Nação do Maior do Mundo;
Desde ao meio do ano passado até os dias de hoje, a pergunta que se repete quase que em um eterno ‘loop’ entre os grupos de discussão do torcedores do São Paulo é essa: “quem é melhor; Ganso ou Cueva?”
Paulo Henrique Ganso surgiu como um furacão no futebol brasileiro. Me lembro até que nos seus primeiros passos como profissional e muita gente na época acreditava que o craque era ele, e não Neymar. De estilo clássico e pouca movimentação com muita distribuição, seu apelido “maestro” pegou desde os primeiros jogos com a camisa do Tricolor. Ditou muitos jogos com diferencial, mas não resolveu quase nenhum clássico. Me lembro apenas de um São Paulo x Santos no Morumbi. Seu estilo introvertido era confundido com apatia, desinteresse e até soberba. De fato Ganso não demonstrava muita emoção nas entrevistas pós-jogo. Está sofrendo com Sampaoli.
Já Christian Cueva veio de surpresa, tomou o lugar do paraense e de cara conquistou a torcida com muita habilidade e rapidez. Além disso, mostrou muita personalidade na goleada sobre o Corinthians ano passado (o empate em Itaquera foi com gol dele, logo após jogos complicados na Libertadores) e agora foi importante contra o Santos na Vila. Tem estilo moderno e não precisou se adaptar para conquistar seu espaço no meio-campo. De quebra, renovou contrato com aditivo de valorização caso seja o cara no Brasileirão 2017, um caso raro de auto-confiança no futebol. Justifica a ‘marra’ na bola.
Muitos choram até hoje a perda do paraense, outros tantos sentem enorme alívio com a chegada triunfal do pequeno peruano e a mudança na dinâmica de jogo do Tricolor. Na ‘briga Ganso x Cueva’ sou mais o peruano, mas proponho outra coisa: jogaria com os dois no meio-campo. Sempre achei que Ganso poderia atuar mais recuado, distribuindo mais a bola que chegando ao ataque. Algo como fazia Pirlo na seleção italiana. Seria demais ter ele ao lado de Cueva e um cão de guarda na proteção a zaga. Óbvio, tudo isso no campo da imaginação, até porque o gênio dos dois também poderia ser um problema no vestiário, rs!
E para você? É Ganso, Cueva ou os dois?
Responda a enquete no blog e dê sua opinião!
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(58) Comentários
Douglas Oliveira
27 de fevereiro de 2017Não vou nem comentar sobre a comparação, pra mim ela nem deve existir, só para a pachecagem, mas por favor, parem de lembrar do Ganso. O cara NUNCA honrou a camisa do São Paulo como deveria e nunca justificou o status de Zidane (como podem compará-lo a um gênio? Meu Deus...). Ganso é passado e espero que nunca mais vista a camisa do Tricolor.
Ícaro
26 de fevereiro de 2017Quem é ganso mesmo ? So lembro de um mito chamado Cueva
Marcelo
25 de fevereiro de 2017É uma ofensa para o Cueva ser comparado com o Ganso.
Léo Costa
25 de fevereiro de 2017o ganso só jogou bem quando tinha interesse em ser vendido pra Espanha
Danilo
25 de fevereiro de 2017É igual uma comparação recente: Lugano ou Gamarra? O Paraguaio é melhor, mais tecnico etc. Mas pra jogar no meu time, Lugano disparado.
Ari Paulo Antunes
25 de fevereiro de 2017O que um meia faz faz gol e da assistência e se puder ajuda a marcar rouba bolas . P ois bem fiz uma lista dos. 30 melhor meias do Brasil e inclui o ganso e ele o ganso ficou en trigésimo em todos os quizitos os então parem de falar desse ganso ele já provou que não é de nada investir no banco é rasgar dinheiro ele foi só um fogo de palha surgiu a 7 anos atrás e depois nunca mais jogou nada o Ronaldo Mendes que o Santos deu quase de graça para os Árabes é muito melhor que o ganso
Jeferson D. Almeida
24 de fevereiro de 2017Gosto do ganso, mas o cueva eh melhor, ele faz mais A diferença, o ganso fez uma boa libertadores e isso, hj sou mais Cueva
Fernando Malucelli
24 de fevereiro de 2017Chega a ser uma heresia comparar o Cueva com o Ganso... A ave teve algumas atuações muito inspiradas, como no jogo contra o Toluca ano passado, mas não possuía regularidade, destruía um jogo e dormia nos outros 10, péssimo custo-benefício. Já o peruano participa muito mais, cria, chuta, não se intimida, muito mais do que um maestro, mas um verdadeiro motor do time, cérebro, que faz toda jogada ofensiva do São Paulo tornar-se perigosa.
