Mais uma vez o São Paulo encerra um torno do Campeonato Brasileiro na zona do rebaixamento. Uma vergonhosa colocação que infelizmente vem sendo frequente nos últimos anos, culpa de gestões equivocadas, atletas sem DNA vencedor e falta de um padrão de jogo fixo para o futebol do clube.
Entre tantos problemas que fazem a equipe estar numa colocação tão baixa na tabela, um deles para mim é evidente e imediato: o centroavante Lucas Pratto, uma das contratações mais valiosas do ano e jogador de seleção argentina, não tem mais frequentado as redes como outrora.
A situação incomoda a todos e já desperta críticas ao homem de frente do clube do Morumbi. Até alguns xingamentos de torcedores mais radicais são vistos (de forma injusta) nas redes sociais. Pratto tem sido visto fora de seu habitat natural, buscando bola fora da área ou até nas extremidades do campo.
Se tiver mais oportunidades dentro da área, certamente Lucas Pratto recuperará os gols que atualmente fazem falta ao Tricolor. A cada três ou quatro oportunidades, uma o argentino faz. Mas é preciso que as chances cheguem sem ele ter que vir para buscar o jogo. Jogar fora da área não é a principal função do nosso matador.
Parte da recuperação do São Paulo no Campeonato passa pela recuperação do faro de gol de Lucas Pratto. Ninguém desaprende a jogar bola de uma hora para outra: o time precisa jogar em função de seu centroavante.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(27) Comentários
DORIVAL
8 de agosto de 2017Pode vir outro jogador, mas o time continua a mesma coisa, será que os jogadores que estão vindo não querem jogar no spfc, só pode. Faltam criatividade, velocidade e entrosamento, erram muitos passes, o melhor seria voltar os tempos antigos quando tinha 7 anos em que tudo se encaixava.
ROBERTO LIMA
8 de agosto de 2017cara..... tudo dependia daquele passe que este jogadorzinho MARCINHO não quis dar para o CUEVA fazer o gol... o time tá assim....cada um querendo ser o SALVADOR....e por isto não passa a bola pro companheiro que esta sózinho para fazer o gol CUEVA , MARCINHO e PRATTO não estão bem.....(entre eles) todos os 3 estão com raiva um do outro....
Lucas Lira
8 de agosto de 2017A verdade é que o Pratto não é isso tudo! Doa a quem doer! Me mostrem números dele em toda carreira! "Matador" que só funciona dentro da área pra mim não é "matador", e mais, quando tem suas chances dentro da área, já que é seu habitat natural, perde 4 pra marcar 1. Já cansou essa situação.
Rafael
8 de agosto de 2017Gilberto Demônio das áreas ! Aguardamos você !!! ------- Só não enxerga quem não quer ver --------
Rivaldo Silva
8 de agosto de 2017Sei q as bolas ñ estão chegando como deveria, mas vejo nele muita dificuldade pra dominar uma bola pra dar um passe pra tentar uma tabela com alguém ele sempre domina mal ou erra o passe acho q ele ñ vem jogando bem.
Matheus Knapick
7 de agosto de 2017O pratto que precisa aprender a jogar pelo time, ele é apenas 1 e restam 10 , então é mais fácil e lógico 1 se adaptar a 10 do que 10 se adaptar a 1, sendo que ele nem é tudo aquilo, tá merecendo um chá de banco e põe o gibagol pra jogar!!!
Rafael
7 de agosto de 2017Um dos fatores pro time estar onde está. É o Pratto. Gilberto está em um melhor momento. E não vem sendo aproveitado. Pois o nome Pratto. É MT mais forte. Só não enxerga quem não quer ver...
Jairo
7 de agosto de 2017Lucas Pratto joga muito e está numa pequena má fase, além claro das bolas que não chegam nem com reza braba dentro da área para ele concluir. O SPFC precisa ter todo o sistema defensivo corrigido e é aí que o Dorival está pecando pois não mostrou evolução ainda.
