Como o próprio protagonista deste post disse dias atrás em resposta a um jornalista, ainda não terminamos o ano. Porém creio que é hora de publicar a opinião sobre a gestão de Julio Casares a frente do São Paulo entre os anos 2021 e 2023.
Encontrei o atual presidente do São Paulo pouquíssimas vezes durante a sua gestão mas uma delas, a primeira, me marcou. Esperando no hall de entrada do clube para uma reunião, logo no início de 2021, encontrei rapidamente o novo e aflito presidente Julio que, em tom apressado, disse que gostaria de conversar mais porém precisava “apagar um incêndio” naquele momento. Soube depois que o “incêndio” era uma ação do Dínamo na Fifa por uma dívida com o jogador Tchê Tchê, adquirido por R$ 22 milhões ainda em 2019. A ação foi finalizada em 02 de junho daquele mesmo ano.
Durante os primeiros meses, entendo que a maior missão da gestão Julio Casares foi apagar as gigantes e iminentes labaredas deixadas na mesa, gavetas e por baixo dos tapetes da sala da presidência. Para piorar, a pandemia não permitia o clube ter as tradicionais receitas de bilheteria e ST que usualmente tinha, piorando o cenário. O próprio presidente disse em uma entrevista que, apesar do importantíssimo título Paulista daquele ano, ainda havia muita coisa a melhorar e que a situação ainda era muito delicada.
Pois bem, em três anos de gestão, Casares aparentemente controlou as grandes labaredas (aquelas que queimavam forte e em curto prazo) e evidentemente deu alegrias esportivas ao torcedor, que é o motivo que move esse blog e a paixão de 99% das pessoas que torcem pelo clube. Em três anos o São Paulo conseguiu sair da fila que se formava com o título Paulista de 2021 e conquistou a inédita Copa do Brasil em 2023, fora os vice-campeonatos Paulista e da Copa Sul-Americana, em 2022.
Para quem que, como eu, cresceu assistindo o São Paulo conquistar tudo nos anos 80, 90 e 2000 ainda é pouco mas pelo contexto encontrado, com o Titanic quase afundando em dívidas e más decisões administrativas e esportivas, a melhoria entregue após esses três anos de gestão é clara e evidente.
Juro que não esperava tamanha competitividade e performance esportiva com tantos problemas financeiros. Mas Julio se cercou de ótimos profissionais, entre eles Muricy Ramalho no CT da Barra Funda e Eduardo Toni no Marketing, entre tantos outros que estão até hoje ao seu lado. Com eles, o São Paulo melhorou nesses três anos e a expectativa é de consolidação da evolução no próximo triênio.
Além do ganho esportivo, o clube melhorou muito as receitas provenientes de bons contratos do Marketing e com Patrocínios. A chegada da New Balance e os acordos com a Mondelez e Live Nation mostram uma instituição com credibilidade resgatada após um trabalho importante dentro e fora de campo. Para mim, foi o setor que mais cresceu nos três anos de trabalho.
A torcida foi um fator crucial para esse resgate. Apesar de tropeços, como a eliminação diante do Água Santa no Paulistão ou o frustrado vice-campeonato numa partida horrorosa em Córdoba, não se viu nocivos protestos ou o torcedor “desistindo” de comparecer ao Morumbi. pelo contrário: nunca houve média de torcida tão grande como a do São Paulo em 2023. Um grande feito!
Além do futebol e marketing, destaco a criação do setor de inovação como uma ótima iniciativa. O São Paulo sempre foi conhecido por ser pioneiro no Brasil e esse núcleo novo tem a missão de retomar essa posição. Sobre o estádio do Morumbi, ele se manteve muito bem conservado e o gramado continua um dos melhores, senão o melhor, do Brasil.
Além de controlar as contas emergenciais, ainda há dois pontos em que o São Paulo precisa melhorar bastante. O primeiro é a relação com o Sócio Torcedor e as vendas via Total Acesso, ainda extremamente turbulentas desde gestões e gestões passadas. A outra é confirmar a excelência do Reffis, Departamento Médico, físico e Fisiológico na Barra Funda. Conforme essa reportagem, mesmo com muitas mudanças o São Paulo continua penando neste quesito e terminou 2023 como vice líder em lesões que ocasionaram desfalques de jogadores entre os clubes da Série A. Isso afeta muito o desempenho do clube no Brasileirão, que é um torneio de regularidade.
Para resumir, entre ônus e bônus, minha avaliação da gestão Casares é extremamente positiva, tendo em vista o histórico, o contexto encontrado e os resultados no futebol e marketing. Porém, ainda há muita coisa a melhorar, principalmente nas despesas com o futebol que ainda desequilibram o orçamento do clube.
Gestão Julio Casares 2021-2023:
(Avaliação Blog São Paulo Sempre)
Futebol: ótima
Marketing: excelente
Estádio: ótima
Financeiro: boa dentro do contexto, mas ainda a melhorar
Sócio Torcedor: a melhorar
Departamento Médico: a melhorar
Clube Social: ótima
Avaliação geral: ótima
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(4) Comentários
Rafael
30 de dezembro de 2023Eu especificaria o seguinte: - A saúde financeira do clube precisa continuar sendo recuperada e os atletas devem ser prioridade dentro de compromissos financeiros firmados; - A gestão de fisiologia do departamento médico precisa garantir um projeto em sintonia com a comissão técnica, que suporte o calendário da temporada. - A comissão técnica precisa garantir duas equipes competitivas para alternar entre as partidas. Assim, os atletas conseguem manter-se mais saudáveis para os confrontos que virão. - Afastem qualquer "estrelinha" que achar que são maiores que o clube. Não há mais espaço para este perfil de atleta no SPFC. Ou mostra raça e vontade dentro de campo ou vaza. - Por fim, uma reflexão para o Casares: Embora sua nova gestão esteja iniciando, pretende deixar alguém disruptivo e sério como vc tem sido até aqui no SPFC, ou o próximo presidente será responsável por levar o SPFC a ser apenas um figurante no futebol como estávamos nas lamentáveis gestões anteriores? Meu desejo é que o SPFC seja o Real Madrid do Brasil. Existe muito a ser feito e espero que alcancemos. #oclubedafe
Emerson
29 de dezembro de 2023O SP deu chapéu na porcada com o Bobadilla, aí a Tia Peppa deu chapéu no SP levando o Caio, daí o SP fez esse acordo de reforma de R$800 milhões com a mesma parceira da porcada com a WTorres... onde isso vai parar!? Esse Casares tá on d+
Alessandro
29 de dezembro de 2023Só acho que ao invés de buscar medalhão sem contrato e pagar fortunas, prefiro que use a base, os jogadores jovens que pode render ao clube, afinal gasta uma fortuna com Cotia
Linda maria da Silva Sanches
29 de dezembro de 2023Continue se esforçando para alcançar os objetivos