Na estreia de Helinho na equipe profissional, o São Paulo empata com o Flamengo em 2×2 e se mantém estagnado entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Com o ponto, o Tricolor vê o Grêmio na sua cola na tabela da competição.
Pelo lado emocional, o jogo recheado de gols deve ter agradado muita gente, especialmente aqueles que não torcem para nenhum dos dois times. Porém, tecnicamente as duas equipes erraram passes demais, principalmente no primeiro tempo. Pior para mim, que assisti Première League de manhã com com jogos de aproveitamento quase perfeito. É assustador dois clubes do nível de São Paulo e Flamengo maltratarem tanto a bola.
O São Paulo estreou em um 3-5-2, divulgado minutos antes da partida. A equipe mudou o sistema no intervalo, melhorou após o segundo gol, teve a faca e o queijo na mão e piorou novamente, após uma mexida quase inexplicável de seu técnico. O resultado só não desastroso porque o Flamengo também errou bastante a pontaria quando teve o campo para si. Porém, chegou ao justo empate em mais uma falha clamorosa do lado direito da defesa Tricolor. Deu saudade do Militão.
O lado bom do empate foi o golaço marcado pelo tão aguardado Helinho, fazendo o que melhor fazia na base: o jovem avançou pela direita, cortou para o meio e, com a canhota, fuzilou a meta rubro-negra de fora da área. É mais um craque comentado aqui no blog com antecedência. Veja a primeira resenha sobre Helinho aqui (maio 2018).
Já o ponto negativo da partida foi, sem sombra de dúvida, Diego Aguirre. O técnico Tricolor, vencendo a partida e com um cambaleado Flamengo na frente, optou pela pior mudança ao tirar o extenuado Carneiro: ao invés de colocar Nene, para segurar o jogo; Tréllez, para dar mais gás no ataque e até Araruna, que ainda não tinha entrado no lugar do contundido Luan, Aguirre mais uma vez ‘pragmatizou’ com Edimar e campo, alçando novamente Reinaldo para o ataque. Dorival Junior, que não é bobo nem nada, também mudou e viu seu time crescer absurdamente em campo, dominando todas as ações. O Flamengo só não saiu com a vitória graças a péssima mira de seus atletas.
No final, o resultado não foi bom para nenhum dos dois clubes. Pior ainda para o Tricolor; além da estacionada na tabela, o clube perdeu chance de ampliar a grande freguesia sobre o rival carioca no Morumbi. Sem cerimônias: para mim, empate com gosto de derrota graças a mexida inaceitável do treinador Diego Aguirre.
Nota dos personagens da partida:
Sidão – Intercalou um momento bizarro com uma gigante defesa. Nota: 5,5
Arboleda – Bem na zaga, jogando com seriedade. Nota: 5,5
Bruno Alves – Outra boa partida. Titular absoluto. Nota: 6,0
Anderson Martins – Abaixo dos zagueiros. Substituído. Nota: 4,5
Bruno Peres – Partida fraca demais. Destoa do time. Nota: 4,0
Reinaldo – Razoável na lateral, desaparecido no ataque. Nota: 5,0
Jucilei – Partida regular, desta vez na frente da zaga. Nota: 5,5
Luan – Jogou um pouco na frente e combateu bem. Nota: 6,0
Liziero – Deveria ter assumido mais a criação da equipe. Nota: 5,0
Carneiro – Boa partida. Saiu exausto de campo. Nota: 7,5
Diego Souza – Mais um gol. Lutou com as armas que tem. Nota: 7,0
Helinho – Primeira jogada, golaço. Para que esperar tanto? Nota: DEZ!
Edimar – A dupla Edimar/Reinaldo matou o São Paulo. Nota: 4,5
Araruna – No lugar do contundido Luan, levou um drible vergonhoso. Sem nota.
