Um relatório elaborado por cinco conselheiros representando o Conselho Deliberativo do São Paulo, manda um alerta grave para a gestão atual. Ele aponta risco de déficit e aumento da já enorme dívida do clube no fim do ano.
.
De acordo com o ge, o documento prevê aumento nos gastos gerais do Tricolor e até sugere opções para conter a grave crise financeira, incluindo até recuperação judicial.
Veja a matéria completa do ge aqui
O documento foi apresentado dia 14 de agosto e não há informações públicas sobre divergências de números entre os autores e a atual gestão. A gestão do São Paulo acredita que a criação do “fundo de Cotia” administrado pela Galapagos é um dos caminhos que aliviam os problemas financeiros, além de todo o investimento que será destinado às categorias de base.
.
.
Outro caminho seria a continuidade das vendas de jogadores. Os primeiros seis meses superaram a expectativa neste quesito, portanto outras vendas no mesmo ritmo poderiam evitar mais um ano de déficit.
Julio Casares, presidente do São Paulo, falou com a TNT Sports sobre o assunto e deu o ponto de vista dele e da gestão atual do Tricolor:
“O trabalho da comissão de acompanhamento financeiro é muito importante. A previsão do déficit é feita caso o São Paulo não faça nenhuma das premissas apresentadas no estudo deles. No entanto, desde que a peça foi levada ao Conselho Deliberativo, muitas ações já foram realizadas, algumas antes mesmo do estudo – corte de horas extras e redução de investimentos em outras modalidades, por exemplo. Além disso, o relatório não leva em conta as últimas vendas de jogadores e ainda temos mais uma próxima janela para atuarmos. O cenário não é de tranquilidade, pois temos de mudar uma cultura e administrar uma dívida de muitos anos, mas trabalharemos firme para aumentarmos ainda mais as receitas e conseguirmos equilibrar as contas“.
Opinião
Qualquer gestor, seja de uma microempresa até de uma multinacional, sabe que nenhuma empresa sobrevive com mais despesas que receitas. Isso é o básico financeiro, até para gente que não sabe muito mais além de somar, multiplicar, dividir ou diminuir.
É inadmissível permanecer em déficit.
Outro ponto: vendo o assunto levantado e a resposta do Julio, percebe-se pouca sintonia entre a direção e o conselho em assuntos delicados como esse.
O São Paulo precisa urgentemente dar uma resposta aos últimos períodos de déficit com um ano no azul, como início de um novo momento. Isso seria bom não somente para os cofres e sim para a auto-estima e confiança de sua torcida. Vale lembrar que toda base de receita de um clube é gerada pela torcida.
Não bastam apenas as intenções. É preciso clareza e transparência nas ações.
Atualizado: Lucas feliz e confiante.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.
(6) Comentários
André
4 de setembro de 2025Por que diabos os gastos aumentaram sendo que não poderia? Aumentar as receitas não resolve nada, porque tem uns poucos irresponsáveis aí com a senha do cartão que vão continuar torrando tudo que o São Paulo faturar. Aí a gente vende vários jogadores importantes, vende até ativo estratégico (como os 30% de Cotia) e continua no vermelho. Quando não tiver mais nada pra vender e ainda estiver no vermelho aí vai ser tarde demais pra admitir que o problema não eram as receitas e sim os gastos. Tem que gastar menos do que arrecada e tem que fazer isso todo ano, porque só isso significa crescimento. Todo ano que a gente não consegue é um ano que a gente encolhe, mesmo se ganhar título. Não tem desculpa. Não tem perdão.
DIEGO
4 de setembro de 2025Tinha eh que fazer uma limpa , começando pelo altos salarios de conselheiros que soh ficam mamando dinheiro no clube e nao agregam em nada !
Daniel Perrone
5 de setembro de 2025Conselheiro não recebe salário.
Alessandro
3 de setembro de 2025É evidente que há um responsável pelo endividamento do São Paulo e pela não contratação de Marcos Leonardo: Júlio Casares. O presidente, mais preocupado em se autopromover como blogueiro do que em gerir o clube com seriedade, apostou numa jogada de marketing fantasiosa, acreditando que conseguiria trazer um jogador de nível de seleção a custo zero. Só na cabeça dele esse plano mirabolante poderia dar certo. Achou que os árabes seriam ingênuos, como alguns torcedores que ainda acreditam nessa diretoria. A verdade é que essa gestão tem se especializado em contratar ex-jogadores em atividade. Para Casares, não importa se o atleta está jogando bem basta ter nome, salário alto e mais de 34 anos. Infelizmente, Marcos Leonardo só deve vestir a camisa do São Paulo daqui a uns 12 anos, quando Europa e Ásia não o quiserem mais. Os torcedores que realmente amam o São Paulo e não querem mais passar por vexames precisam exigir mudanças profundas: o impeachment de Júlio Casares e sua diretoria, incluindo Belmonte, a revisão dos estatutos e a exoneração dos atuais conselheiros. Só assim a oposição poderá ganhar força e colocar na presidência alguém que entende de futebol e ama o clube, como Marco Aurélio Cunha, por exemplo.
Alessandro
3 de setembro de 2025O Brasil está passando por isso, o Lula e Haddad gastam mais que arrecadam né
Ze ricardo
3 de setembro de 2025Concordo contigo Perrone, não há empresa que sobreviva com mais gastos que receita, que o clube precisa se reestruturar isso é fato, mais será que se aliar a este fundo é a solução ?. O que me precoupa e é um dos grandes motivos das minhas criticas aqui no blog é justamente sobre os gastos que nossa gestão cultiva e não é de hoje, se não fechar a torneira dos gastos desnecessarios, vamos a todo momento vender jogador da base para estancar esse vazamento, oposição no clube não temos e se a torcida e meios de comunicação a favor do clube não se juntar e cobrar uma gestão séria, nossa base vai virar um balcão de negocios para o fundo e a divida do clube sempre será a justificativa da diretoria para vender e vender jogadores, se eu tivesse voz e pudesse votar, eu votaria contra essa parceria e solicitaria uma revisão de todos os gastos que o clube tem, somente depois analisaria a parceria, estão querendo dereter o patrimonio do clube, daqui a pouco vira uma portuguesa.