George Nogueiira
24 de fevereiro de 2017Pra mim eu fico com cueva ate pq ele esta nos dando vitorias, com seu passes e dribles, Sempre fui fã do maestro... q pena q não deu um Título pra nós pra se consagrar ídolo..já o cueva jogador de velocidade que enxerga o jogo de uma outra maneira,mais tenho certeza que o ganso ainda vai da o que falar ele é um crack volta pro tricoloor maestro
KARISTON ENÉIAS MARTINEZ DA SILVA
24 de fevereiro de 2017Sou muito mais o Cueva, sem duvidas, Ganso é preguiçoso, ruim de grupo, mercenário, jogador safado
fabr
24 de fevereiro de 2017Ganso, um dos piores jogadores que já passaram pelo tricolor, que vai ao estádio sabe, não joga nada, não corre, não marca, vive de momentos, tanto é que na Espanha não joga....
Rodrigo amaral
24 de fevereiro de 2017Olha sou fã de ganso ..mais curva é bem melhor jogador o baixinho é monstro. Um meia que gosto muito e gostaria que voltasse e ernanes ....
Carlos Mauricio Leal
24 de fevereiro de 2017CUEVA, SEM COMPARAÇÃO
Isaque Flores
24 de fevereiro de 2017Cueva! é o camisa 10 do futebol moderno, Tem velocidade, habilidade, tem raça, faro de gol e passes excelentes . O São Paulo tem um dos melhores meias que jogam no Brasil. É o cara do time. TEAMCUEVA
Wendson Carvalho
24 de fevereiro de 20174-2-3-1 Sidão Bruno (Buffarini) Maicon Caio Júnior Tavares Jucilei Thiago Mendes Cueva (Meia-Atacante aberto pela esquerda) Ganso (Centralizado) Nem (Meia-Atacante aberto pela direita) Pratto Esse pra mim seria o time/formação ideal do São Paulo caso o Ganso voltasse para o tricolor.
Abel Jr
24 de fevereiro de 2017Cueva fácil.
Sortudo
24 de fevereiro de 2017Me recuso a opinar sobre qual seja o melhor já que acho que o estilo dos dois seja completamente diferente. E sim, sou "viúva" do Ganso, e torço muito para que de algum modo o São Paulo se antecipe ao Grêmio e repatrie o Maestro. E, hoje, o Ganso seria titular no São Paulo. Mas não no lugar do Cueva, e sim no lugar do Cícero.
Carlos
24 de fevereiro de 2017O Cueva com certeza... aliás, quando o Ganso marcou um gol num clássico e deu 3 assistências? hehehehe
Laerte Lobão
24 de fevereiro de 2017Os dois são bons de bola, mas Cueva tem sido mais efetivo na sua função. Pra mim CUEVA!
Roben Pereira
24 de fevereiro de 2017Cueca sem dúvida! Joga muito.
Alexandre
24 de fevereiro de 2017Boa tarde, os dois na minha opinião são espetaculares, mas com estilos bem diferentes o pequeno majestoso (como diz o perrone) é mais rápido, mais driblador e consequentemente bem mais agudo, já o Ganso é mais cerebral e têm um passe que corta o campo e uma visão de jogo que o Cueva ainda não têm além de chutar melhor de fora da área...enfim é claro que hoje prefiro o Cueva por ser camisa dez no meu time mas no futebol tudo muda rápido e daqui um tempo pode ser que ele esteja na Europa e o ganso de volta ao tricolor. Detalhe: daria pra jogar os dois juntos tranquilamente na armação do time.Abraços
Willian Leonel Durda
24 de fevereiro de 2017Só de lembrar que antes de Bauza e a libertadores do ano passado Ganso matava a torcida de raiva. Chegou ser banco com Autuori, Muricy, Ney Franco...sinceramente mil vezes cueva e sua personalidade.
Juca
24 de fevereiro de 2017Os dois tem estilos bem diferentes, mas sou mil vezes o Cueva, dei graças a Deus quando o Gansono saiu, a vdd é q ele engana muito, além de ser supervalorizado pela mídia, por isso conseguiu ser titular tanto tempo no spfc, e como não tinha ninguém melhor... O q Cueva contribuiu nesses aproximadamente 7 meses de tricolor já é o dobro do q o Ganso fez em quase 4 anos. Nem pra jogar junto colocaria, deixa do jeito q tá, Ganso é passado agora. Toda sorte do mundo pra ele jogue aonde for, desde q não seja aqui.
