Confirmei com uma fonte: o São Paulo está com o projeto de reforma do Morumbis, projetado pela W Torre para a modernização do estádio e aumento de capacidade de público para jogos e eventos.
.
Segundo Marco Siqueira, CEO da W Torre, a empresa aguarda mais algumas rodadas de conversas no sentido de definir o modelo de negócio e o que seria realizado, mas adiantou que entre algumas melhorias, uma cobertura é vista com bons olhos pelas duas partes.
Entretanto, Siqueira afirmou que a cobertura prevista no projeto seria, além do item de maior custo do orçamento, o assunto mais delicado entre tudo o que foi discutido.
Recentemente perguntei a um membro do alto escalão da atual gestão do São Paulo sobre a implementação de um gramado sintético no CT da Barra Funda, para que os jogadores pudessem se adaptar aos movimentos do piso existente nos gramados do Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e Barueri. A resposta foi curta e simples: “não é previsto”.
.
A resposta me dá uma certeza. O clube dificilmente abrirá mão do uso de grama natural, tanto em seu CT como principalmente para o Morumbis. Já a W Torre defende a cobertura e também o gramado sintético, com custos mais baixos e melhor adaptada para shows e eventos musicais.
Abaixo, algumas imagens criadas pelo escritório MEIS, de Los Angeles.
Esse deve ser um dos principais pontos de discussão do projeto. Além do gramado, uma das principais discussões é sobre a possível elitização do estádio após as reformas.
Com a aproximação das cadeiras e consequentemente dos espaços “VIP” previstos nas áreas do entorno do gramado, o aumento do tíquete na parte inferior do Morumbis será inevitável. No entanto, o bolso de quem frequenta as áreas populares não pode e não deve ser afetado em prol das reformas.
Claro, estes novos e exclusivos lugares ficariam com torcedores que terão condições de pagar pela “experiência” mas as arquibancadas devem permanecer com o tíquete popular para que o estádio pulse com os 85 mil lugares previstos.
Eu, Daniel Perrone, sou a favor das reformas com a manutenção do gramado natural e a existência de uma cobertura parcialmente fechada, semelhante a usada no Maracanã. Além destes dois pontos, defendo com unhas e dentes a manutenção dos preços populares nas arquibancadas. Estes torcedores não podem de jeito nenhum sofrer qualquer impacto com o “novo Morumbis.”
Aguardemos os próximos capítulos dessa possível e delicada aliança.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(3) Comentários
Vanderlei
19 de maio de 2025Suplico... Retirem essa Pista Olímpica, pra quê isso...? O clube nem usa essa merda, aproxima o torcedor, põe estilo arena , faz um modelo que impõe respeito e que seja atormentandor prós adversários... 😎⚽🇾🇪✅
Ozzmair
17 de maio de 2025Que não seja essa cobertura das projeções...
Neto Envergonhado
17 de maio de 2025Creio que a melhor solução entre gramado e carpete de soçaite prevendo o uso do estádio para shows seja adotar o mesmo gramado híbrido da Neoquímica Arena, piso de que não se ouvem reclamações.