Reffis normalizado e reforços: armas que faltavam para salvar o semestre!

A chegada dos dois reforços da janela de transferências internacional, aliada ao esvaziamento progressivo do Reffis Tricolor, são as notícias mais comemoradas dos últimos dias entre os são-paulinos. Além das chegadas de Calleri e Gabriel Neves, a comissão técnica celebra as voltas graduais de Luciano, Benítez e Marquinhos, importantes no contexto de jogo de Crespo.

 

Desta forma, e com o elenco mais robusto e melhor condicionado, o técnico tricolor ganha aquele “bom problema” que todo profissional deseja: opções de sobra para escalar a equipe de acordo com os adversários que joga.

 

A defesa tem Arboleda, Miranda e Léo como pilares. Bruno Alves é o primeiro imediato e na lateral direita Dani Alves é o titular de Crespo. Orejuela precisa mostrar mais serviço para brigar com Igor Vinícius pela vaga de primeiro imediato. Na esquerda Wellington e Reinaldo podem revezar de acordo com o adversário.

 

A grande dificuldade desse São Paulo de 2021 é a armação de jogadas no meio-campo e, consequentemente, as poucas finalizações a gol. Crespo iniciou a temporada num longevo 3-5-2 e variou o sistema para um 4-4-2 nos últimos compromissos, tentando melhorar a qualidade da criação. A chegada de Gabriel Neves pode qualificar esse passe e Luciano tem característica de carregar a bola desde o meio mas a grande aposta continua sendo um Benítez em alto nível, isso é, livre das lesões que o perseguem na carreira, para dar a qualidade necessária para o ataque. Atualmente, o meio formado muitas vezes por Luan, Liziero, Nestor e Sara não possui a característica de criação, limitando muito a equipe. Talles e William completam o elenco.

 

Perrone vídeos: “Uma Copa do Brasil não salvaria o semestre… ela glorificaria o semestre!”

 

Por falar em ataque, Calleri chega com o objetivo de aumentar a quantidade de gols no setor. Como companheiros, o argentino terá o compatriota Rigoni, um jogador preciso e versátil, e Marquinhos, com uma característica rara no elenco: a velocidade para acelerar as jogadas. Luciano, peça importante em 2020, também tem lugar no setor mas pode ser deslocado para atuar atrás do centroavante. É frequente a busca do artilheiro do Brasileirão passado pela bola no meio. Eder precisa provar que poderá jogar em boa condição física.

 

Não gosto de cravar em um time ideal e sim variações ideais. No 3-5-2 (que pode variar em campo num 3-4-3) Crespo poderia contar com Volpi, Arboleda, Miranda, Léo, Dani Alves, Luan, Gabriel Neves, Benítez e Wellington. Rigoni e Calleri. Já num 4-4-2 (com possibilidades de 4-3-3 em campo) o técnico poderia escalar Volpi, Dani Alves, Arboleda, Miranda e Reinaldo. Luan, Liziero, Rigoni e Luciano. Marquinhos e Calleri. Formações e escalações para diferentes situações de jogos. 

 

Vejam bem, o intuito do post não é definir uma escalação e sim mostrar variações e opções táticas com os jogadores de um elenco melhor condicionado e mais qualificado. O ponto é que Crespo agora tem peças e responsabilidade em fazer uma boa Copa do Brasil e, principalmente, levar o clube de volta para a Libertadores.

 

Veja aqui a análise do meio-campo, pelo Tática Didática.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.