Diego Aguirre – 100% responsável pelos dois pontos perdidos no Morumbi. Com o placar na frente aos 5 minutos do segundo tempo e com o jogo controlado, o treinador optou pela substituição pragmática e corriqueira de sempre e chamou mais uma vez um adversário para seu campo em pleno Morumbi. Por pouco não perde de virada. Nota: 3,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(32) Comentários
Edvaldo
5 de novembro de 2018Infelizmente perdemos o título porquê não temos técnico. Horrível o tal de Aguirre medroso covarde enterra o time com as mudanças dele só sabe jogar com laterais não dá pra entender o quê ele acha de Reinaldo no ataque e Edimar como lateral terrível fora Aguirre.
Mauricio
5 de novembro de 2018Tá na cara que houve alguma rusga entre o nenê e Aguirre, o nenê foi elevado a outro patamar e até a camisa 10 ele ganhou, por algum motivo que ainda não sabemos entrou em atrito com o Aguirre e isso causou um mal estar no elenco e isso por enquanto está abafado, o maior prejudicado é o SPFC que se brincar não vai nem para a fase da pré libertadores, mas o que podemos ter a certeza é que o SPFC precisa de um técnico experiente, firme nas decisões e não sucumba com mimos de jogadores, vejamos o Santos por exemplo, foi só o Cuca chegar e tudo mudou, se duvidar belisca a vaga da libertadores, assisti o jogo entre Santos e Palmeiras, o time tava perdendo de 2x0 e foram atrás do empate e conseguiram porque teve o dedo do técnico, no SPFC é diferente ia jogar com 11 jogador dentro do gol. Precisamos de mudança para ontem, cadê a diretoria, só fica atrás de vídeos do passado e especulações.
Maurício Leopoldo
5 de novembro de 2018Atenção diretoria executiva do São Paulo, os ídolos, Rai, Ricardo Rocha e Lugano, o Diego Aguirre não dá mais e não pode ser o treinador do time em 2019. Se virem senhores, para o substituir por um treinador competente. Pode ser o Rogério Ceni mas não inventem o Jardine, pois os exemplos de 2018, mostram que os jovens ainda não estão a altura dos grandes brasileiros.
Maurício Leopoldo
5 de novembro de 2018No primeiro turno o Aguirre usou continuamente os de Cotia, Liziero, Shaylon e o Lucas Fernandes, se decepcionou e congelou toda a base. Caso Nenê: comentei aqui no 1º turno, que o SPFC está dando muita atenção ao jogador. Ele virou garoto propaganda da instituição embaixador do futebol; lembro ele recebendo o Bruno Perez no CT e coisas mais. Não pode dar holofote para cobra criada. O resultado e isto que estamos vendo agora. De salvador da pátria virou um pária, banido do time. Certamente ele e o Aguirre se estranharam.
Rafael Corrêa de Souza Lima
5 de novembro de 2018Na minha opinião, o Aguirre perdeu o elenco. O resultado disso é as escalações em alguns jogos, aonde ele preferiu improvisar ao colocar um jogador da posição. Ele perdeu uma ótima oportunidade de escalar os garotos de Cotia durante o primeiro turno. O único que teve chance foi o Luan, mas que só voltou a ter oportunidade quando já era tarde brigar pelo título. Pensava eu que deixando o elenco mais enxuto (a pedido do próprio Aguirre), os garotos de Cotia teriam mais chances. Não é que todos deveriam subiram para o profissional, mas aos poucos e nas posições críticas subir seria importante. Ainda mais quando se tem uma base vencedora, pelo menos 50% dos jogadores tem talento ao menos para compor o elenco profissional. Acho pouco provável o Aguirre recuperar o prestígio com o elenco e assim, precisaríamos de um técnico para 2019. Fazendo a troca, espero que não seja um estrangeiro. E na minha opinião, apesar das críticas aos goleiros, Jean e Lucas Perri darão conta do recado. Acho que as posições mais críticas, são as duas laterais e um segundo volante de melhor chegada no ataque. Os atuais cumprem bem as funções de marcação, mas são pouco efetivos no ataque. Não podemos esquecer de melhorar a preparação física. O time morreu no segundo tempo ontem. Saudações tricolores!
