O Corinthians foi denunciado pelos gritos homofóbicos no último Majestoso diante do São Paulo, realizado no Itaquerão, e será julgado pelo STJD, com risco de perder pontos e multa.
O alvinegro foi intimado a enviar um representante para o julgamento, que será realizado no próximo dia 14 de junho. O rival foi enquadrado no artigo 243 que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou com deficiência.”
A pena pode variar: suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural, além de multa, de R$ 100 a R$ 100 mil reais.
Detalhe do próprio artigo 243, que fala sobre reincidência: “Caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e, na reincidência, com a perda do dobro do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente; caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente”
O ato dos torcedores foi registrado na súmula pelo árbitro Bruno Arleu, que também comunicou ao delegado da partida e ao chefe de policiamento no momento do episódio. Vale lembrar que avisos sonoros e visuais foram emitidos no estádio, lembrando a proibição a este tipo de atitude, considerada criminosa.
O processo que o Corinthians sofrerá vale como alerta a torcida do São Paulo, que também entoa gritos e cânticos preconceituosos a torcida do Corinthians no Morumbi. O futebol não é terra de ninguém: é preciso fazer valer a lei para todos.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
Nenhum comentário