O ídolo Diego Lugano hoje participa de rodas de debate na ESPN Brasil passando sua vivência no futebol através de histórias e opiniões compartilhadas com o público.
.
O ex-zagueiro Tricampeão Mundial em 2005 com o Tricolor diante do Liverpool, em Yokohama, diz não ter uma resposta clara para mudar a chave do São Paulo, atualmente mergulhado em uma aguda crise dentro e fora de campo.
“O diagnóstico é muito fácil. Qualquer um vê, hoje, um São Paulo desconectado emocionalmente, sem energia entre os jogadores, entre a torcida e diretoria, entre treinador e diretoria. Há uma desconexão emocional que, obviamente, se reflete no campo.” – disse ele na ESPN
Lugano diz não saber a resposta e citou a presença de ídolos como Rogério Ceni, Raí, Muricy e ele próprio pelo Morumbi ou Barra Funda.
.
“O difícil é a solução. Eu não tenho uma resposta clara, mas a saída não é tão clara. Qual é a saída? Mudar de treinador? Trocar a diretoria? Não sei. SAF? Não sei, também tem SAF que dá errado. Eu sempre imaginei o São Paulo fazer igual no Bernabéu, no River (Monumental) no Morumbis, algo que una torcedor, diretoria, jogador, algo diferente. Eu não tenho realmente a resposta. Já passaram Rogério, Raí, Muricy, Lugano…” – desabafou o uruguaio.
Em relação a Muricy, o ex-treinador e também ídolo da torcida Tricolor atualmente está na Barra Funda, atuando como coordenador de futebol. Ninguém envolvido com o São Paulo foge das críticas e ele também é alvo reclamações contundentes de boa parte do torcedor, mesmo com o histórico de idolatria inabalável.
Opinião
Eu entendo completamente a angústia de Lugano. Eu também não tenho respostas claras a estas complexas questões que envolvem a crise Tricolor e não vejo ninguém até agora com a alternativa clara e segura. Mas creio que a “primeira luta” seja pela cada vez maior profissionalização do clube e a separação total do social com o futebol.
Não é algo que acontecerá de um dia para outro mas será inevitável e por isso deve ser incentivada e acelerada cada vez mais.
Vejo os sócios do clube como uma importante parte do processo hoje em dia pois, certo ou errado, eles são os donos legais da instituição. Se os sócios não se unirem e se manifestarem em relação a essas questões citadas por mim, será difícil qualquer tentativa de mudança a curto prazo.
O foco é a profissionalização e separação.
Postura inaceitável do
São Paulo nesta reta final:
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.






(3) Comentários
Alessandro
22 de outubro de 2025Antônio Carlos para isso acontecer essa diretoria tem que ser retirada, como um Júlio César Casares e um Carlos Belmonte irão falar em transparência se metem o tempo todo, falaram na imprensa de superávit de 53 milhões, sendo que atrasaram o salários dos jogadores, enquanto o conselho deliberativo compactuar com esse tipo de dirigentes o São Paulo irá sofrer, e os torcedores serão iludidos, tem que mudar o estatuto, acabar com os conselheiros vitalícios e o torcedor ter direito de voto, esse é o melhor passo para uma mudança profunda e duradoura ao clube
Antonio Carlos
22 de outubro de 2025Como SãoPaulino doente, penso que temos que enfrentar o problema de frente e com urgencia. O que esta travando o São Paulo, é a divida astronomica que temos e que deve ser combatida pela diretoria do clube, que por ter sido eleita tem o dever de combate-la. Penso que de uma maneira CLARA E TRANSPARENTE, divulgar os numeros reais do tamanho da divida e pactuar com a TORCIDA, um plano para sanear a medio prazo esta situação como fez o Flamengo; ja que não temos um P Nobre, nem uma Crefisa para nos bancar ....Durante alguns tempo - de tres a cinco anos disputariamos os campeonatos com equipes modestas, apenas para evitar rebaixamento e procurariamos sanar as finanças do clube. Mais do que um Morumbis reformado, eu prefiro para 2030 - Ano do Centenario do clube - o meu time do coração recuperado financieiramente; a partir dai sim voltariamos a crescer esportivamente.
Alessandro
21 de outubro de 2025Não pagam salário, contratam jogadores idosos em fim de carreira com altos salários e o culpado e único demitido é o treinador? Pode trazer o Guardiola com esse time de jogadores velhos não vai ganhar nada