesmo)! Não há torcedor que queira tirar do seu próprio bolso para "investir" no clube né! Vamos esperar para termos melhores gestores nos próximos anos! O Leco é um lixo!