Marcelo
7 de agosto de 2017Concordo que a bola tem que chegar nele, porém, quando chega, não está fazendo nada. Tem que revezar com o Gilberto, URGENTE!!
guilherme
7 de agosto de 2017Precisa jogar SEM O PRATTO!!!!!!!!!!!!!!!!! Jogador caneludo!!!!!
flavio silva
7 de agosto de 2017O São Paulo caiu na real. Depois da chegada calorosa do Dorival e de jogadores como Hernanes, é natural que os jogadores se empolgaram e por isso fizeram bons jogos contra equipes grandes (Vasco / Grêmio / Botafogo). Mas o time não pode viver apenas de empolgação, e é por conta disso que estamos passando por essa situação. O mesmo aconteceu com Ceni, quando ganhamos a "Copa Mickey" vencendo os gambás e o River Plate, depois o time caiu de rendimento. Imagino que a diretoria não vai fazer mais a "cagada" de vender o plantel inteiro, pois esse lance de time com déficit, acredito que já tenha se solucionado. Então, o time está completo, é este time que vai até o final do ano. E o nosso ano não é por vaga de libertadores, quiça uma sulamericana, mas antes de mais nada, os jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida, tem que colocar na cabeça de que o momento é sair da degola. Imagino que jogos com os times que estão na mesma situação que a nossa, serão mais difíceis do que jogos contra quem está no topo da tabela. Vamos acordar. E mudanças são necessárias, se não está rolando um centrovante de pivô lá na frente, tem que mudar o esquema tático. O campeonato ainda não começou pro SPFC, então está mais do que na hora de testar peças novas, formações novas, etc. Renan Ribeiro é o titular, mas não tem amor pela camisa, não impõe respeito há nenhum adversário, chutou de longe é gol. Tá na hora de ficar um pouco no banco e dar chances pro Sidão. Com esses zagueiros, pelo amor de Deus, linha de 3 zagueiros e popula o meio de campo. Porque não temos laterais. E na frente, ou os caras aprendem a lançar bola pro Pratto e Gilberto, ou coloca mais velocidade pelos cantos e abstém de um centroavante lá na área. Dorival pegou um time sem formação atual, até pelo excessivo numero de vendas de jogadores importantes na era Ceni, vai demorar pra encaixar o time perfeito.
Jorez
7 de agosto de 2017Concordo, toda vez que vejo o Lucas Pratto saindo da área fico irritado, como o cara vai fazer gol fora da área, claro que ele pode tentar o chute de fora, mas do meio de campo fica difícil. Pra mim o Cueva funcionava melhor mais centralizado, armando as jogadas. Não temos ninguém distribuindo as bolas, ficamos com passes laterais e cruzamentos (muitas vezes ridículos) sem levar perigo ao gol adversário.
douglas
7 de agosto de 2017o tricolor não tem jogadores capacitados pra jogar nesse esquema de dois caras abertos e um no meio Bauza inventou isso e de la pra cá ninguém mudou esse esquema
Edvaldo
7 de agosto de 2017Gilberto já!!! É melhor quê o Pires..
Ge Lopz
7 de agosto de 2017Eu acho é que o time precisa primeiro aprender a se defender. Vamos jogar sem se preocupar em ter mais posse de bola que o adversário, não é momento para esse "preciosismo" e sim defender bem e jogar no contra-ataque em velocidade. Nosso time TODO ataca e sofremos nos contra-ataques dos rivais. Os zagueiros não podem passar da linha da bola! Mas no SPFC se comportam como um time de índios, desce todo mundo, só ficam o Renan e um volante (Petros ou Jucilei) para cobrir os laterais e zagueiros que descem todos de uma vez. Acho que a situação do SPFC não é para tanta "ousadia". E mais: Essa mania de pegar moleque da base que foi revelado, campeão e se destacou como VOLANTE e ficar colocando como lateral e/ou zagueiro no profissional, nessa situação atual do SPFC só VAI QUEIMAR OS GAROTOS. Militão e Araruna SÃO BONS VOLANTES, e agora ao chegar no time principal vão ter de aprender a jogar em outra função QUE NÃO É SUA ESPECIALIDADE, jogados nessa fogueira? Não é justo nem inteligente. O Jucilei, muito mais experiente, maduro jogava como zagueiro na China, sabe jogar naquela função. Por que não colocá-lo jogando na zaga ao lado de Arboleda? (E se for num 3-5-2, jogando com Arboleda e mais um ZAGUEIRO DE VERDADE - ou seja, nem Militão, nem Rodrigo Caio)? Acho que é hora de jogar simples e SEM PRESSA, prender mais os laterais para não passarem do meio do campo tantas vezes (já que falham na marcação nos contra-ataques adversários, um festival de bolas nas costas) parar de levar gols e assim o meio-campo e o ataque vão jogar com menos pressão/tensão para armar jogadas e finalizar sem o medo de errar um passe, perder um gol e logo em seguida ver o time levar um susto ou um gol no contra-ataque. O SPFC tem meias e atacantes de boa qualidade. O que deve ser prioridade é acertar esse time da defesa para o ataque. Quando parar de tomar gols, ai sim vai sobrar bola para o Lucas Pratto e o Marcos Guilherme.
