Derrota e eliminação em Curitiba. O São Paulo se despede da Copa do Brasil ao perder as três cobranças na disputa de pênalti, após perder pelo placar mínimo no tempo regulamentar.
.
O minuto três condicionou toda a partida. Uma expulsão no mínimo duvidosa de Rafael, que o VAR não deu nem margem do juiz verificar se houve ou não toque, colocou o São Paulo com dez em campo praticamente durante todo o jogo.
Crespo recuou Luciano, deixou Ferreirinha na frente e manteve a base defensiva. A primeira etapa, que durou 55 minutos foi muito picotada e pouco jogada. O time limitou-se a se defender (bem) e explorar bolas longas para o camisa 11, se sucesso.
Já a segunda etapa teve um pouco mais de jogo mas a pressão paranense continuou com a superioridade numérica. Com a vantagem no placar após muitas tentativas na área, o Athletico procurou o segundo gol que lhe daria a vaga direta, enquanto o São Paulo esperava levar a partida para os pênaltis.
.
Nos penais, brilhou a estrela de Santos, ídolo da torcida do Furacão, em cima de Jandrei, Sabino e Tapia. O goleiro pegou os três pênaltis batidos pelos são-paulinos e foi o herói do jogo.
Crespo fez de tudo na partida. Tirou Rodriguinho para a entrada do goleiro suplente, sacou os amarelados no intervalo e colocou Pablo Maia e Tapia
São Paulo eliminado nas oitavas da Copa do Brasil. Podemos falar (bastante) do lance que condicionou o jogo, podemos culpar Jandrei pelo gol tomado (apesar de ter sido duas vezes desviada, era pegável), podemos criticar bastante as cobranças mas vou repetir o que falei na semana passada, inclusive com várias críticas a minha opinião nas redes sociais: o São Paulo deixou de matar o confronto no Morumbis.
Além de ter se “acomodado” na segunda etapa e não ter feito a pressão necessária para gols, o time sofreu um amaldiçoado gol no fim da primeira partida. O castigo foi cruel.
Agora é levantar a cabeça e seguir no Brasileiro e na Libertadores.
Nota dos personagens da partida:
Jandrei: no lugar de Rafael, falhou demais das cobranças de pênalti. Não conseguiu ir em nenhuma bola e perdeu a última cobrança do São Paulo. Nota: 3,0
Ferraresi: muito esforço e quase um lance de ataque. Nota: 6,5
Arboleda: disperso hoje. Nota: 4,0
Alan Franco: bom papel na zaga. Nota: 6,5
Cedric: hoje só defendeu, sem comprometer. Nota: 5,5
Bobadilla: amarelo com menos de dois minutos. Saiu no intervalo. Nota: 4,5
Alisson: muito esforçado na defesa. Nota: 5,5
Rodriguinho: “sacrificado” aos tries minutos. Sem nota.
Enzo: sofreu bastante no segundo tempo, com Leozinho. Nota: 4,5
Luciano: recuou para o meio e tentou jogadas, sem muito sucesso. Nota: 5,5
Ferreirinha: isolado no ataque, foi dominado pela defesa paranaense. Nota: 5,0
Sabino, Pablo Maia, Marcos Antônio e Tapia. Os suplentes Sabino e Tapia bateram ridiculamente os seus penais, permitindo uma larga vantagem ao Athletico.
Crespo: nenhuma culpa na desclassificação. Escalação correta, mexidas corretas. Jogar com dez toda a partida no caldeirão que é a Arena é difícil. Nota: 6,5
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.
