O post se refere a matéria “Negócios do Esporte”, recente publicação do competente jornalista Rodrigo Capelo, do Grupo Globo de Comunicação. Segundo a análise do jornalista, o São Paulo estancou a dívida e dá sinais de recuperação financeira, ainda que esteja em estado de alerta.
No popular, o clube saiu do estado “crítico terminal” do desespero de ver cobranças diárias na porta do clube, para o estado “crítico estável”, com o início do controle financeiro e a capacidade de pagar/administrar as dívidas. Em termos médicos, fomos destubados mas continuamos a recuperação na UTI.
Segundo Capelo, a melhora se deve principalmente ao significativo aumento de receitas nas demonstrações contábeis de 2022, segundo ano de administração do presidente Julio Casares. Ainda segundo o jornalista, aparentemente o clube deu início a um processo de recuperação financeira. “Se considerarmos que o primeiro passo para sair do buraco é parar de cavá-lo, este passo foi dado na temporada passada.” – disse Capelo na sua matéria.
Porém, a atenção ainda é grande devido as dívidas de curto prazo, principalmente bancárias, com comprometimento de receitas futuras e altos juros e o comprometimento de receitas futuras em garantia. A boa notícia é a geração de receitas, falada aqui. Ao mesmo tempo que se esforça para mudar o perfil da dívida, o Tricolor retoma o aumento da arrecadação de bilheteria, herda raros bons negócios de administrações passadas como porcentagens das transferências internacionais de Casemiro e Antony e melhora o valor de seus patrocínios.
Essa visão do Capelo é importante para o torcedor. No meio de tanta minhoca encontrada nas cajadadas do clube, há esperança no equilíbrio futuro das contas e retomada do progresso que dará ao torcedor possibilidade de elencos fortes. Mas ainda é preciso muita atenção e pente fino.
Não se sai de uma UTI direto para casa. Existe um processo e ele deve ser sério e contínuo. Eu mesmo falei no programa Semana Tricolor que, por mim, não comprava ninguém neste ano, desde que não vendessem os titulares. É uma maneira de estancar ainda mais a crise e temos um time competitivo para brigar por título.
Vale acompanhar, com atenção e esperança.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(2) Comentários
guest
20 de julho de 2023Mais uma enxadada de R$ 45.000.000... https://blogdopaulinho.com.br/2023/07/17/kia-joorabchian-e-bertolucci-cobram-r-45-milhoes-do-sao-paulo-clube-confessou-a-divida/
Walmir
20 de julho de 2023Se analisar bem, veremos que a receita aumentou em 200 milhões de reais, mas as dívidas permaneceram no mesmo patamar. Ou seja....como não utilizaram alguns milhões para abater a dívida? Onde foram parar os 200 milhões? E para piorar a dívida de curto prazo aumentou.