O último clássico entre São Paulo e Palmeiras no Morumbi mais uma vez contou com um “pivô” fora das quatro linhas do gramado: o técnico Abel Ferreira.
O português, venerado pela torcida alviverde pela intensidade que dirige o seu elenco nas partidas, “peitou” o atacante Calleri na lateral do campo, acusando o argentino de violento, provocando um princípio de confusão com os ânimos só acalmados após um cartão amarelo dado pelo árbitro.
Na entrevista pós-jogo, entre outras questões Abel mais uma vez citou um grande personagem da história Tricolor: o icônico técnico Telê Santana. Questionado se está para o torcedor do Palmeiras como Telê está para os são-paulinos, Abel Ferreira admitiu semelhança de postura com o “mestre” vencedor de dois títulos mundiais pelo Tricolor.
“Eu gosto muito dele e me vejo nele em alguns pontos, na forma de analisar o jogo, os gramados. O que ele pensava há 30 anos, eu penso exatamente igual”. – Disse Abel Ferreira na coletiva.
Não é a primeira vez que o português exalta Telê Santana. Fã de ícones esportivos brasileiros, Abel Ferreira já expôs um livro dedicado ao treinador em uma entrevista para o Sportv, em 2020.
De fato os dois treinadores tem em comum o temperamento explosivo na beira do campo, com exageros de postura, como aconteceu no último domingo. Lembro-me que por várias vezes Telê se envolveu em confusão com jogadores de outras equipes quando dirigia o São Paulo, sobretudo em clássicos quentes como os que protagonizam São Paulo e Palmeiras. Veja uma reportagem de 1994.
Muita gente questiona Abel pelo destempero, acusando-o de premeditadamente desestabilizar seus adversários. Exagero de temperamento ou estratégia calculada? É um tema a se discutir. O fato é que, assim como Telê o fazia, Abel defende com unhas e dentes o clube que trabalha. Assim como eu adorava a postura de Telê no São Paulo, entendo a idolatria do palmeirense por Abel.
Os dois são bem parecidos, cada um no seu tempo e no seu tamanho.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
Nenhum comentário