Rafael
24 de fevereiro de 2017Ambos tem boa visão de jogo e toque de bola refinado. Porém apesar de eu torcer pelo Ganso, o Cueva tem mais recursos, é veloz e parte mais pra cima.
Jonathas
24 de fevereiro de 2017Me lembro da época em que conquistamos o tri-brasileiro, a torcida cansava de implorar um camisa 10 à diretoria. De alguns anos pra cá, fomos muito bem servidos de 10, desde Jadson que voou na Sulamericana 2012, depois Ganso e agora Cueva. Pra mim, Ganso e Cueva, cada um no seu estilo, tem espaço no coração dos são-paulinos.
Bruno Longhi de Sampaio Góes
24 de fevereiro de 2017Acho difícil comparar Cueva e Ganso, são muito diferentes em estilo de jogo. Ganso precisava de um time correndo por ele ou jogar com outros excelentes jogadores do lado, como foi no caso da segunda passagem de Kaka no maior do mundo, que na frente era Kaka, Ganso, Pato, LF9 ou Kardec. Cueva já não precisa de um time correndo por ele, ele já se movimenta mais e procura mais a bola. Mas pro final, Cueva fará mais sucesso que Ganso. Forte abraço Daniel.
Alex
24 de fevereiro de 2017O maestro ganso
Wilson Alves
24 de fevereiro de 2017Bem, claro que estamos falando de craques, ou imaginávamos que Ganso seria um craque tipo Gérson, canhotinha de ouro, Friedenrich que falam horrores (pena que não o vi) Pedro Rocha, esse fantástico, Pita representou-nos à altura, e o mais recente que me encheu os olhos Raí o terror do Morumbi....mas não. Não chegamos à chutar o balde com inúmeros jogos nulos desse cidadão, foram 221 jogos para 24 gols ao passo que Cueva jogou apenas 34 jogos e já 10 gols. Mas não vamos resumir apenas em gols, mas participação efetiva, assistencias no campo....e sobretudo IRREVERENCIA, Cueva fez em pouco tempo a torcida esquecer aquele que depositamos todas nossas fichas de que seria o maestro...mas sinceramente Hernanes dá aula de profecia para esse paraense.
Henrique
24 de fevereiro de 2017Ganço não teria gás para acompanhar esse modelo de jogo de marcação por pressão que o Rogério quer implementar. Mas em uma China da vida ele seria um super craque.
Alex Tricolor
24 de fevereiro de 2017Ganso teve lampejos no São Paulo, mas ficou longe de ser um jogador decisivo e sofremos eliminações para diversos times pequenos com ele no time. Tem um raro trato com a bola, mas é péssimo defensivamente e eu ainda tinha ressalvas com relação à sua obediência tática. Como os últimos anos foram difíceis para nós, era o Ganso ou nada. Mas com certeza não tenho saudades e não queria vê-lo nesse time não. O Cueva é muito mais participativo e aplicado taticamente, tem bom passe e é também sabe conduzir a bola, apesar do pouco tempo de clube, já acho que ele é muito mais jogador que o Ganso.
Josimar dos anjos mendes
24 de fevereiro de 2017SEM CONTAR QUE O CUEVA FAZ O Q O GANSO FAZ 10000 VEZES MELHOR E FAZ MUITO MAIS E O. MELHOR POR MUITO MENOS KKKKK. nunca o ganso jogaria 4 jogos seguidos e bem kkkkk
Josimar dos anjos mendes
24 de fevereiro de 201710000000 vezes cueva o ganso como atleta nao limpa a chuteira do cueva! Ganso mentirao q ele é craque e ate hj ele acredita jogadorzinho mimado chinelinho q ele propio se poe em outro patamar..basta por qualquer jogador marcando ele q ele somr em campo, lento precisa receber a bola e ter tempo p pensar empinar a bunda e tocar tanto q no sevilha viro mico pois dizem q nao tem futebol p europa pois e lento em tudo . ja cueva dispensa comentarios e o oposto do ganso rapido inteligente dinamico criativo e o msis importante HUMILDE E CORRETO! comparar cueva e ganso p mim e ignorancia futebolistica kkkkk
Otav10
24 de fevereiro de 2017Cueva, não dá nem pra pensar!
