Com São Paulinos na lista, o técnico Tite revelou seus 26 selecionados para defender as cores verde e amarela na Copa do Mundo. Momento tão emblemático para o torcedor brasileiro, a convocação oficial sempre é cercada por dúvidas e apostas. Quem está em melhor fase? Quem merece mais ir ao Mundial? A estreia do Brasil na Copa do Mundo 2022, no Qatar, está marcada para o dia 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília), em um jogo contra a Sérvia.
A grande questão desta última convocação de Tite sem dúvidas foi Daniel Alves. Desde que saiu do São Paulo o jogador não rendeu, foi ao Barcelona, fracasso. Foi ao Pumas, Fracasso. No momento, o lateral treina com o Barcelona B e é acompanhado de perto pelos preparadores físicos da seleção. Há quem diga que sua convocação foi apenas por ser um líder do elenco, e não por seu desempenho dentro de campo nos últimos anos. Seja qual for o motivo, Dani vai ao seu último mundial e com grandes chances de assim como Cafú em 2002, levantar a taça do Hexa.
Foto: Dani Alves, como capitão do São Paulo em 2020.
Ederson:
Além de Dani Alves, outros atletas ex-São Paulo também figuram na lista, poucos sabem mas Ederson, reserva imediato da posição de goleiro, iniciou sua carreira na base Tricolor. Em 2010, ainda no Sub-17 ele se transferiu para Portugal, onde começou sua caminhada na Europa, ganhando maior destaque no próprio Benfica. Sua transferência ao Manchester City validou sua convocação e desde 2018 é unanimidade na Seleção Brasileira.
Foto: Ederson no início de sua carreira, em Cotia.
Militão:
É outro que sempre será relacionado ao São Paulo nas convocações, também é #madeincotia, esteve no Tricolor até 2018, antes de se transferir para o Porto e ganhar destaque e quadruplicar seu valor de mercado indo para o Real Madrid. Hoje é um dos principais atletas dos Merengues. Sua convocação tem muito a ver com o São Paulo, devido a sua polivalência. O Tite precisa de um jogador que jogue tanto de zagueiro, quanto de lateral. Assim foi em seu início de carreira aqui, Militão já fez ambas as funções no Morumbi, isso o qualificou para ser um dos incontestáveis no Catar.
Foto: Militão após marcar um de seus 4 gols com a camisa do São Paulo, esse contra o CRB no Morumbi.
Antony:
Junto com Lucas moura é a transferência mais lucrativa do São Paulo do século. Ao todo Antony já rendeu cerca de R$ 190 milhões de Reais aos cofres tricolores. Sua ida ao Ajax foi meteórica, o que chamou atenção do Manchester United e principalmente de Tite. O atleta saiu do São Paulo em 2020, apenas dois anos depois já é titular no maior campeonato do mundo e com mais destaque internacional, a Premiere League, sem contar o fato de muitas vezes formar ataque com Cristiano Ronaldo, que moral ein…
Foto: Antony comemorando um de seus gols com a camisa do São Paulo, no Morumbi.
Casemiro:
O principal jogador revelado pelo São Paulo que veste a amarelinha atualmente. E também o que foi mais injustiçado pela torcida tricolor. Ao sair do Tricolor em 2013, não teve o carinho da torcida nem a despedida merecida. Uma década depois é um dos jogadores mais vencedores da história do Futebol. São cinco Liga dos Campeões da UEFA, três Mundiais de Clubes, três Supercopas da Europa, três Campeonatos Espanhóis, uma Copa do Rei, três Supercopas de Espanha e por ai vai… Sob o comando de Tite, Casemiro tornou-se peça indispensável no meio de campo da Seleção Brasileira, um dos capitães e figurinha carimbada nas convocações.
Foto: Casemiro comemorando a marca de 100 jogos com a camisa Tricolor, em 2012.
Ao longo desse ciclo de Copa do Mundo, o técnico Tite fez 20 convocações e chamou 87 jogadores diferentes para a seleção brasileira. Muitos ficaram pelo caminho, ao fim do Ciclo de quatro anos que se iniciou com a derrota para a Bélgica em 2018, os 26 selecionados finais são:
Goleiros
- Alisson – Liverpool
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
Laterais
- Danilo – Juventus
- Alex Sandro – Juventus
- Daniel Alves – Pumas
- Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
- Militão – Real Madrid
- Marquinhos – PSG
- Thiago Silva – Chelsea
- Bremer – Juventus
Meio-campistas
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Casemiro – Manchester United
- Fabinho – Liverpool
- Fred – Manchester United
- Paquetá – West Ham
- Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
- Neymar – PSG
- Vinicius Júnior – Real Madrid
- Antony – Manchester United
- Rodrygo – Real Madrid
- Raphinha – Barcelona
- Richarlison – Tottenham
- Pedro – Flamengo
- Gabriel Jesus – Arsenal
- Gabriel Martinelli – Arsenal
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Pedro Moura | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Youtube
Me siga no TikTok
Me siga no Twitter
Post aberto para comentários.
(2) Comentários
Emerson
7 de novembro de 2022Nossa... meritocracia vai longe! O Tite, se é de sorte que ele quer (D Alves a lenda de maior títulos do planeta), levasse uma caixa com pés-de-coelho e pq não, levasse o Cássio do Timão, pois este sim, merecia por jogar de fato, por mais que não fosse jogar, mas quem é este verme que foi convocado hoje. Sorte do Tite que ele está de saída, pois não teria mais moral para realizar escalações, pois nenhum desculpa, justificaria qualquer nova convocação maluca estilo essa!
Dan
7 de novembro de 2022Um grande são paulino um dia disse à imprensa: "Minha Copa do Mundo é a Libertadores e meu coração tem três cores: vermelho, preto e branco". Saudades de um tempo que não volta mais.