OPINIÃO Palmeiras 0x2 São Paulo

Uma vitória retumbante no Parque Antarctica, sobretudo no segundo tempo. O São Paulo passou o carro no até então invicto Palmeiras em sua própria casa, acabou com o indigesto tabu, manteve a invencibilidade em clássicos na temporada e, de quebra, foi para as cabeças na ponta da tabela.

 

Foi a segunda vitória seguida com a alteração pedida por onze em cada dez torcedores: Bruno Alves na defesa e Luan no meio-campo. O São Paulo não foi brilhante mas atuou com segurança defensiva e bastante inteligência num estádio que sempre teve dificuldades. Não foi pouca coisa.

 

Um importante detalhe: pela primeira vez os dois laterais atuaram bem simultaneamente e fizeram a diferença quando precisou jogar pelos lados. Igor Vinícius e Reinaldo finalmente mostraram um futebol ofensivo que resultou em gols.

 

A armação com Tchê Tchê, Dani Alves, Igor Gomes e Luciano (sim, Luciano jogando mais no meio-campo que no ataque) teve uma partida coletiva de muita garra e ajudaram os defensores. Gabriel Sara não fez falta e, quando precisou, Tiago Volpi também fez a diferença: com mão trocada, evitou o empate em uma das poucas chances iminentes do adversário.

 

Claro, o Tricolor foi beneficiado com “um palmeirense a menos”, já que o zagueiro Luan se machucou e praticamente deixou o alviverde com dez, mas foi uma vitória maiúscula diante de um adversário muito qualificado e que vai brigar pela ponta.

 

Agora a pressão maior ficou para Vanderlei Luxemburgo. Não que Fernando Diniz tenha paz, mas pelo menos, com ou sem ajuda externa, equilibrou os três setores da equipe. Só precisa aprender outras maneiras de sair com a bola na defesa.

 

Nota dos personagens em campo:

 

Thiago Volpi – Quando precisou, fez uma defesa espetacular. Nota: DEZ!

Igor Vinícius – Partida praticamente perfeita. Sofreu o pênalti. Nota: DEZ!

Bruno Alves – A peça que faltava na defesa. Nota: 9,0

Diego Costa – Impecável. Cresceu ao lado do companheiro. Nota: 9,5

Reinaldo – Finalmente um jogo de alto nível. Seguro e impetuoso! Nota: DEZ!

Luan – Outro quase perfeito. Passes e marcação firme. Nota: 8,5

Dani Alves – É louco mas sabe jogar bola. E joga muito. Começou como segundo volante no primeiro tempo mas na segunda etapa adiantou um pouco seu jogo e fez a diferença, com excelente enfiada para Igor Vinícius sofrer o pênalti. Muitos passes certos. Nota: 9,5

Igor Gomes – Outro com primeiro tempo regular e boa segunda etapa. Nota: 7,5

Tchê Tchê – Jogou bem melhor adiantado. Trabalhou para o time. Nota: 7,5

Brenner – Poucas chances. Na melhor delas, cabeceou para fora. Nota: 7,5

Luciano – Um leão dentro de campo. Achei muito longe da área. Nota: 8,0

 

Leo, Pablo, Vitor Bueno e Toró Hoje o jogo coletivo deu resultado e até Vitor Bueno, muito criticado, fez o tento dele no finalzinho, para fechar a tampa. Parabéns pela luta a todos.

 

Fernando Diniz – Vitória maiúscula. Escalou bem, alterou posições no intervalo e mexeu corretamente com o que tinha. Muito criticado (muitas vezes com justiça por parte do torcedor) hoje foi praticamente perfeito e virou o técnico que tirou o tabu do estádio alviverde. Quem sabe a gente completa o serviço em Itaquera? Nota DEZ!

 

Ouça o meu podcast no Spotfy:

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.