Luiz H
7 de agosto de 2017Na minha opinião, o comentário do Michel Beale faz sentido (...jogadores de alto nível do meio pra frente, mas sem energia.). Jucilei, Petros, Hernanes e Cueva, são ótimos jogadores, porém não possuem uma dinâmica de jogo eficiente até o momento. Para esses jogadores atuarem bem em conjunto o esquema precisa estar muito bem encaixado, é o que tenho esperança que o Dorival vá fazer. Podem reparar, na maioria dos ataques que o nosso time sofre, os dois zagueiros estão totalmente expostos, e o restante dos jogadores correndo com o nariz apontado pra nossa linha de fundo, isso demonstra que não tem dinâmica, energia na recomposição. E no ataque não temos energia de uma individualidade, não surpreendemos o adversário em momento nenhum, como tínhamos com o Lucas por exemplo (esse foi o ultimo que resolveu alguns jogos para nós). Sem falar das nossa laterais, na minha opinião nenhum ataca bem e muito menos defende com eficiência, não dá nem pra avaliar profundamente nossos zagueiros pq jogam o tempo todo expostos, no mano a mano. As laterais infelizmente foi um erro (mais um) de planejamento da comissão técnica anterior e da direção, temos dois laterais direito que mesmo estando aptos a jogar, ja improvisamos Marcinho, Araruna, Tiago Mendes. Nenhum tem confiança em jogar por ali. Na esquerda, apostamos bem no Jr Tavares, mas era lógico que mesmo sendo um jogador muito promissor e talentoso, não jogaria todas as partidas (com pressão) em alto nível. Precisaríamos de alguém para alternar, e dar folego e uma sombra ao Jr. Tínhamos Mena, Carlinhos, Reinaldo, Mateus Reis, todos "dispensados", aí trazem o Edimar, que não tem nada de diferente de nenhum desses citados, não acrescentou em nada ao elenco. Ou seja, erro grotesco de avaliação de elenco. Acho que o time bem treinado consegue encaixar um esquema de jogo legal, é no que me apego. Mas infelizmente nossas laterais vão continuar nos dando dor de cabeça.
Norton
7 de agosto de 2017Assistam, por favor, a entrevista que o nosso MEGA Dir Futebol deu para a ESPN... Logo após o término da partida, o repórter está fazendo seu resumo, já na zona mista, e derrepente ela fala a seguinte frase: "Vamos falar com o dir Pinotti, que está aqui...nisso o repórter cinematográfico gira sua câmera e aparece um cara debruçado no alambrado...sim meus senhores...ele, o grande entendedor de futebol Pinotti...completamente no estilo "tô cag...do e and...do", vem ao encontro do repórter numa vontade "monstra" e demonstra todo seu conhecimento de futebol... PARABÉNS LECO!!!!! VOCÊ CONSEGUIU!!!!VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ISSO!!! Série B 2018...
Elton Novais
7 de agosto de 2017"A bola não chega", "Ele ta saindo da área pra jogar", essas desculpas não colam mais, temos que admitir, o Pratto ta jogando mal SIM, no Atlético ele saia da área, caia nas pontas, até armava jogadas para quem vinha de trás, finalizava as bolas que vinham, as boas e as ruins, Pratto precisa ir para o banco, Gilberto é inferior, mas dá uma movimentação diferente e deve ser titular, não dá pra esperar, precisamos voltar aos eixos pra ontem. PS: o Marcos Guilherme tambem deve ser titular, Marcinho não é ruim, mas tem que pegar banco.