Diego
5 de novembro de 2018No começo até dava pra defender esse técnico, agora não dá mais... retranqueiro, improvisador, etc! Precisamos de um técnico de ponta! Com a vaga na Libertadores, os reforços virão... mas com esse técnico, não vai dar em nada! Acorda Raí!
Samuel
5 de novembro de 2018Frase do Sidao “Talvez uma pressão externa por parte da torcida tenha pegado para que ele [Aguirre] fizesse essa troca”. Esse frangueiro desgraçado não assume as merd@s que faz! É tão arrogante assim? Vai pra francano, pro comercial de Ribeirão Preto! E ainda desrespeita o técnico questionando a autoridade dele!
Hélio
5 de novembro de 2018O problema da entrada de um zagueiro (Edmar), é mandar uma mensagem (um convite) muito explicita ao adversário dizendo: "estou com medo e vou me defender". Não é nem pelo Edmar ou Rodrigo Caio ou qualquer outro zagueiro tosco que entrasse; todo mundo que joga futebol, até no videogame, sabe disso.
Hélio
5 de novembro de 2018Fiquei falando tanto pro Carneirão cortar pro meio e bater no estilo Robben e quem "ouviu" foi o Helinho.
Franklin Camilo
5 de novembro de 2018Perrone, vc sabe o motivo do Neném não estar sendo escalado?
Daniel Perrone
5 de novembro de 2018Opção do treinador. Pelo visto, Aguirre se convenceu que não dá para jogar com Nenen e Diego Souza juntos. abs
Victor Hugo
5 de novembro de 2018E ainda tem torcedores que querem a continuidade desse técnico. A não renovação do mesmo já será um grande reforço pra 2019.
Edvaldo
5 de novembro de 2018Sem comentários não temos técnico horrível melhor reforço dispensa o Aguirre.
Hermano Pôrto
5 de novembro de 2018Ainda sobre o Aguirre, é indiscutível sua parcela de contribuição na melhora do time do início da temporada, quando conseguiu inclusive nos fazer sonhar com um título até então improvável do Brasileirão 2018. Mas com a mesma proporção que chegamos ao topo da tabela estamos caindo de produção, vendo assim ameaçada a perca da vaga direta para fase de grupos da Libertadores 2019. É só ver que o Grêmio, atual 5o colocado, diminuiu pra apenas 1 ponto a distância para nós. E ainda terá o confronto direto contra a gente dentro do próprio Morumbi, onde repito, temos jogado lamentavelmente como times pequenos e visitantes contra nossos adversários. Por isso sou a favor da não renovação do técnico Diego Aguirre para as próximas temporadas, pois como grande parte da mídia especializada já tinha comentado, os trabalhos dele começam muito bons nos últimos times pelos quais passou, Internacional-RS, Atlético-MG e San Lorenzo-ARG, e depois caem de produção e ficam estagnados. Realmente ele tem seus méritos nessa recuperação do São Paulo, ainda mais com um elenco limitado para disputa de um campeonato longo como é o Brasileirão. Mas mesmo assim é ainda é muito pouco para o repertório de um treinador, que supervaloriza o sistema defensivo, abrindo mão do ataque pra usar apenas os contrataques na busca de um mísero gol pra garantir uma vitória magra. Sem contar com as invencionices e improvisações de jogadores, e a insistência em preferir alguns jogadores questionáveis e preterir e não dá oportunidade a outros que merecem ser titulares, ou ao menos ter mais chances de sair jogando. Por essas e outras tá mais no que na hora de trazer o Abel Braga, antigo sonho das diretorias são-paulinas,(enquanto tá livre no mercado e antes que assine com outro clube); ou até mesmo o Cuca, que em sua passagem no Tricolor fez o time jogar um futebol vistoso, e sendo talvez o maior responsável pela formação daquele time, ainda em 2004, que viria a ser Campeão Paulista, da Libertadores e do Mundial em 2005.
