Jamal Lewis: adaptação ou limitação?

Jamal Lewis: adaptação ou limitação?

O norte-irlandês Jamal Lewis, reforço recente para a lateral esquerda, mais uma vez teve atuação abaixo do esperado enquanto titular e acabou substituído no segundo tempo do jogo diante do Bahia.

 

A situação novamente abre um velho novo alerta para a posição e preocupa a torcida, uma vez que Wellington está de saída e Patryck, quando teve oportunidade para mostrar futebol, não conseguiu convencer.

 

Zubeldía já atuou pelo lado esquerdo com Michel Araújo, Liziero e nesta última terça improvisou o zagueiro Sabino no setor em uma clara mostra de insatisfação com o início do britânico.

 

No popular: já dá para decretar que é o britânico é bagre?

 

O técnico tem plena ciência de que o jogador passa por uma drástica adaptação, não somente ao futebol brasileiro e a sintonia de jogo do Tricolor mas principalmente em relação a comunicação com seus companheiros.

 

“Há um período de adaptação que ele tem que transitar, não é fácil quando um jogador não fala espanhol ou português, na comunicação, tem um preço, quando defende e ataca. Está sendo o que melhor pode ser agora, mas vai ter de trabalhar muito para se adaptar rápido.” – comentou Zubeldía.

 

É verdade que Jamal está mais perdido em campo que chiclete na boca de banguela. Não sabe se defende ou ataca e depende do “sinal” dos defensores. No empate diante do Criciúma, foi dito na transmissão que Jamal por enquanto só sabe dizer “bom-dia” aos seus companheiros na língua portuguesa e que toda a comunicação em campo pelos jogadores é realizada de forma gestual.

 

Apesar de elogiar a disposição do atleta em se encaixar o mais rápido possível no futebol brasileiro, é evidente que o Tricolor vai ao mercado no final do ano. Zubeldía deixou a possibilidade para a diretoria e o próprio presidente Julio Casares evidenciou a falta de contingente para a posição, em uma entrevista recente a ESPN.

 

Na minha visão, adaptado ou não, Jamal seria neste momento jogador para compor elenco, não fosse a necessidade extrema e crônica da posição no Tricolor. O problema foi a grande expectativa gerada na contratação, muitas vezes pelas peças de comunicação e manchetes da imprensa, que criaram uma ilusão de um atleta europeu 100% pronto para atuar em território nacional.

 

A inusitada contratação induziu o torcedor a superestimar Jamal. Ainda acho cedo para decretar a real qualidade do lateral mas, pelas limitadas atuações na sequência diante do Cuiabá, Criciúma e Bahia, é fato consumado que o futebol do norte-irlandês ainda está distante do ideal.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook

Post aberto para comentários.