O jornalista André Hernan chancelou a maior dificuldade do São Paulo de Zubeldía neste momento da temporada. Nada de “racha” ou insatisfações com o treinador. O Argentino está com dificuldade de entender a dinâmica do futebol brasileiro.
Segundo Hernan, os diretores do São Paulo entendem que o argentino tem muito a aprender sobre as peculiaridades do campeonato, que neste momento não tem concorrentes como a Libertadores ou a Copa do Brasil.
“Zubeldía está com dificuldade para entender o que é o Campeonato Brasileiro. A quantidade de jogos, pouco tempo de descanso e jogos fundamentais. Foi explicado ao Zubeldía que, daqui a pouco, vai ter Libertadores com jogo semana a semana, Copa do Brasil com jogo semana a semana, e no meio disso Campeonato Brasileiro, que aí sim você pode poupar o time e preservar os principais jogadores. Jogo contra o Cuiabá? É pra ganhar. Jogo contra o Vasco fragilizado? É pra ganhar.” – explicou Hernan na coluna De Primeira, do UOL.
Hernan fez questão de detalhar como foi feita a abordagem e a conversa entre diretores e o treinador. Ninguém sugeriu uma escalação ou algum jogador a Zubeldía e sim explicou melhor como funciona o calendário brasileiro, ainda estranho a nova Comissão Técnica.
“É bom deixar bem claro para o torcedor: nessa reunião, não foi colocado para o Zubeldía para escalar tal jogador ou deixar de escalar tal jogador. É explicar o modelo, o funcionamento do Brasileirão, as viagens, o calendário e as oportunidades de você pontuar num campeonato longo porque muitas vezes os técnicos estrangeiros não têm essa vivência no Brasil. Então, essa conversa foi muito nesse sentido.” – completou Hernan.
O diagnóstico é semelhante ao escrito por André Plihal em sua mais recente coluna na ESPN Brasil. De fato o calendário do Brasil tem peculiaridades e é muito diferente de outras praças da América do Sul. É natural uma comissão técnica ter que se adaptar a ele com o “bonde andando”.
Apesar do clima normal no CT, o São Paulo vem pressionado para o confronto da próxima quinta-feira, diante do Criciúma, no Morumbis. Essa é a hora da torcida chegar junto e jogar com o time.
Torcedor: faça a sua parte e continue apoiando o São Paulo.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(5) Comentários
Multatuli
28 de junho de 2024Satisfeitos, senhores? O pessoal aqui quer saber mais do que jornalista que tem fonte direta. É impressionante como a teoria conspiratória da panela é mais reconfortante do que o fato nada escandaloso de que o time oscila por causa dos desfalques! Mas esperar o que de gente que em pleno 2024 ainda pede Cuca e acredita mesmo que crefisa e mingau estão onde estão por mera eficiência de gestão.
Helio agner kirlly junior
25 de junho de 2024Gosto do Cuca, acredito ser momento dele ser nosso vitorioso técnico. Dorival foi assim. Nunca tivemos sorte com estrangeiros, não se adaptam ao SPFC. Vem Cuca!
TAKEI
25 de junho de 2024Um passarinho me contou que também o treinador do Criciúma deve pressionar a marcação e explorar a nossa flagrante e conhecida deficiência na saída de bola e temerosa troca de passes entre o nosso goleiro e a defensores que detém as melhores marcas de toques laterais e para trás de todo campeonato. Todo e qualquer treinador que nos enfrenta explora essa tremenda deficiência, encaixotando nossos zagueiros e laterais e nos sufocando feito bobinhos desesperados em nosso campo defensivo. O goleiro não sabe sair jogando, os zagueiros não sabem sair jogando, os laterais não sabem sair jogando, os volantes não sabem sair jogando. Previsíveis e lentos ao extremo, quando marcados sob pressão, não sabemos o que fazer e sem saber como sair do sufoco ficamos feito baratas tontas, sem se movimentar, sem transição, sem construção, sem evolução, sem a bola chegar no setor ofensivo. O time toca de lado e joga pra trás o tempo todo. O time simplesmente, não joga!
TAKEI
25 de junho de 2024Após a décima primeira rodada o clube através de seus dirigentes e do coordenador de futebol ainda não teriam tratado de uma questão tão básica como a de ajustar junto a nova comissão técnica o planejamento e a programação apropriada para cada uma das competições do ano. Teriam falado e tratado de quais demandas e questões até o final desse primeiro semestre? Qual a estrutura organizacional do futebol do SP atualmente? Presidente, dirigentes, amador e estatutário, importante que se frise, gerente executivo que em princípio responderia mais pelas contratações, é o que parece, e um coordenador, com muitos e valorosos serviços prestados, um grande ídolo, reconhecemos, com atuação jogando e treinando o time na beira do campo. Essa então é a grandiosa estrutura organizacional e time de gestores de um dos maiores e mais vencedores clubes de todo o planeta. Impossível estabelecer qualquer tentativa de análise comparativa com a atual estrutura organizacional e gestão profissionalizada do Palmeiras, por exemplo, nosso vizinho de muro. Modelo de organização e de profissionalização da gestão muito aquém, também, do que éramos na época do presidente MPG, comparativamente. Fazemos absolutamente o contrário dos propósitos estabelecidos pelo Bandeira de Melo em relação às finanças do Flamengo e em especial ao projeto de recriação e reconstrução do Paulo Nobre, no Palmeiras. Eles se recriaram e vem se reconstruindo de forma sólida, com processo permanente de profissionalização em todas as frentes. Nós de forma irresponsável e desmedida, nos enfiamos nesse processo eleitoreiro de loteamento de cargos entre os conselheiros, desmantelando o modelo e estrutura da época do vanguardismo, centralizando cada vez mais o poder nas mãos de um mesmo grupo, "amadorizando" a gestão e perpetuando o círculo vicioso de viver correndo feito doidos atrás do próprio rabo. Qual o projeto de recriação e reconstrução seguido por essa turma? Qual o programa de profissionalização da gestão tratado por eles?
Paulo Francisco de Siqueira Costa
25 de junho de 2024Do nada, o pronunciamento do Luiz Gustavo, a rebeldia do Sabino (quem é ele mesmo?), a fala simbólica do Lucas foram substituídos por uma boa conversa da Diretoria com a Comissão Técnica, explicando as nuances do Brasileirão. Daniel Perrone, você é inteligente, preparado e não quer passar para seres pensantes uma história destas, não é mesmo? Com todo o respeito que tenho por sua pessoa e capacidade, mas não colou...