Hermano Pôrto
5 de novembro de 2018Aguirre que não tá respeitando a grandeza do nosso São Paulo FC. Jogar atrás, na retranca, esperando por uma bola pra decidir contra os adversários dentro do próprio Morumbi, é uma atitude covarde e vergonhosa. E não foi só hoje contra o Flamengo, foi assim também contra o Atlético-PR, América-MG, times inferiores ao Flamengo, mas que jogaram como mandantes dentro do nosso próprio estádio. É muito pouco pra grandeza de um clube como o São Paulo contar com um treinador retranqueiro e covarde como vem sendo o Aguirre.
Alexandre Ribeiro
5 de novembro de 2018Luan foi o melhor em campo, se faz aquele gol mataria o jogo sua contusão foi lamentável, e o Bruno Peres o pior em campo, a caneta que tomou do Vitinho meu Deus, nem no campeonato de escola se toma um drible daquele e deixa o atacante ir pra cara do gol, péssimo na defesa e no ataque.
Diego Deca
5 de novembro de 2018Cara, em vários outros jogos o Aguirre mexeu mau, mas hoje ele foi obrigado a fazer aquelas alterações, não concordo com você colocando tudo na conta dele. Você se esqueceu que o Reinaldo não estava em boas condições de jogo, inclusive no primeiro tempo estava reclamando de dores nas costas? Ele não iria conseguir marcar sozinho o Geuvanio que havia acabado de entrar cheio de gas, ou seja como o Carneiro pediu pra sair a melhor alternativa era dobrar a marcação ali na esquerda com o Edmar mesmo, O Nene não iria aguentar correr pra marcar ali não, a gente sabe que ele não aguenta. Foi uma pena, o Carneiro ter cansado e em seguida o Luan ter machucado. Isso com certeza obrigou o treinador a alterar suas substituições talvez já até planejadas previamente. A gente so tomou o gol mesmo porque o Luan machucou, porque ele estava marcando muito forte, tomando conta do meio de campo, o Araruna mais uma vez entrou desligado e perdemos a pegada. Outra coisa que a gente as vezes por ser tão fanático não enxerga é que o Helinho entrou, fez um golaço mas em vários momentos não conseguiu ajudar o Bruno peres na marcação, quem tava cobrindo ali era o Luan, mas o Araruna não conseguiu ajudar devidamente e deu no que deu. O nosso time não tem elenco. Não adianta sermos torcedores cegamente apaixonados. A realidade é que os 3 times que estão na nossa frente são melhores que o nosso mesmo, e tem muito mais elenco. Até o Grêmio deve acabar passando a gente mesmo porque o time é melhor. Se o Cruzeiro não tivesse focado na Copa do Brasil e na libertadores antes teria vindo mais forte e empurrado a gente pra sexto. Porque na real de elenco somos a sexta potencia mesmo. Infelizmente. Agora colocar tudo na conta do técnico é demais. Somos muito imediatistas mesmo. Claro que eu gostaria de ganhar o Brasileiro, mas faz tempo que não temos um time que briga desse jeito, mas o elenco é limitadíssimo. Na minha opinião tínhamos que manter o técnico e qualificar mais o elenco o ano que vem. Peças de reposições nas duas pontas, Um meia e um lateral Direito e manter a base e o treinador. veja o gremio e o cruzeiro como vem fazendo campeonatos bons porque estão mantendo a base e o treinador.
Daniel Perrone
5 de novembro de 2018Que ele tirasse o Reinaldo. abs
Anderson Oliver
5 de novembro de 2018Que coisa Perrone! Até que em fim vc viu o que estamos vendo à tempos... Já até perdi as contas de quantas vezes comentei aqui, pedindo pra vc reconsiderar as "notas" que vinha dando ao nosso treinador! Continuo seu fã e leitor aciduo. Abço.
