OPINIÃO São Paulo 0x1 Santos

Um clássico “feio”, decidido no detalhe, como eu imaginava. Pena que o detalhe foi um pênalti ao meu ver contestável a favor do Santos. O São Paulo conhece sua segunda derrota na temporada e deixa de ser líder geral na tabela mas mantém a liderança no grupo D.

 

Apesar de toda a polêmica envolvendo a fraca árbitra Edina Alves Batista, o Santos não deixou de merecer a vitória pois cumpriu aquilo que seu técnico mais sabe fazer: amarrar o jogo e lutar por um ou outro lance capital. Já o São Paulo, com uma defesa sólida mas muito prejudicado com as ausências de Lucas, Rato e um lateral direito qualquer para atuar no setor, já que os três que temos estavam indisponíveis para o jogo, contou com experiências táticas mal sucedidas do meio para frente em boa parte da partida. O resultado foi inoperância criativa e poucas chances claras diante de João Paulo, principalmente antes do gol tomado.

 

Há também um componente psicológico de superação. O adversário, sem Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e com uma amarga série B pela frente, trata o Paulistão como uma Champions League. É a chance do Peixe, melhor montado que no ano passado, ganhar dignidade para o restante da temporada.

 

Sobre as polêmicas de arbitragem, Luciano fez um bonito gol mas estava impedido, o pênalti do Wellington eu vi e revi o replay e até agora fiquei na dúvida se houve toque em Otero e o lance do Erick eu validaria o gol mas entendo que na regra nova, é marcada a infração em qualquer mão que favoreça o atacante, mesmo com o braço colado ao corpo. Porém, o que me irritou mais que as decisões do VAR, foi a insegurança da árbitra ao marcar faltas e picotar o jogo, favorecendo quem queria amarar a partida, além da chance de ouro perdida por Juan e a insistência de Calleri em sair da área, obviamente.

 

Em poucas palavras, foi um jogo fraco tecnicamente, com um Santos mais arrumado e decidido do que tinha que fazer diante de um São Paulo bastante deformado de suas principais armas criativas e uma arbitragem insegura para colocar mais gasolina no fogo de um clássico.

 

E se Juan fizesse aquele gol “feito” aos 51 minutos? A opinião seria diferente? Não. Continuaria achando que o Santos seria mais bem sucedido com a sua proposta num empate.

 

Culpar Carpini? Há uma parcela de responsabilidade na derrota sim, mas longe de ser o maior culpado. O técnico citou os lesionados na coletiva e comentou a tentativa em criar um outro sistema de jogo com o que tinha, se equilibrando fisicamente e tecnicamente com o adversário, que em muitos momentos não funcionou. Não pecou na omissão.

 

A próxima partida também será no Morumbis, diante do Bragantino que venceu a Ponte Preta em Bragança. Mais uma possível casa cheia e mais uma vez o time no limite, sem Lucas, Rato e possivelmente sem lateral direito.

 

Notas dos personagens do jogo:

 

Rafael: 5,5 – Atuação tranquila.
Bobadilla: 6,0 – Foi bem, improvisado na LD.
Arboleda: 8,0 – O melhor do São Paulo.
Diego Costa: 7,5 – Partida segura.
Wellington: 4,5 – Afobado no lance capital.
Pablo Maia: 6,0 – Partida dentro do seu padrão.
Alisson: 5,5 – Não brilhou mas não comprometeu.
Galoppo: 4,0 – Partida ruim do argentino.
(Erick): 6,0 – Mexeu com o ataque e fez um gol, anulado.
Luciano: 4,0 – Mais uma partida fraca na armação.
(Ferreirinha): 5,5 – Criou boas jogadas mas chuta muito mal.
Calleri: 5,0 – Saiu muito da área, mais atrapalhando que ajudando.
Juan: 4,0 – O gol que perdeu atacante não perde em hipótese alguma.

 

Thiago Carpini –  Sem “meio time”, tentou algo novo, o que obviamente não deu certo. Obviamente se tivéssemos Lucas de um lado e Wellington rato de outro, além de um lateral direito, a coisa seria diferente, por isso não responsabilizo somente o técnico pela fraca atuação. Mas acho que poderia ter colocado Erick e Ferreirinha antes. Nota: 4,5

 

Entre agora no canal do Blog no Whatsapp

 

 

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.