Foi magro e suado, como em quase todos os jogos do São Paulo nos últimos anos, mas desta vez não foi tão sofrido. O Tricolor fez o dever de casa, venceu o Santos no Morumbi, melhorou a condição na tabela e deu novos horizontes para a sua torcida. O torcedor não teve insônia neste domingo.
Foi um primeiro tempo intenso, com oportunidades Tricolores e quase nenhuma chance santista. Foi uma segunda etapa mais equilibrada, com o gol Tricolor aos dez minutos e mais saída do Santos, contrastando com o cansaço do time de Aguirre após intensos 45 minutos. Aí apareceram os volantes e zagueiros, dando poucas oportunidades ao time da Vila Belmiro. A rigor, uma cabeçada e um lance feio de Sidão nos últimos minutos. No mais, o São Paulo jogou e não deixou o leve time do Santos jogar. As palavras da vitória foram comprometimento e entrega.
O torcedor pode discordar do rodízio promovido por Aguirre (eu mesmo não gosto da troca seguida de jogadores a cada jogo) mas o fato é que com ele vemos um São Paulo muito mais seguro defensivamente que em todo o ano passado. O pragmatismo é meio “sofrência” de assistir mas cria uma casca difícil de se passar na linha de zaga. Neste domingo o sistema defensivo foi praticamente perfeito. Militão, Anderson Martins, Bruno Alves, Hudson e Jucilei foram os destaques da partida, com menções honrosas a Marcos Guilherme e, claro, Diego Souza. O primeiro pela mobilidade na marcação, passando até a ser ‘lateral direito’ após a expulsão de Anderson Martins. O segundo pelo aproveitamento. Teve um gol a sua mercê no comecinho do jogo e depois ficou esperando a oportunidade, que chegou na sua cabeça. Diego Souza não é centroavante mas se fizer seus gols, ninguém vai reclamar. Foi contratado para isso.
Claro, nem tudo está uma maravilha. Apesar da invencibilidade, é preciso criar mais oportunidades de gol para sofrer menos. O time está seguro e mais confiante porém precisa trabalhar mais na frente para não passar tanto perrengue na sua defesa. Essa é a tarefa ‘do dia’, após o equilíbrio defensivo. Aguirre terá mais uma semana para afinar o coreto, antes do jogo do fim de semana contra o América MG, em BH. Desta vez ele contará com mais apoio e tranquilidade pois nada como uma acordar para a semana com uma vitória convincente num clássico.
Nota dos personagens da partida:
Sidão – Falhou feio no fim do jogo. Torcedor ficou apreensivo. Nota: 6,0
Militão – Boa partida no apoio e principalmente na defesa Nota: 7,5
Anderson Martins – Apesar da expulsão, monstro no jogo! Nota: 7,5
Bruno Alves – Se redimiu com estilo do fraco jogo na Bahia. Nota: 7,5
Reinaldo – Também fez uma partida muito melhor que na Bahia. Nota: 7,0
Jucilei – Engoliu Vitor Bueno. Dono do meio-campo. Nota: 8,0
Hudson – Ótima partida, com muito combate e dedicação. Nota: 7,5
Nene – Primeiro tempo espetacular. Dedicado e competente. Nota: 7,0
Marcos Guilherme – Cumpriu a tarefa e não lhe faltou fôlego. Nota: 7,0
Éverton – Assistência perfeita para o gol do jogo. Nota: 7,0
Diego Souza – O nome do solitário e decisivo gol da vitória. Nota: DEZ!
Edimar – No lugar de Reinaldo, completou a linha de quatro. Nota: 6,0
Tréllez – No lugar de Diego Souza, não lhe faltou correria. Nota: 6,0
Liziero – No lugar de Everton, fechou o lado esquerdo. Nota: 6,0
Diego Aguirre – Um time muito mais equilibrado, com dois volantes, uma linha de quatro defensores, um meia distribuindo o jogo e atacantes prestativos. O time continua sofrendo para tornar o jogo tranquilo mas foi seguro na sua defesa na maioria do tempo. Bom jogo, decidido no detalhe a nosso favor. Nota: 7,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(11) Comentários
Marcos Paulo Almeida
22 de maio de 2018SPFC tem sérios problemas na criação de jogadas, e o Nene é o principal responsável por isso. N cria nada.
Marcos Paulo Almeida
22 de maio de 2018MEU DEUS KKKK O Nene ta comprando a torcida? Cara erroj absolutamente tudo q errou. Tirando aquele chute na trave no primeiro tempo, n fez mais nada. Aliás, fez sim, matou todos os contra-ataques com sua lentidão, errou passes juvenis no Final do jogo, dando chance pro Santos nos pressionar. N consegue cobrar um escanteio de forma certa. 1 assistência e nenhum golzinho sequer em 5 jogos. Parem de analisar o futebol desse cone por causa de um jogo contra o Rival no campeonato paulista. Pfvr. Ja tem mais de dois meses daquela partida.