Edson
5 de novembro de 2018Técnico burro e covarde, frouxo, tinha o jogo nas mãos e mudou errado
Danilão
4 de novembro de 2018Acordou Perrone?? Esse sim é o Perrone que conheço :#SÃOPAULINODEVERDADE!!!Esse técnico tem nos passado vergonha demais. NÃO MERECE 2019!! Daniel você tem por diretriz apoiar, até quando o time/clube não faz por merecer, eu tenho como perfil, apontar o que está errado... mas o que está ficando em plenitude (pra toda massa Tricolor), é que esse treinador está aquém de nossa história.O SPFC tem por DNA, o jogo ofensivo, a habilidade,o drible, e não o pragmatismo, a covardia, a espera.
Pedro
4 de novembro de 2018Acho que se esses caras de hoje assistissem a alguns jogos dos times que respeitavam a nossa história, ficariam extremamente envergonhados... É impressionante como o São Paulo não se impõem em nenhum jogo, não sei como um cara como o Nenê vira vilão do time e nunca mais jogue depois de ter sido um dos melhores do primeiro turno, o São Paulo teve a chance de contratar o Cuca e preferiu apostar, hoje o clube é feito de apostas... Vendo a situação para o ano que vem, nosso goleador não aguenta jogar um tempo com qualidade, imagina com mais um ano nas costas, Nenê deve sair e ir para algum time que possa utilizá-lo tem que pensar nele, pois mesmo jogando muito mal é melhor e joga quando respaldado, com muito mais raça do que muitos que andam em campo hj... A torcida já não está tendo mais o que falar, não está tendo mais desculpas, antes eram as competições que atrapalhavam e que era melhor sair, depois fulano e beltrano que saiu do time e afundou, aí depois foi porque não tinha ritmo de jogo por jogar uma competição, aí foi porque não tinha dinheiro, aí agora foi o horário de verão e não vejo nada de novo para o ano que vem... Imagino esse time jogando com Boca ou River o tamanho da vergonha, torcemos por que amamos o time, mas todos sabem que isso não vai dar em nada... Disse anteriormente que ficaria entre os 6, não sei se o Santos não belisca essa vaga e tira do São Paulo... Não sinto vergonha do clube isso jamais, mas desse time tenho vergonha, espero que esse pesadelo possa passar... Lamentável
Abrão Dacca
4 de novembro de 2018O Aguirre é um bom técnico, infelizmente falta a ele ambição e coragem para dirigir times grandes e que almejam títulos. Medo de ser feliz. A sina continua, vai FICAR no QUASE. Volta Rogério, agora mais calejado , e o que não falta ao nosso prata da casa é sangue nos olhos .
Nei lima
4 de novembro de 2018Quando vi a escalacão pela tv meu falei no máximo empate me surpreendeu quando o são Paulo abriu o placa tão cedo o problema do time é o técnico pois não teve nenhuma ambição de ganhar o jogo quando o time poderia até matar o jogo o Aguirre comete uma enbecibilidade tirando carneiro para colocar edimar depois daí já sabemos o que aconteceu de jogadores que não tem vontade de ganhar já chega pelo amor do padre.
welson
4 de novembro de 2018É inadmissível tanto medo de ganhar do Aguirre,me incomoda essa teimosia de técnicos. parece que tem dívidas com jogador.foi ridículo o jogo de hoje,ver o Nene num banco e ver o Edimar entrando.Meu Deus
Ney Ogura
4 de novembro de 2018Alguém observou o buraco que existe entre o meio campo e a defesa. Todas as vezes que o flamengo descia para o ataque era perigo na certa. Sem meios termos as chances claras que o flamengo teve era para sermos goleados!
