Otacílio Pires de Camargo, o Cilinho, faleceu nesta quinta-feira, em Campinas . O ex-treinador foi o maior responsável pela geração apelidada de “Menudos do Morumbi” e descobriu Müller, Silas e Sidney, entre outros jogadores.
Cilinho foi uma da minhas maiores referências no futebol. Além dele teve meu pai, que me ensinou a são-paulinidade, e Telê Santana. Foi um treinador que visava o futebol ofensivo, alegre e com o objetivo de dominar o adversário até chegar o gol. Era um gênio no assunto.
Os “Menudos” ganharam muito mais que um Paulistão, em 1985. Eles encantaram uma geração inteira de são-paulinos e brasileiros. Gente que acredita até hoje no futebol ofensivo, muito caracterizado pela Seleção de 1982. Sem Cilinho, o Tricolor foi campeão brasileiro de 86 com Pepe no comando, mas ainda com muito DNA do primeiro mestre do Tricolor. Cilinho ainda retornaria em 87 para vencer mais um estadual, em cima do Corinthians.
Vá em paz, Cilinho. Nosso primeiro mestre!
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(4) Comentários
Mauricio Leopoldo
29 de novembro de 2019Ele estava muito a frente dos outros treinadores do Brasil. Lembro de um papo com ele num café da manhã, onde ele nos explicava o que ele via no futebol. Ele afirmou: "quando um treinador escala dois volantes num jogo, ele não pensa na vitória e sim segurar no máximo um empate". No futebol atual vemos muitos (a maioria) times entrar em campo com 3 volantes. Não sem razão o futebol brasileiro está morrendo (competições mundiais).
PAULO CÉSAR FERREIRA
29 de novembro de 2019Cilinho merece as nossas homenagens tricolores! Grande pessoa, grande figura, grande treinador. Que sirva de exemplo !!
Smiles
29 de novembro de 2019Grande Cilinho, pra mim ele montou o melhor SP que vi jogar, que timaço, inesquecível. Que Deus conforte sua família !
Samuel B
28 de novembro de 2019Minha amada Campinas esta mais triste ! Meu querido SPFC chora a perda deste grande profissional, vai em paz Cilinho, que pena meu tricolor não ter entregue nestes últimos anos de sua vida alegrias, mas tenho certeza que te acenam de lá pra estar junto com grandes mestres como Telê, Leônidas, Sastre, Canhoteiro entre muitos outros.