OPINIÃO Criciúma 1×1 São Paulo

OPINIÃO Criciúma 1×1 São Paulo

Em noite de lambança e golaço, o São Paulo empata com o Criciúma em Santa Catarina e continua a fazer o seu torcedor sofrer em busca da vaga na próxima Libertadores da América.

 

Diante do contexto, o lindo gol de Liziero no final da partida salvou o São Paulo de um grande prejuízo. Porém, a partida mostrou mais uma vez uma equipe pouco confiável tática e tecnicamente, ressaltando a oscilação que a marcou durante quase toda a temporada, exceto apenas ao primeiro mês de Zubeldía no comando.

 

Da parte técnica, é o que todos vêem faz tempo: Calleri, Lucas, Luciano e, nesta noite Arboleda, não vivem um bom momento e isso é para mim a maior causa das eliminações nas Copas em jogos disputados diante do Galo e do Botafogo. O São Paulo só crescerá com o crescimento dos seus atletas que fazem a diferença.

 

Do ponto de vista tático, apesar de Zubeldía ter testado formações diferentes, o que vimos foi mais do mesmo, isso é, o 4-2-3-1 que vira um inócuo 4-2-4 com Lucas “batendo cabeça” com Luciano, pouco avanço dos alas (sim, Jamal e Igor são mais alas que laterais), pouca chegada dos volantes e Calleri isolado, sem receber uma bola boa sequer.

 

Eu não sei se o 3-5-2 poderia ajeitar a equipe mas tenho convicção que para ontem seria a melhor estratégia. Claro, a furada nível “Os Trapalhões” de Arboleda após a espalmada mal cuidada de Rafael acabou com a estratégia do São Paulo, mas mesmo sem a bizarra jogada, o Tricolor já se mostrava mais uma vez difícil, apesar de nunca faltar entrega.

 

A boa notícia foi a volta de Ferreirinha. O time muda com ele em campo. Wellington Rato mais uma vez entrou bem e distribuiu bem o jogo no tempo que esteve em campo. Eles e Liziero fizeram a diferença.

 

Eu creio na classificação a Libertadores mas, após a temporada, é preciso resolver algumas pendências internas no CT, envolvendo jogadores e Comissão Técnica. Calma, não é motivo de demissão de técnico e sim de ajustes técnicos e táticos para a temporada seguinte. Precisamos de laterais, um meia que distribua jogo no meio (parece óbvio mas no São Paulo não é) e que nossos atletas que resolvem estejam aptos a desenvolver o potencial que desenvolveram em 2023.

 

Vamos São Paulo!

 

Nota dos personagens da partida:

 

Rafael: falha no gol do Criciúma. Nota: 4,5

Igor Vinícius: pouco aproveitado como ala. Nota: 5,0

Arboleda: a pior partida do zagueiro na temporada. Nota: 2,0

Alan Franco: partida regular, sem sustos. Nota: 5,5

Jamal: boa iniciativa no começo do jogo, depois caiu. Nota: 5,0

Luiz Gustavo: trabalho regular na frente da zaga. Nota: 5,0

Marcos Antônio: o meio-campo, no geral, foi mal. Nota: 5,0

Lucas: tentou ditar o jogo, sem sucesso. Desconectado. Nota: 4,5

Luciano: partida muito discreta. Chutes no espaço. Nota: 4,0

Calleri: nhaca que não termina mas participou do gol. Nota: 5,0

Erick: discretíssimo no ataque. Nota: 4,0

 

Destaques: Ferreirinha: 7,0, Liziero (golaço): DEZ e Wellington Rato (ótima participação): 8,0

 

Zubeldía: formação “mais do mesmo” num jogo onde poderia ter explorado mais os alas que tinha. As suas substituições surtiram efeito e Ferreirinha, Wellington Rato e Liziero foram diretamente responsáveis pela melhora e empate. Nota: 5,0

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook

Post aberto para comentários.