Celso Teixeira
4 de novembro de 2018Até quando Aguirre vai insistir na improvisação de Reinaldo??? Só porque deu certo no 1° turno em UM jogo, ele continua! Mas a teimosia do técnico uruguaio está afundando o time!! Sidão Nota 2, Bruno Peres Nota 3 (foi uma festa carioca do lado direito), Arboleda Nota 5, Bruno Alves Nota 6, Anderson Martins Nota 3 (Cadê aquele zagueiraço do início do brasileirão), Reinaldo Nota 6 (1° tempo foi bem, qdo foi para o ataque, sumiu), Jucilei Nota 5, Luan Nota 7, Liziero Nota 6, Diego Souza Nota 8, Carneiro Nota 7 (Esforçado), Helinho Nota DEZ, Araruna e Edimar SEM NOTA. Diego Aguirre Nota 2 (Mexeu errado)
Jonathan
4 de novembro de 2018É incrível como o São Paulo cria jogadores ruins que viram amuleto do técnico, a bola da vez é esse Edimar. O que esse jogador fez para merecer tamanha confiança? Para que improvisar o Reinaldo no meio e liziero na criação. É óbvio que não dará certo. E esse Bruno Peres? Espero que a diretoria encerre o contrato dele no final do ano. Cara sem vontade e não acerta nada.... Para o ano que vem, precisaremos de lateral esquerdo e direito, meio de criação e volante que saiba sair jogando, sugiro Hernanes
Diego Mirandola
4 de novembro de 2018Definitivamente Sidão não é goleiro para o TRIMUNDIAL, assim como não dá para aguentar esse Aguirre mais uma temporada. Helinho já deveria ter tido chances há tempos. Por que não testar Lucas Perri????
Mauricio
4 de novembro de 2018Uma tragédia a falta de coragem do treinador, começou escalando um time com 3 zagueiros e 3 volantes ,teve um devaneio e mexeu bem no intervalo e depois voltou ao normal fazendo a besteira de colocar os paralíticos Edmar e Araruna , qtos pontos perdidos pela falta de ousadia era para sermos lideres e contando os pontos para levantar o caneco, pra falar a verdade se o SPFC se classificar para a libertadores vai camuflar a falta de gestão, falta de jogadores e falta de comissão técnica , mas a diretoria experiente já está lançando na mídia as especulações de que estão interessados em Vanderlei, Marcelo grohe e agora gabigol para iludir os torcedores e no final trazem velhos e machucados e treinador sem noção.
Thiago
4 de novembro de 2018Mais um jogo que tivemos algumas provas. 1* - Reinaldo é um lateral mediano pra baixo. Passou por uma boa fase, é carismático, mas com a bola nos pés é limitadíssimo. Jogando de ponta então??!! Jesus 2* - Edimar me lembra Paulo Miranda de lateral. Sem mais.... 3* - Aguirre tem contribuição enorme na derrocada da primeira posição. As trocas dele “inventam” um jogo que nos pôs em desvantagem em muito jogos. Depois de tantos erros, insistir nessas substituicoes bizarras, mostra que não deve continuar ano que vem. 4*- Sidão não pode ser opção em um clube do tamanho do SP. Pra mim isso explica a fase
Alex costa
4 de novembro de 2018Boa noite Perrone, não sou favorável a troca de técnico toda hora, mas diante de hoje ficou escancarado a falta de respeito desse técnico com a sua imensa torcida, se não bastasse a escalação inicial por se só uma lástima, veio as substituições, meu Deus. E sua entrevista pós jogo alguém viu? O pensamento pequeno é evidente, dizer que quando assumiu o time não pensava em título e que o time surpreendeu. Outra coisa o papo da diretoria também contribui para desmotivar o com aquela história que tinha que brigar até às últimas rodadas entre os primeiros quando tinha oportunidade de abrir. ( O ídolo Raí da entrevista se dizendo preocupado com a vitória do Bolsonaro me deu nojo.)