Este é a novidade que o presidente Julio Casares prometeu para esta segunda-feira, em evento no estádio do Morumbis: o “SPFC University”, projeto de instituição de ensino em parceria com o Grupo SEB, que levará a marca do clube.
O objetivo do projeto é formar profissionais para trabalharem no universo do futebol através de cursos livres, aulas de graduação e pós-graduação, com foco no futebol. João Paulo Medina, criador do Grupo SEB, já atua na qualificação de profissionais para trabalhar no esporte.
As atividades começam em 2025, com onze cursos de graduação e pós-graduação que fazem referência ao número de jogadores de um time em campo e o São Paulo deve utilizar alguns de seus ídolos marcantes para promover os cursos. Em entrevista ao Portal “Valor Econômico”, Casares afirmou que Muricy Ramalho poderá dar uma aula magna na SPFC University.
Até onde eu pesquisei, uma faculdade totalmente voltada ao futebol tendo um clube como “label” é uma iniciativa inédita no Brasil. O que mais chegou perto disso envolvendo o São Paulo e ensino foi o curso de formação de dirigentes de futebol, criado pelo São Paulo em parceria com a ESPM, Escola superior de Propaganda e Marketing, em 2006.
Eu fui um dos aproximadamente 30 alunos que completaram o curso presencial de duas semanas e obtiveram o certificado do São Paulo. Na ocasião, única na história do clube e da ESPM, tive aulas com o ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa, Marco Aurélio Cunha e o próprio Julio Casares, entre outros.
Muito interessante a iniciativa. O projeto tem o meu total apoio. Não é todo mundo que sabe mas, além de formado em publicidade e jornalismo, nestes últimos dez anos completei curso de técnico profissional e também de arbitragem, para ajudar na análise dos jogos. Gosto de obter aprendizado constante. Quem sabe não me matricule também em algum curso do meu clube de coração?
Para mim, qualquer coisa que envolva ensino no Brasil deve ser enaltecido. O grande mal deste país, causa de todas as turbulências políticas, sociais e econômicas é a falta de incentivo do aprendizado a população.
Se melhorar a qualidade do futebol praticado aqui, já será um avanço.
“Um povo sem cultura e sem educação é como gado que se toca para onde se quer.” – Anderson Sabino.
Não confundir o “gado” com o termo coloquial atualmente usado na política.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook
Post aberto para comentários.
Nenhum comentário