Jonathan
7 de agosto de 2017Chaves > Pratto?
Heber
7 de agosto de 2017Alguém avisa aos jogadores q não é proibido finalizar. Chutar no gol é uma das maneiras mais fáceis de fazer gol. SPFC sempre!
Alex costa
7 de agosto de 2017Perrone não sei se porque depois que Dorival assumiu nossos principais jogadores jucilei e prato pararam de jogar, ontem na substituição jucilei demostrou uma cara de desânimo... Porque prato está jogando fora da área? Essa é a função do treinador... Agora pergunto aos que pediram a saída de Ceni, será que o problema era ele? ... Nem ceni era o problema tão pouco Dorival será a solução.
Ge Lopz
7 de agosto de 2017Pelamor. Essas rogeretes não tem senso de ridículo mesmo. Comparar o Ceni treinador com o Dorival Jr. é como comparar o Dênis com Wladir Peres. ROGÉRIO CENI FOI/É UM TREINADOR DE MENTIRA. FOI DEMITIDO POR INCOMPETÊNCIA. Aceita que dói menos. Quando eu digo que as rogeretes não se importam de ver o time rebaixado só porque o Ceni não está mais lá, é por causa desse tipo de "raciocínio". Rogerio Ceni INCOMPETENTE E SEM EXPERIÊNCIA, que nunca admitia uma falha, que jogava culpa nas costas de jogadores, inclusive citando nomes, não era GRANDE PARTE do problema. E o Dorival Jr, já está decretado pelas rogeretes, NÃO SERÁ A SOLUÇÃO. (Vale lembrar que ainda tem todo o segundo turno pela frente, fora o currículo de títulos do Dorival Jr COMO TREINADOR) Nem Telê Santana teria o apoio das rogeretes, se ele visse treinar o time depois do "mimito" e do Burricy...
Alex Costa
7 de agosto de 2017Desculpe acho que você não entendeu meu questionamento, não estou comparando Dorival a Ceni, pois não tem como, pelo tempo de trabalho e títulos, apenas tentei dizer que os treinadores são menos culpado. Já segundo sua certeza o SPFC fará a melhor campanha do segundo turno.
Bruno
7 de agosto de 20174-4-2 com Pratto e Gilberto já que nossos pontas são podres
Evandro
7 de agosto de 2017Artilheiro que é artilheiro faz gol de onde tiver, porém o time é ruim, as bolas não chegam. Se com ele dentro da área tá difícil, imagina com ele fora, sem qualquer qualidade para dar um drible etc. Parte é culpa dele mesmo, em querer sair fora da área e cruzar para o nada. Gilberto merece mais chances.
Celso Teixeira Gonçalves
7 de agosto de 2017Realmente Lucas Pratto não balança as redes faz tempo, para isso mudar é preciso definir uma tática, algo que o time deixou de ter faz 2, 3 anos! O lugar do centroavante argentino é num quadrado dentro da grande área em frente ao gol adversário. Ele não é o jogador para vir buscar bola nos lados do campo como estamos vendo, ontem vi ele na ponta direita tentando cruzar para a área, é um absurdo! Se for assim, é melhor jogar com estes 4 na frente: Marcos Guilherme, Brenner, Cueva e Brenner (Denílson). O grupo e a torcida tem que colocar na cabeça, o foco não é vaga na Libertadores ou SulAmericana, o FOCO é escapar do REBAIXAMENTO! Eu ainda acredito!
Sander Mello
7 de agosto de 2017Verdade, mas o problema nem é jogar pro Lucas Pratto, é jogar para que nossos centroavantes façam gols....claro que existe a diferença técnica, mas os ultimos homens de frente nosso sofrem com isso (Alan Kardec, Luis fabiano, Willian José...) o único que não sofreu isso foi o Calleri. Mas ainda não sie pq confio que sairemos dessa situação. Temos de torcer....Pq diabos o Dorival insiste em um esquema com atacantes abertos igual do Ceni?? Pq não dois meias normais e mais um (M. Guilherme) para fazer dupla com Pratto?? É ta dificil......parabéns pelo blog!