A vitória do Cruzeiro sobre o Goiás nos últimos minutos de jogo, no estádio da Serrinha, embolou o bloco que luta para fugir do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Segundo o economista Bruno Imaizumi, em parceria com o “Espião Estatístico” (GE.Globo), excluindo os já rebaixados América e Coritiba, existem ainda dez clubes com risco de rebaixamento na competição. Alguns deles, segundo as análises, ultrapassando os famosos quarenta e cinco pontos propagados a cada ano para o corte.
São eles: Goiás, Bahia, Santos, Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Cuiabá.
O Tricolor aparece com 99,94% de chances de permanência na série A, porém há um detalhe na projeção. Tirando o praticamente rebaixado Goiás, todas as equipes com chance de rebaixamento possuem no mínimo 64% de chances de sair da degola. Isso quer dizer que a “gangorra” das porcentagens é ainda grande e vai variar muito de acordo com a performance de cada clube nos três últimos jogos da competição.
Há ainda uma vaga bem aberta para a segunda divisão.
Nesta quarta temos um difícil confronto diante do Bahia, em Salvador. Um empate praticamente selaria a permanência na primeira divisão pois, além de dar mais um ponto ao São Paulo, tiraria dois do rival abaixo da tabela. Depois, no final de semana ainda há o confronto diante do Galo mineiro e, para encerrar a competição, a partida contra o Flamengo, no Morumbi.
Fora isso existem uma série de confrontos diretos nestas últimas três rodadas. Vasco x Corinthians, nesta terça, é um deles. Cuiabá e Internacional é outro jogo envolvendo duas equipes ainda sob risco. Isso fora os confrontos dos debaixo com os de cima.
As chances de queda Tricolor hoje são mínimas e dependeriam de uma combinação precisa de resultados, mas é bom ter seriedade no confronto desta quarta para que as coisas não possam se complicar na reta final de um ano vitorioso até então pela conquista da Copa do Brasil.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(4) Comentários
Multatuli
28 de novembro de 2023A matemática não considera a dificuldade dos adversários e nem desempenho das equipes. Se o Vasco vencer hoje e perdermos amanhã, ficaremos a apenas 3 pontos do Z4 tendo dois candidatos ao título como adversários. Muita gente celebrou o 5x1 do Bahia sobre o small, mas a verdade é que o resultado foi péssimo pra NOSSA tabela. Que o SP jogue o que não vem jogando, vença e nos dê algum sossego - e que os times que estão abaixo da gente também não somem pontos, principalmente os que estão mais próximos ao Z4.
CARLOS TAKEI
28 de novembro de 2023Vejam como os nossos dirigentes, contumazes que são, se especializaram na recorrência de viver beirando a segundona no Brasileirão: https://ge.globo.com/.../sao-paulo-terminara-o-brasileiro...
CARLOS TAKEI
28 de novembro de 2023Lamentável que depois do tricampeonato seguido o SP tenha vivido praticamente todos os últimos quatorze anos com as calças nas mãos no brasileirão, flertando com a segundona, sempre pressionado com o risco de rebaixamento. Temos vivido e nos especializados de fazer contas até as últimas rodadas pra saber se cairemos, ou mais uma vez nos salvaremos. O nome disso é desorganização, amadorismo, enfim, pura incompetência! Esse ano, em especial, a situação se mostra complicadíssima, e pior, todos nós prevíamos isso, menos, é claro, os nossos dirigentes!
Jonathan Harder
28 de novembro de 2023Não acho que seja complicado o São Paulo cair, se perder pra Bahia e Atletico, entra na ultima rodada ameaçadissimo!! e ainda pega o Flamengo, lutando pelo titulo.