Mais uma vez a torcida corinthiana entoou gritos e cantos homofóbicos em um clássico contra o São Paulo, em Itaquera.
Apesar dos avisos para a torcida encerrar os gritos homofóbicos, o juiz Bruno Arleu de Araújo em um momento paralisou a partida na tentativa de conter a torcida. Os gritos, que começaram no setor das organizadas e reverberaram em boa parte do estádio, foram citados na súmula da arbitragem.
É o segundo caso seguido que ocorre em uma partida entre os dois clubes tendo como palco o Itaquerão. O Portal UOL relembrou que a mesma atitude ocorreu em maio do ano passado, quando Corinthians e São Paulo se enfrentaram também na casa alvinegra. Naquela ocasião, os gritos da torcida corinthiana foram registrados na súmula da partida pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio.
O curioso é que o Corinthians é conhecido por acolher em seu estádio membros da diversidade como os torcedores das “Gaivotas da Fiel”, uma torcida LGBT presente e atuante no estádio da zona leste, porém parte de seus torcedores possui atitude incoerente com o que prega a instituição, quando o jogo é contra o Tricolor.
Fundador da Gaivotas da fiel!!#EuSouCorintianoRosa👠 pic.twitter.com/RJ3uBdHqjE
— Alicìnha☆ (@Alicinhaspfc) February 21, 2018
A pena prevista para no artigo 243 – G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva é a perda de três pontos e multa de R$ 100 mil reais e, desta vez, a reincidência é clara.
Papo reto: se não houver punição severa por parte das autoridades, como houve nos tempos de homofobia nos tiros de meta, isso não acabará em Itaquera. Alô, STJD e CBF. Desta vez teremos punição prevista por lei pela reincidência ou tudo acabará em pizza e mais uma vez veremos isso acontecer no próximo majestoso no Itaquerão?
Vejam algumas opiniões sobre o assunto no Twitter:
A verdade é que enquanto não tiver punição de VERDADE a arena vai ser sempre o palco para homofobia.
A torcida organizada que aceitou um ESTUPRADOR é a primeira a entoar os cânticos.
VERGONHA!
— FieL LGBT (@FielLGBT) May 14, 2023
A mesma torcida que botou o Cuca pra fora entoou cantos homofóbicos p/ o time do São Paulo. E aí, vão passar pano ou usarão do mesmo rigor p/ condenar os criminosos do Itaquerão? Será que vão pedir para fechar os portões de Itaquera em dias de jogos do Corinthians? Quero ver.
— FABIO SORMANI (@fabio_sormani57) May 14, 2023
Sobre os frutos homofóbicos o Corinthians precisa ser punido para o bem do futebol. Se não for punido o episódio Cuca foi a maior hipocrisia da história.
— Ricci Jr (@riccijr) May 15, 2023
A torcida do Corinthians que está soltando gritos homofóbicos na arena NÃO NOS REPRESENTAM
— Paola Dybala (@Paolafcost) May 14, 2023
Telão da Neo Química Arena. pic.twitter.com/37Ndoo3jMK
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) May 14, 2023
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(3) Comentários
Multatuli
15 de maio de 2023Descansa, Alessandro. Vamos ao que importa. O tweet do Sormani é o melhor exemplo da fabricação da história dessa torcida e desse clube: "A mesma torcida que botou o Cuca pra fora entoou cantos homofóbicos p/ o time do São Paulo". Não, não foi A MESMA torcida. Cuca saiu porque houve protesto do time feminino e, a reboque, veio uma pressão absurda da imprensa (sempre ela, a malvadona, né?), que escancarou a hipocrisia do "time do povo" e sua torcida. A grande T.O. deles, como bem disse o pessoal da FieL LGBT, não deu um pio sobre o caso Cuca, já que ter um treinador de renome que pode tirar o time da crise é muito mais importante do que ter coerência e postura - mesmo que esses valores sejam, também, pura fabricação. Mas isso não vai dar em nada. Se em casos de racismo, crime que o torcedor brasileiro tolera muito menos do que homofobia, não houve punição severa, imaginem aí com cânticos que muitos veem apenas como "zoeira do futebol". E antes que venham com complexo de vira-latas, adianto: não é só no Brasil. Em todo o mundo a arbitragem paralisa a partida por 2 min, anota na súmula, retoma a partida e o assunto só vai ganhar repercussão na imprensa (de novo ela!). É assim com homofobia, é assim com racismo. Lukaku, que sofre racismo pra caramba, foi expulso recentemente por se indignar com os gritos racistas que ouvia na Itália - e teve jogador brasileiro (negro) que achou justa a expulsão "porque ele já tinha amarelo. Todo mundo sabe que os cânticos homofóbicos têm data e lugar pra serem entoadas com maior veemência: todo Majestoso no Itaquerão. Não haverá punição exemplar porque TODOS os clubes grandes são blindados, são instituições que não podem sofrer essa desmoralização - o país pode acabar, mas seus grandes clubes não. Se fosse a torcida de um clube sem tradição fazendo isso, com certeza STJD e CBF mostrariam serviço. Só espero que não haja torcedor nosso querendo dar o troco no Morumbi. Cânticos preconceituosos sempre foram e sempre serão idiotas. Em toda torcida há pessoas com as características que são motivo de preconceito e zombaria (cor, sexualidade, sexo, classe social, etc). Torcida tem é que entoar cântico que exalte o próprio clube, não ficar sujando a boca falando nome de rival.
Emerson
15 de maio de 2023Torcida bem hipócrita, que se vestiram de juíz para o Cuca (não estou defendendo o cara, pois pra isso existiu o julgamento, mas... cuidar da vida alheia é irresistível não é, impresa e torcida?!), aí agem dessa forma! Mas é isso aí mesmo, eles tem como se fosse deles aquele grito: "Eu Nunca Vou Te Abandonar", e vendo o jogo contra o Fortaleza, aos 40 do segundo tempo tinha torcedor indo embora! kkk Espero que caiam novamente! SPFC seja por força própria ou alheia sempre parece o Madre Teresa de Calcutá FC, lá no paulista de 2005 acho, o Grafite salvou eles da B, sempre que enfrenta essas draga nessas fases, entrega a paçoca pro glorioso! Pega time que não faz gol, toma! Que não pontua, empata! Tem um tabu a favor, Continua! Triste ser o time da sina e não da virada de fato! Apesar de ter achado que jogamos bem, acho que foi o melhor com Dorival Senior, mas acho que só foi melhor, pq realmente este time de itaquera está realmente caminhando para B, pois se encolher assim depois desse presente do juíz, foi bem nanico mesmo! E o 'Crack' da partida ontem foi o Árbitro! Deem a 10 pro cara! Futebol é esporte de contato, é como ir para o trabalho, pegar o ônibus e se alguém te tocar é um B.O. na polícia, seriam uns 50 na ida e outros 50 na volta. Futebol no Brasil já é um lixo, só refugo, mas nossa arbitragem é má intencionada sim, ainda mais nessa época de crimes das "Bet", como um torcedor pode acreditar em alguma coisa que aconteça ali dentro de campo? Mesma coisa na partida do Forteleza, menos pior que foi ruim pra todo lado lá, mas parece que até os juízes fazem das suas para alguém levar alguma "apostinha marota", palhaçada!
Alessandro
15 de maio de 2023Estamos no Brasil, aqui bandido vira presidente, clubes como Corinthians e Flamengo que são protegidos da Rede Globo podem tudo e quem não concordar estão sendo fascistas e estão ferindo a democracia, simples assim, não vai virar nada.