Muito torcedor que mora longe e vai pouco ao Cícero Pompeu de Toledo tem dúvidas de como chegar ao estádio, estacionar (no caso de quem vem com carro) e fazer esquenta nas imediações, principalmente em dias de jogos de grande apelo e público.
Vou dar algumas dicas com minha experiência de mais de 45 anos de Morumbis. Vou a praticamente a todos os jogos no estádio desde o início dos anos 80 e o cenário mudou muito de lá para cá. Antigamente íamos eu e meu pai de carro ou nos ônibus gratuitos e lotados, cedidos pela CMTC. Era uma época bem mais complicada que hoje, apesar de todas as dificuldades de locomoção e logística da cidade.
O bairro do Morumbi, antes conhecido por ser um reduto da alta sociedade paulistana, hoje é um bairro popular (sobretudo pela presença da comunidade Paraisópolis) e é de difícil acesso por ser do outro lado oposto da cidade, em relação ao Rio Pinheiros.
Hoje, com o metrô a cerca de um quilômetro do estádio (estação São Paulo Morumbi – Linha Amarela), o acesso ao Morumbi ficou muito facilitado e por este motivo eu não acho que vale muito a pena ir de carro, a não ser que você vá em família ou com os amigos, rachando estacionamento, flanelinha e outras coisas.
Estacionar no Morumbis
Para quem quer ir ao Morumbis de carro, a minha dica mais valiosa é estacionar no Shopping Butantã, exatamente ao lado da estação de metrô, no cruzamento da João Saad e a Francisco Morato. Local sem flanelinhas, com cancelas e pagamento como os dos shoppings tradicionais, só que tem que chegar com duas horas de antecedência para evitar filas.
Outro lugar que costuma ter vagas (e flanelinhas) é a área que cerca o clube social mas é preciso chegar ao menos com duas ou três horas de antecedência para estacionar nas calçadas das mansões do bairro ou na frente do colégio Porto Seguro, nos arredores do clube social Tricolor. O problema atualmente são as obras do córrego, que atrapalham muito o fluxo. Chegar bem cedo também ajuda bastante.
Os estacionamentos na frente do Morumbis eu não recomendo em jogos grandes pois o tempo que você precisa gastar para que todos os torcedores evacuem a região é grande. Só para quem chegar MUITO cedo e quiser ter a comodidade de não andar muito e não se importar em esperar um pouco para que o fluxo esvazie.
Esquenta no Morumbis:
O esquenta no Morumbis é dividido basicamente em três regiões:
1) Avenida Jules Rimet (ao lado da entrada da Arquibancada Laranja Sul)
A rua é atual concentração da torcida Dragões da Real, dos torcedores do Ressaca Tricolor e é cheia de vendedores ambulantes e food trucks. Um dos mais famosos é o Caveira Tricolor, que vende um pernil com queijo derretido no maçarico. Tem também a “tia” do Ressaca, que vende cerveja bem gelada para os torcedores. O local também é frequentado pelo Fábio (Camisa Pesada) que vende réplicas de camisas e agasalhos históricos do Tricolor. É por lá que eu costumo ficar. O Ressaca Tricolor costuma colocar faixas lindas de jogadores históricos que vale a pena fotografar.
2) Casa Independente
A casa que concentra a maior torcida organizada do São Paulo fica na frente do estádio, na altura do portão 5, onde fica a Pizzaria Portão 5, também ótima para esquentas ou até jantares antes ou após o jogo. Na Casa Independente o torcedor pode sentir a atmosfera da torcida raiz de estádio, tomar uma cerveja e até assistir jogos em um telão gigante e com ótima definição. O local também é concentração da bateria e bandeiras da torcida. Para quem vem de fora, é legal fotografar e filmar.
3) João Jorge Saad
A avenida que intermedia o metrô do estádio também é local de esquenta dos torcedores, principalmente na região em que fica o Bar Amarelinho, tradicional ponto do bairro. A esquina do Amarelinho é conhecida por grandes esquentas e eu recomendo principalmente para quem chega do metrô.
Em dia de jogo grande geralmente acontecem as recepções ao ônibus da delegação. Fique atento pois as imediações da praça central do estádio ficam fechadas e o acesso da Giovanni Gronchi a Saad e a Jules Rimet fica bloqueado por cerca de uma hora. Ao chegar no Morumbis, antecipe-se a recepção da delegação ou curta os fogos, fumaças e sinalizadores na área, principalmente em jogos de Libertadores e Copa do Brasil.
Onde se hospedar perto do estádio
Por fim, indicarei dois hotéis relativamente próximos ao estádio. O Blue Tree e o Ibis na frente do Shopping Morumbi são bons porque ficam próximos da estação de trem Morumbi (não confundir com o metrô Morumbi linha amarela) que faz baldeação na linha amarela (Pinheiros) e vai até a estação do estádio.
É isso. Para comprar ingressos e reservar vagas para jogos grandes como finais, mata-matas e clássicos, recomendo ler o meu post sobre Dicas de como assistir o São Paulo ir ao Morumbi em épocas de jogos lotados. Vale muito ver!
Saudações tricolores!
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(3) Comentários
CARLOS
28 de agosto de 2024Eles, nosso vizinho de muro, aprimoram a estrutura de gestão deles, profissionalizando continuadamente os cargos e funções e as equipes de comando e coordenação, montando comissões permanentes essencialmente técnicas e capacitadas, enquanto aqueles que nos conduzem distribuem vagas juntos a conselheiros e associados, apoiadores eleitorais de plantão, bastando que se compare por amostragem os projetos adotados por cada um dos clubes.
CARLOS
28 de agosto de 2024Passados dois anos dessa nova gestão e a base do SP, com novo coordenador depois de o Murici ter desistido dessa função também em Cotia, as duas principais categorias de acesso ao profissional, primeiro o sub20 e agora também o sub17 estão fora da zona de classificação nas competições nacionais. As promessas de recriar e revolucionar o CFA de Cotia que embalaram a plataforma eleitoral que elegeu essa turma que comanda os desígnios da nossa galinha dos ovos de ouros junto aos nossos tradicionalíssimos pratas da casa se perderam nas muitas gavetas vazias do amadorismo que permeia os nossos rumos, e se no nosso vizinho de muro que revela um sem fim de moleques bons de bola e lucra milhões com vendas acumulando somente nesse ano o seu bilhão com essas receitas, do nosso lado nos atolamos na precariedade de uma estrutura organizacional cada vez mais desmantelada e na mais absoluta falta de comando e de rumos. #SOSCOTIA
Dagoberto
1 de outubro de 2023O pernil do Toninho na Jorge João Saad é top demais também, a barraca tem mais de 40 anos e logo na entrada tem um banner com a foto do Rogério Ceni e mestre Telê.