Vitor Pereira
24 de fevereiro de 2017Apesar de ambos poderem jogar como armadores são estilos diferentes (óbvio rs) mas são dois craques. Os dois caberiam fácil no mesmo time! Ganso no time atual do SPFC, jogaria no lugar do Cícero. Claro que perderíamos um pouco na marcação mas a qualidade do time seria absurda. Imagina um time com Ganso na armação como ano passado, Cueva na esquerda, Luiz Araújo na direita e Pratto no pivô? Seria mágico!
EBOS
24 de fevereiro de 2017Sou fã do Ganso. O estilo dele é espetacular, mas precisa de um time que o entenda e jogue para e com ele (esse é seu defeito). No futebol moderno, é difícil ser dessa maneira. Mas a habilidade e visão que ele tem, creio que uns 5 no mundo talvez tenham. O Cueva tem uma dinâmica totalmente diferente do padrão de camisas "10" e é muito "marrento" em jogos decisivos, com isso nos conquistou. Entre os dois, escolheria o Ganso de 10 e o Cueva mais na esquerda. Imagina os dois trocando passes???
Paulo
24 de fevereiro de 2017Mano Perrone, suas publicações são ótimas, acompanho sempre.. Parabéns. . Mas que grata surpresa para nos são Paulinos hein.. Depois de Jadsono e Gansono enfim um meia que enche os olhos da torcida quase todos os jogos, mesmo errando alguns lances no jogo passado o cara demonstra claramente não se omitir nos jogos e isso da gosto de ver.. realmente um achado do Gustavo.. vamos pra cima que esse ano sai título hein!! Repeti o comentário da publicação sobre a renovação do Cueva.
Alcides Felipe
24 de fevereiro de 2017Perrone, Concordo plenamente com vc a ponto de preferir o Cueva o Ganso, mas acho o Ganso mais maestro e com o passe final mais aguçado que ao meu ver não renderia muito recuado, tipo o Pirlo por exemplo. Enfim, na minha opinião o Ganso é mais talentoso se tratando de uma visão de jogo apurado. Mas o Cueva é mais proveitoso no futebol de hj e mostrou isso principalmente nos clássicos.
Marcio
24 de fevereiro de 2017Se o Ganso tivesse a parte física em cima, seria inquestionável. Atualmente o Cueva é melhor, sem dúvidas. O Cueva está aprendendo fazer as leituras das jogadas com perfeição, acredito que esse ano irá se consagrar e como um dos melhores jogadores do futebol sul americano.
Paulo Rogerio Silva Leite
24 de fevereiro de 2017Na minha opinião Ganso ficou com alguma limitação fisica após problemas no joelho, acho ele mais craque que Cueva, mas peruano é muito mais competitivo, tem chance de dar títulos ao tricolor, fico com ele, Cuevadinha
Gleicon Francisco
24 de fevereiro de 2017Perrone, em defesa do Ganso em clássicos, foi decisivo marcando gol contra as peppas ano passado no primeiro jogo. Também no paulista de 2014 marcou um golaço contra as galinhadas e ganhamos o jogo. Prefiro o Cueva, mas concordo com vocês os dois juntos acredito que seria um meio-campo de respeito. Até porque acredito que o Ganso levou o time ano passado. Espero que volte um dia. Já declarou que ama o São Paulo. Ele deve estar lendo, então volta Ganso, tem um Cueva aqui que vai fazer sua carreira decolar novamente. rs
Edilson Rubert
24 de fevereiro de 2017Acho o Ganso um baita jogador melhor até que o Cueva, mas o o problema dele é a falta de regularidade. Tem jogos que ele destrói, outros é um morto-vivo com alguns lampejos e em outros é completamente morto em campo.
Celso Teixeira Gonçalves
24 de fevereiro de 2017Um duelo complicado, mas o jeito introvertido do Paulo Henrique Ganso acaba atrapalhando dentro de campo, não apenas quando jogou no São Paulo, mas hoje no Sevilha ele muitas vezes não é nem relacionado. Cueva é um jogador que se adapta mais fácil a novas situações. Acho injusto comparações entre um jogador de hoje no seu time e outro que já saiu, porém fico com o peruano no meu time.