(7) Comentários
Multatuli
7 de agosto de 2025A displicência no primeiro jogo foi o que encaminhou a eliminação. Não é de hoje que esse time para de jogar quando abre 2x0 de vantagem. Com Jandrei no gol, é CERTEZA de que o adversário marcará um; se semana passada o jogo tivesse acabado 3x1 ou 4x1, os fachos do PR não acreditariam na vaga. Quando o árbitro deu aquele amarelo pro Bobadilla com menos de 2 min de jogo, já imaginei que teríamos uma jornada daquelas. A expulsão não foi questionável, foi errada! É incrível como a arbitragem sempre tem muita convicção em lances polêmicos que são contra a gente. Houve o toque, mas havia cobertura, a bola não estava indo pra frente... que marcasse a falta e desse amarelo. 3 min de jogo... se fosse do outro lado, ele teria certeza absoluta de que nosso atacante simulou. Engraçado que o VAR ficou 2 min caçando pênalti do Arboleda, mas não chamou o árbitro nesse lance. Enfim, nenhuma surpresa. Jandrei é uma piada; talvez seja o único goleiro do mundo que quanto mais erra, mais ganha confiança pra fazer palhaçada e ser displicente. Tomou gol defensável (pra variar), saiu errado do gol umas 3x, não acertou o canto em nenhuma cobrança, mas foi lá bater o pênalti decisivo. Dessa eliminação o time precisa tirar três lições: tem que golear quando tiver a oportunidade, precisa colocar todo mundo pra treinar pênaltis (duvido que algum time tenha um desempenho pior) e que continuar considerando Jandrei como o substituto imediato do Rafael é algo insustentável - não é possível que Young e outros goleiros da base sejam piores do que ele. Acho que o SP não queria ir muito longe nessa CdB, mas a eliminação foi muito ridícula.
Renato
7 de agosto de 2025O problema é que, com a chegada do VAR no Brasil, deixou de existir a intensidade. Se o jogador sentir o fio do meião tocando nele, vai se jogar e o VAR vai olhar milimetricamente se houve toque. Neste lance, Rafael até toca realmente, mas claramente não é o suficiente pra derrubar. Mas não podemos deixar de mencionar os cartões amarelos por toque nos rosto pro SP e a ignorada quando foi com o jogador do Athlhethico.
Paulão
7 de agosto de 2025Acho que o São Poulo entrou acomodado. Foi mal na marcação, nas divididas e velocidade. Entrou para empatar e perdeu no tempo normal e nos pênaltis! O maior erro foi ter subestimado o adversário! Arboleda estava visivelmente lento, Enzo estava tomando dribles que não são comuns ele levar. O Time estava tão recuado, ter 10 em campo não pode justificar isto, que todos os rebotes eram perdidos! Mas vida que segue e bora pro próximo jogo!
André
7 de agosto de 2025Fomos eliminados por vários erros nossos: 1. Arboleda tinha que ter interceptado a bola no lance do gol. 2. Rafael não podia ter dividido. 3. Escalamos mal os batedores. Os melhores têm que cobrar primeiro, mas a sequência foi Sabino, Tapia e Jandrei. 3 reservas / 2 defensores não podem ser o que tinha de melhor. 4. Erramos todas as cobranças, chutando mal todas. 5. Não defendemos as que eles também cobraram mal. O time tem que treinar cobranças de falta e pênalti. Não tem desculpa pra bater mal sempre. É por isso que copas não podem ser prioridade, podem ser apenas bônus por campanha bem feita no Brasileiro. O pênalti aconteceu, tem dois ângulos que mostram a perna esquerda do adversário desviando levemente: https://youtu.be/urPw6qGaAKc
Ronaldo Colognesi Guelsi
6 de agosto de 2025Crespo pra mim tbm foi culpado, como que escala Sabino e Jandrei pra bater os pênaltis? O Segundo com as mãos já é horrível, imagina com os pés.
Ricardo
6 de agosto de 2025PQP!!! Jandrei é um para raio de gols, e Crespo colocar Sabino e Jandrei pra bater pênalti é de cair o corrugado do glúteo. Vaga perdida para nós mesmos erros bisonhos. Que retome o caminho da vitória sábado e paremos de errar pênaltis.
Fernando
6 de agosto de 2025Concordo plenamente , o gol que tomamos no Morumbi fez a diferença, nunca gostei do São Paulo jogando com a Vantagem.