Roberto Dias
21 de maio de 2018Jogo horroroso , Venceu quem errou menos, o futebol do São Paulo é nojento, não vejo evolução na equipe nem sistema tático , um catado de jogadores , melhor vencer que perder mas, como já disse sem expectativas sem frustrações, o SPFC não disputa o titulo do br 2018.
Samuel Benegas
21 de maio de 2018SPFC foi bem, Sidão é problema, precisamos olhar para isso, este goleiro em jogo decisivo (por exemplo...na Sulamericana) vai entregar o jogo (goleiro Sidão é fraco).
Rafael Domingos
21 de maio de 2018Time deve fazer mais 10 pontos nos proximos 6 jogos, ou seja, 20 pontos em 12 rodadas, se der uma pequena melhora da ate pra pensar em libertadores ate o fim do campeonato.
Andre
21 de maio de 2018Não sei que acontece com a impressa de modo geral que não vê o Sidão como um jogador ruim, falhas grotescas. O difícil não é fazer a defesa difícil, o difícil é realizar um jogo sem dar sustos. Saídas erradas, dividia mole, saídas erradas... Um jogo com falha tudo bem, mas todo jogo tem ao menos um susto! E isso compromete o trabalho todo. Eu prefiro goleiros que não façam defesas milagrosas e não cometas falhas do que goleiros que faz uma puta defesa, mas depois comete um erro infantil e o trabalho vai para o espaço. Eu colocaria como prioridade neste intervalo a busca de um goleiro, urgente!
James Dean do Suarão
21 de maio de 2018Não acho que o problema do time seja falta de criação. Pode ver que todo jogo sempre criamos chances, mas falta o talento na hora de colocar a redonda dentro do barbante. Lembro dos times campeões de 2007~2008 que levantaram o caneco criando 2 ou 3 chances de gol por jogo. Mas estas eram convertidas. Falta no time um craque na bola parada, e um matador de ofício. DS nunca foi um goleador, e Trelléz não tem nível pra jogar série A quanto mais no SP. Carnero é solução? Não sei, mas enquanto isso porque não dar mais chances pro Brenner? Nem que seja entrando no segundo tempo. Ainda acho que o SP contrata demais nos últimos, e olha pouco pra dentro do próprio quintal em busca das carências do time. Falta também o clássico "olheiro", aquele cara que encontra bons jogadores em times do interior, fora do país, ou seja, longe das vitrines. Como foi a contratação do Arboleta (nota DEZ) e mesmo do Cueva, que na época foi uma contratação espetacular, ótimo negócio. Era uma tradição do SP revelar jogadores, seja vindo de outros times ou da própria base. E cada ano que passa perdemos mais este DNA do clube.
Ge Lopz
21 de maio de 2018Um time que em casa joga com dois volantes, e (quando) vence por 1 a 0 a torcida sofre desesperada pedindo - REZANDO - para o jogo acabar logo. Está bom para vocês? Para mim é muito pouco para o São Paulo FC. Sofrência não tem NADA A VER com a camisa do SPFC. Quem aceita isso, acha normal, não sabe o que é torcer para um clube/camisa do tamanho que é o São Paulo FC. Sidão É FRACO DEMAIS. Inaceitável. Aliás, mais um nome MUITO QUESTIONADO e mesmo assim ainda por cima NÃO VAI PARTICIPAR DO RODIZIO de titulares? Por quê? É tanta a diferença de Sidão para Jean e Lucas Perri? Talvez, sim. A diferença é que SIDÃO CERTAMENTE É PIOR que os seus suplentes!
Vinicius Guimarães
21 de maio de 2018Sou um dos que defendem a permanência do Marcos Guilherme no São Paulo, no ataque tenho que concordar que não anda em uma fase muito expirada, mais é muito importe quando está em campo, é muito dedicado! É um Romero mais habilidoso e não é atoa que se ouve falar que o CUrinthas tem interesse nele! Acorda diretoria! Eu já sou a favor do revezamento tendo em conta que esse ano temos ótimas opções para troca inclusive na defesa, o Aguirre fica com o grupo na mão e motivado!
Mauricio Leopoldo
21 de maio de 2018O time está evoluindo muito, mas só vai chegar nas cabeças se nesta parada contratar um meia de ligação, aquele jogador cerebral que cria as jogadas de gol. Hoje o time chega na correria, com muita bola espirrada e dividida e dificulta a conclusão, principalmente dos atacantes. Mas por enquanto está bom para o gasto.
Chico
21 de maio de 2018Até a Copa, o São Paulo terá jogos onde basicamente deveria ganhar em casa (contra times não-badalados) e empatar fora (contra times grandes ou que estão a frente do SP na tabela). O SP tem feito isso, a exceção ao jogo contra o Atlético Mineiro, que é o Líder do campeonato. Se cumprir essa regra básica acredito que fica entre os 4 primeiros ou até mesmo na liderança ou bem próximo dela. Após a Copa vamos ver se o time azeita e comece a sofrer menos, melhorando o poder de finalização. Pelos vídeos, dá pra ter uma boa expectativa ao Gonzalo Carneiro. Mas vídeo é vídeo.