O São Paulo fará a sua quarta partida na temporada e já convive sob a pressão de resultados no Campeonato Paulista. Um ponto em nove disputados e a penúltima colocação na tabela geral é motivo de preocupação, tanto para o torcedor quanto para os gestores do futebol do clube.
Dentro deste cenário, chega a ser inacreditável a leitura da contundente matéria feita pelos jornalistas Brunno Carvalho e Pedro Lopes para o portal UOL. A matéria investigativa descobriu um grande incômodo do elenco e funcionários em relação a atitudes do técnico Rogério Ceni, com fontes e episódios de exposição, constrangimento e dura cobrança durante os treinamentos. Sobrou até para o departamento médico, com dezesseis contaminados por COVID nos primeiros dias de apresentação do grupo para os trabalhos iniciais.
Na boa: não engulo mais uma vez o elenco mais uma vez incomodado por ser cobrado de forma contundente, ainda mais num início de temporada. Todos sabem do difícil temperamento de Rogério Ceni e sua personalidade forte mas a história também reconhece o modo como o profissional viveu a vida de atleta são-paulino durante mais de vinte anos e como ele é obstinado pela vitória. Além do mais, é função da comissão técnica de um clube grande não só condicionar e treinar os jogadores como também tirá-los da zona de conforto.
E que zona de conforto que parece ser o CT da Barra Funda!
Episódios como esse não vem de hoje. Esse elenco (ou parte dele) já se incomodou com Dorival Júnior, Fernando Diniz e Hernán Crespo, atual técnico Campeão Paulista e demitido por falta de controle de vestiário. Cuca, campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético, nem ousou ficar por muito tempo na Barra Funda, alegando não ter capacidade de treinar o Tricolor.
Será que a culpa é realmente dos técnicos?
É claro que Ceni erra em muitas decisões e também precisa ser cobrado no ambiente futebol, mas neste início de temporada é preciso muito mais coletivo, dedicação e principalmente transpiração por parte do elenco e gestão de crise por parte de quem vem de cima. Pouca coisa sai de dentro para fora do CT mas o fato é que o torcedor não suporta mais um caso de atrito entre elenco e treinador manchar uma temporada. Recentemente perdemos um Brasileirão por atritos extra-campo e não podemos tolerar este tipo de incidente.
Elenco: menos panelinha e mais bola.
Gestores: mais controle da situação envolvendo o futebol.
Rogério e Muricy: menos decisões técnicas equivocadas.
A começar pela partida desta quarta-feira.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(13) Comentários
Edmilsin
9 de fevereiro de 2022O elenco não é lá essas coisas. Mas deve ser melhor que os reservas do Santo André, né? E o que se viu no jogo foi lamentável. O time é médio e o técnico não sabe o que fazer. Foi idolo como jogador. Nunca será técnico.
KARLO
9 de fevereiro de 2022Os nutelas mimizentos vão ficar nessa ZONA de conforto até quando? Vamos trocar 500 técnicos e os mimadinhos vão ficar fazendo biquinho? Qualquer trabalhador é e tem que ser cobrado para dar resultados, senão a empresa vira Casa de Caridade como parece ser o SPFC a vários anos.
Ronaldo
9 de fevereiro de 2022Perrone, sou leitor do seu blog há muito tempo e gosto das suas opiniões. Concordo com você em relação ao elenco, mas acho RC um técnico mediano pra ruim. Fez um trabalho bom no Fortaleza porque pegou as chaves do clube. Agora ninguém do SPFC tá fazendo sua parte. O clube paga em dia os jogadores? Nem relógio trabalha de graça. No dia a dia algum diretor que conheça futebol acompanha treinamentos e o jeito que o RC faz o seu trabalho? Se acompanhar, esse diretor tem know how para cobrar o técnico? Departamente médico / físico é bom? Sabemos que não, há anos jogados há traças e estão tentando recuperar agora. Enfim, todos tem sua parcela de culpa. Mas o principal problema é a gestão do clube (não só essa) que há tempos não paga em dia, virou moda expulsar jogador do clube pagando salários por anos a fio e esses jogadores indo pra outros times, nenhum departamento do clube aparentemente funciona de forma decente. Junta a isso técnico mediano com elenco panela, só pode dar ruim.
Daniel Perrone
9 de fevereiro de 2022Ronaldo, como vamos exigir de um técnico com um elenco que não recebe e que tem líderes fracos? Concordo em relação a falta de tato e experiência do Ceni mas para mim é um dos menos culpados. Quem trabalhou com o goleiro no campo só tem elogios. abs
Wilson Tavares
9 de fevereiro de 2022Ceni é muito fraco. Vai levar o spfc para o buraco. Coloquem o Alex como técnico. Mais tranquilo e ponderado.
Eugênio Carney
9 de fevereiro de 2022O técnico é fraco, fica todo mundo com dedo pra falar a verdade porque ele é ídolo da torcida, vamos ser realista o RC é enganador não sabe ser técnico e o Muricy também não deu certo na função. Jogador de futebol é tudo malandro e o clube dá motivo para se criarem, não tem comando, não paga em dia, não cumpre o combinado etc Nosso problema é administrar, JC não vai também, muita pompa e pouco resultado
vinicius
9 de fevereiro de 2022Me desculpe a ignorância, mas Cini só fala merda nessa entrevista, fala nada com nada, nunca vi um treinador tão fraco, e ta colhendo oque plantou! A ultima proeza dele, alegar q o time era baixo e q precisa aumentar a estatura do time. Uma q os zagueiros não são baixos, outra q o Luan mesmo com os seus 174 cm de altura, é o melhor desarmador do time. Isso é falta de caráter, personalidade forte o escambau. acho q ele ta no esporte errado, manda ele por basquete. É visível nas redes sociais, o descontentamento da grande maioria da torcida com o treinador, o pior cego é oque não quer ver! Não é possível q tenha gente q ainda defenda o trabalho dessa cara.
Marcos
8 de fevereiro de 2022Calma com o técnico, além do abel ( palmeiras) é o único que tem coragem de por medalhões ou queridinhos da organizada no banco. Paulista é pra testar mesmo! Cobramos depois.
José Carlos dos Santos
8 de fevereiro de 2022Perrone, com todo respeito, acho que chegou a hora de dar "nome aos bois" e afastar jogadores que não tem respeito pela história do SPFC. Não é possível o clube continuar refém de jogadores medianos e fritando um técnico atrás de outro.
Eugênio Carney
8 de fevereiro de 2022O RC é péssimo treinador, se acha, fica jogando a culpa no elenco, na diretoria, no DM, nos funcionários. O RC é o conhecido cuzão não é a primeira vez que ele tem problema com elenco e teve como jogador também
Sampa
8 de fevereiro de 2022O técnico que insiste em escalar Volpi no gol, já foi provado que esse goleiro falha muito.Amanha se não ganhar , agradeça pelos serviços prestados e procurem outro técnico.
Val
8 de fevereiro de 2022Parabéns Daniel pelo texto. Sem dúvidas o torcedor não aguenta mais essa falta de profissionalismo. Falta vergonha na cara para esses jogadores e principalmente para essa diretoria amadora. Rogério está certo em cobrar, até porque estamos vivendo das glórias do passado.