O meia-atacante Nikão chega ao São Paulo na prévia condição de titular com dois desafios na prancheta: o primeiro, evidente, resolver a escassez de gols, já que o Tricolor apresentou um dos piores ataques na temporada passada, considerando todas as equipes das séries A e B.
O segundo, contribuir com assistências, para que os atacantes não fiquem desconectados. Problema que afetou um time com pouca – ou quase nada -, criatividade, com imensas dificuldades para fazer a bola chegar ao ataque.
Além de poder estabelecer uma forte ala direita junto com Rafinha, Nikão, canhoto que atua pela direita, quando no Athletico-PR, ora chegava à linha de fundo, ora cortava para o meio, fazendo o famoso “facão”, servindo atacantes e meias que buscavam a grande área.
Esta caractéristica ficou muito nítida no Furacão, campeão da Sul-Americana 2018, quando Nikão não só marcou gols como também irrigou com assistências os atacantes Pablo e Marcelo Cirino, e os meias Raphael Veiga e Bruno Guimarães, que chegavam em bloco ao ataque.
A expectativa no Tricolor é que Nikão possa também alimentar Calleri, Luciano, Rigoni, Alisson e até mesmo Patrick que, mesmo tendo como principal característica o desarme, também apresenta boa chegada ao ataque.
Vale destacar que Patrick, em 2018, além de rei dos desarmes, foi o principal líder do Internacional em número de assistências.
O São Paulo que se desenha para 2022 aparenta ser um time muito mais coeso, equilibrado e mais conectado entre os três setores, diferente do que se viu na temporada passada, em que muitos momentos, parecia só haver defesa e ataque.
É também óbvio ululante que os jogadores têm sua missão, mas caberá a Rogério Ceni, que iniciou seus trabalhos ontem no CT, juntar as peças – antigas e novas – para formar uma equipe minimamente decente, diferente do ano passado, quando bateu na trave do rebaixamento no Brasileirão.
Ricardo Flaitt é jornalista, estudante de História e ex-colunista do Lance (blog Crônicas do Morumbi).
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(2) Comentários
Neves
13 de janeiro de 2022Pablo joga mais que esse Nikão, Calleri é outro pé de chipa.