Marcos Mitsuo
24 de fevereiro de 2017No futebol atual o Cueva é mais eficiente, assim como o lançador precisa da movimentação do atacante para passar, quem recupera a bola também precisa enxergar o lançador, e rapidamente, para tocar pra ele . E como ele tem boa dinâmica em campo fica mais fácil. Enquanto que o Ganso , tecnicamente superior, era mais lento nesse sentido
Carlos Massarotto
24 de fevereiro de 2017Cueva, sem pensar. Defendi muito o Ganso mas chegou uma hora que não dava mais. Jamais arriscaria em escalar Cueva e Ganso juntos, pois o Ganso poderia atrapalhar o futebol do Cueva...e outra, nessa hipótese que o Daniel Perrone deu de o Ganso jogar mais recuado sem chance, o Ganso teria que marcar, coisa que ele não faz.
Manoel Lenine
24 de fevereiro de 2017Ganso já era, que seja feliz em seu novo clube. Agora sou mais Cueva.
Fábio Rios
24 de fevereiro de 2017Cueva para mim teve uma das melhores atuações individuais que eu ja vi em um único jogo, a partida contra os gambás no ano passado foi algo fora do normal. Somente por isso pra mim, ele já fez mais do que Ganso em todas as temporadas que jogou no SP, mas acredito que o peruano tem o estilo de futebol mais adequado com os padrões atuais, sem contar que encaixou como uma luva no time e não sentiu nem um pouco a adaptação. Pra mim CUEVA sem medo de errar.
Diego
24 de fevereiro de 2017Cueva sem sombras de dúvida Jogador com uma dinâmica de jogo incrível e um fazedor de gols!!
Lênison
24 de fevereiro de 2017Cueva, sem dúvidas. Ganso não dá dinâmica ao meio campo, toca e fica parado esperando a bola voltar. Até ajudava na marcação, sim. Mas o Cueva muitas vezes está lá atrás, dentro da pequena área para roubar a bola. Cueva, certamente é bem melhor para o tricolor!
Saulo Ferreira
24 de fevereiro de 2017Para o time eu prefiro o Cueva, mas sinceramente, sempre achei o Ganso um meia espetacular. Falta um técnico que saiba utilizar ele proximo da área sem a necessidade de velocidade na marcação. O Bauza que conseguiu um pouco mais disso com ele o projetou de volta a seleção e ao Sevilla.
thiago
24 de fevereiro de 2017Ganso não marca, então como colocar ele recuado?
Carlos Massarotto
24 de fevereiro de 2017Assino embaixo.
Rafa Corrêa
24 de fevereiro de 2017Gostei da sugestão, Ganso fazendo o que o Cícero faz seria o melhor dos mundos! Jucilei, Mendes e Ganso (Jucilei e Ganso revezando saída de bola pra não sentir a saída de Schimidt); Cueva, Pratto e Araújo...
Lucas
24 de fevereiro de 2017O Ganso quando tem a bola no pé é mais jogador, no entanto, seu grande problema é esse, pouca participação nos jogos, pouca movimentação, o que acaba sendo confundido com apatia. já o Cueva, apesar de muito bom com a bola, não tem o mesmo nível técnico do Ganso. ocorre que o Cueva compensa essa diferença com muita movimentação e participação, o que faz com que ele se torne um jogador mais interessante.
Miguel Cabrera
24 de fevereiro de 2017Cueva é segundo atacante!
Gustavo
24 de fevereiro de 2017Ganso tem um "talento nato" maior, mas não possui físico para jogar no futebol atual (sou daqueles que acredita que a cirurgia no joelho em 2010 o limitou fisicamente). Cueva é mais decisivo, participativo, fisicamente superior. No futebol dos anos 70/80, votaria em Ganso. No futebol do Século XXI, voto em Cueva.
CLAUDINEI DOS SANTOS MICHELAN
24 de fevereiro de 2017Bom dia, acho o Ganso um craque, mas ele não tem a dinâmica e a marcação do Cueva. Sinceramente não entendo que os dois poderiam jogar jungos, pois como disse, o Ganso não tem poder de marcação. Acho o Ganso mais clássico, mas o Cueva é mais objetivo e dinâmico, então para o time de hoje, prefiro o Cueva.
Rafa Corrêa
24 de fevereiro de 2017Gostei da sugestão... Ele fazendo o que o Cícero faz seria o melhor dos mundos... Jucilei, mendes e ganso; Cueva, Pratto e Araújo... Seria uma experiência que valeria muito a pena fazer!!
Johan Bueno
24 de fevereiro de 2017Cara, gosto MUITO dos dois. Ganso no lugar do Cícero hoje seria sensacional. Meio campo com Jucilei, Thiago Mendes, Ganso e Cueva seria embaçado.