Nação do Maior do Mundo;
Se o setor do futebol não andou como o desejado, ao que tudo indica o Marketing do São Paulo voltou a retomar os trilhos condizentes com o clube mais vencedor do país. O setor contabilizou neste ano cerca de R$ 40 milhões de receita com patrocínios, estádio, Sócio Torcedor e ações nos jogos contra R$ 6 milhões no ano da gestão Carlos Miguel Aidar. O marketing do São Paulo não incluiu nesta soma a receita vinda de material esportivo, no caso a Under Armour.
O ‘cartão de visitas’ foi o evento de despedida de Rogério Ceni dos gramados, em dezembro do ano passado, também não contabilizado nos R$ 40 milhões acima. Além da chegada do patrocinador master (Prevent Senior) e demais patrocinadores da camisa e de propriedades digitais do Morumbi (FIAP, Joli, Gatorade, Copa Airlines e a mais recente, Poty) o setor mexeu profundamente no programa Sócio Torcedor, implementando melhorias e chegando nos atuais 110.750 sócios.
Novos parceiros chegaram ao estádio do Morumbi, como o Bar&Poker e o restaurante árabe Amani, que se juntaram a Salucci Saladas, Companhia Atlética, loja São Paulo Mania e ao restaurante japonês By Koji, entre outros. Nos jogos grandes de Libertadores, ações do Marketing contribuíram com ao menos um milhão de receita a mais por jogo, pelo menos. Pontualmente, o clube agregou serviços a camarotes vazios e vendeu o espaço durante os jogos, gerando receita a mais.
A previsão é de, no mínimo, mais R$ 40 milhões de receita para 2017. Mais que isso, o Marketing comemora a volta da credibilidade do clube no mercado, atuando de maneira séria e transparente. Ainda há muito para melhorar e cito o Memorial de títulos e o merchandising como pontos a serem melhor explorados, mas neste setor houve uma nítida evolução, principalmente nos pontos mais emergenciais, como patrocínios e ST. Para o ano que vem esperamos que o futebol profissional acompanhe a retomada do Marketing, com um time competitivo e previsão de títulos.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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(6) Comentários
Tomas de ssouza
9 de novembro de 2016Ano passado ouvir dizer antes do sao paulo fechar com a prevent sénior o patrocínio master, que também teria fechado pra 2017,um patrocínio com a marca de chinesa hisense.mais quase so poderia ser utilizada depois do contrato finalizado com a prevent .isso é verídico??
Wagner
9 de novembro de 2016Uma coisa que iria agregar um baita valor aos cofres do clube seria uma rede de fast food melhor nas dependências do estádio. Acho as coisas caras dentro do estádio e em jogos de grande publico é difícil comprar agua. Tendo uma rede "famosa" iria ser mais atrativo para os torcedores e para o clube
Carlos Massarotto
9 de novembro de 2016Daniel, nos números de ST, vc tem a informação da quantidade de inadimplente e quanto $$$ o clube ganha por mês/ano? Abraços e parabéns pelo blog.
Thiago Barbosa
9 de novembro de 2016Para ter um futebol vencedor, antes é necessário estruturar o que envolve ele. E estamos no caminho certo.
Marcelo Etienne Pelosini
9 de novembro de 2016Realmente o SP tem "N" possibilidades de aumentar esta receita e não acho nem um pouco diminuto para o clube "copiar" trabalhos de outras equipes neste setor.
Evandro
9 de novembro de 2016Perrone, vc saberia informar pq o plano "Sou Tricolor" do ST não está mais disponível. Para quem mora no Estado de São Paulo, mas longe da capital (o que é a maioria) não compensam os outros planos. Saudações Tricolores!