Como alguns sabem, fui convidado para participar da reunião entre torcedores e jogadores, comissão técnica e diretores nesta quarta-feira no CT da Barra Funda. O convite partiu da Torcida Independente e Dragões da Real, que pleitearam junto ao clube o encontro. Fui no papel de torcedor e a intenção por parte dos convidados foi expor o sentimento do torcedor e sentir o clima de comprometimento dos que representam os mais de 15 milhões de são-paulinos pelo mundo.
O encontro durou cerca de uma hora e ocorreu exatamente como o texto publicado pelo Márcio Porto, do Lance! Ocorreram cobranças e palavras de apoio. Seguimos a risca a pauta pedida pela Independente/Dragões e aceita pelo clube: fomos bastante respeitosos porém incisivos nos questionamentos e posições. Ninguém estava lá para nada além de expor os sentimentos do torcedor são-paulino. Recomendo a leitura do texto do Lance!
Algumas considerações importantes: em mais de 12 anos de experiência como colaborador do Site Proibido, colunista da SPNet, blogueiro do Globoesporte.com e agora no São Paulo Sempre, nunca vi a mobilização como a realizada para este encontro. O presidente, todos os atletas, comissão técnica, fisiologistas, estatísticos, funcionários que cuidam do elenco e diretores estiveram presentes no gramado central do CT, palco da conversa. Pensei que seriam apenas os representantes dos jogadores e uma ou outra pessoa da diretoria. Foi um evento com todos os profissionais da Barra Funda, incluindo Wellington Nem e Morato, ainda em recuperação de graves lesões no Reffis e que não atuam mais neste ano.
Outro ponto que me chamou a atenção foi a presença e as palavras de Raí, também presente no encontro. Sereno como poucos e líder nato, ele acredita no fim dessa tempestade toda. Quem esteve no CT percebeu que Raí não chegou para ser “para-raio, escudo ou amuleto” de gestores: ele realmente faz parte e está participando dos bastidores do clube. Ótima impressão. O São Paulo fez muito bem em contar novamente com uma pessoa diferenciada como ele. Que fique por muito tempo no São Paulo, independente de política ou de pessoas.
No mais, foi o que está escrito no Lance! Todos mostraram comprometimento e foco. Ninguém que largou seus empregos e esteve no CT para expor e sentir o comprometimento dos jogadores estava lá de brincadeira, como alguns torcedores sem informação estão irresponsavelmente propagando em canais como o Twitter. Não teve nada de “pacto de silêncio”: só foi combinado de não falarmos aos jornalistas na entrada do CT.
Todos os presentes saíram do encontro com a sensação de que foi positivo, cada um para seu lado, com respeito mas com a mensagem dada. Se fará efeito ou não no Campeonato Brasileiro, não dá para saber, mas uma coisa posso dizer: foi um evento inédito na história do clube, que luta desesperadamente para fugir do rebaixamento.
Agradeço ao pessoal da Independente e Dragões pelo convite.
Segue nota da Torcida Independente sobre o evento no CT.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(21) Comentários
Luis Carlos
18 de setembro de 2017Decepção Perrone.... vc mais que ninguém sabe: lugares torcedor é na arquibancada, onde tem todo o direito de cobrar, vaiar, aplaudir, se emocionar, etc. Tem até o direito de não ir ao jogo (o que infelizmente era o que acontecia muitas vezes com nossa torcida). Neste ano a torcida (me refiro à toda torcida e não a estes "supostos representantes") está de parabéns pois entendeu que primeiro tem que apoiar, até porque sabe que a culpa maior não é do elenco. Não me sinto representado por vocês que foram a esta reunião. A única coisa que concordo contigo é que este encontro foi um evento inédito na história de nosso tricolor: só discordo que isso seja bom. Para mim, que também frequento Morumbi desde década de 80 com meu pai e irmãos (e que agora já comecei a levar meus filhos pequenos), este ineditismo é mais uma mancha desta perdida diretoria. Abs
Marcelo
14 de setembro de 2017Extremamente sem propósito, sem sentido e valor nenhum essa solicitação de "audiência" (assim que se trata Cardeais, não é?) feita pelas organizadas. Realmente alguém acredita que jogador, diretoria ou técnico sentiram-se pressionados? Ora, eles estão vendo que a torcida está enchendo o estádio, jogo após jogo, acompanham redes sociais, sabem o sentimento do torcedor em geral e não caíram na real agora nessa "tarde de autógrafos" que caiu do céu para o clube. Já sabiam o que responder porque já sabem do que seria falado. Torcida Independente já deveria ter acabado faz tempo e a Dragões está indo pelo mesmo caminho.
Norton
14 de setembro de 2017Mais uma jogada do "LECĀO da massa"...reuniāozinha com amigos patrocinados (organizadas) e meia dúzia de "brothers"... Enquanto isso...O planejamento vai dando certo: Falir o clube e disputar série B... PARABÉNS LECO!!!!
Junior
14 de setembro de 2017Bom dia , engraçado que já tem até áudios que comprovam totalmente ao contrário do que você está falando , os áudios são de pessoas que estiveram no encontro , dizendo que os jogadores foram cobrados fortemente , ficaram acuados , com medo , com certeza agora terão muito medo de errarem em campo , com certeza não irão produzir , foram no trabalho dos caras e meteram o dedo na cara deles com cobranças , quem duvida procure pela net , em blogs , tem áudio se gente do SPFC falando sobre isso , procure no blog do paulinho ..
Daniel Perrone
14 de setembro de 2017Você se refere a impressão do Ricci Junior, que é diferente da minha. Foram cobrados sim, mas nada de medo etc. Tanto é que depois vários deles vieram falar com os torcedores. No mais, uma opinião pessoal: jogador que não aguenta pressão não pode atuar em clube grande, procure nos livros e programas de TV. abs
Guilherme Sousa
14 de setembro de 2017Perrone, pq nao cobraram quem realmente merece ser cobrado? Eu estaria muito feliz se os problemas do SP fossem comprometimento apenas.. um ou dois no maximo nao se esforçam. Se o o problema maior fosse esse seria tao facil de ser resolvido.. Pena que não é! Pinotti e cia mereciam ser cobrados e não os jogadores desta forma. Agora eles estão é mais pressionados ainda. Quem foi disse representar os milhoes de sao paulinos, me desculpa, mas nao me senti representado.
Daniel Perrone
14 de setembro de 2017Porque obedecemos a pauta passada em nota oficial pública da Independente. Nos receberam pelo ótimo papel que o torcedor está fazendo no estádio. Porém todos que estiveram no encontro se sentiram bem cobrados. abs
Opressor
14 de setembro de 2017Queria saber uma coisa, alguém perguntou pro Pinotti pq ele não larga o osso? Ou pq foi indicado sem ter experiência no cargo? Ou ainda , por que times com menos tempo de preparo e técnico com menos tempo já apresentaram mudanças positivas (Vitória, Atl PR e Avaí) e o São Paulo no declínio ainda fazendo experiências? Lamentável, encontro pra jogar pra torcida mesmo, estamos virando o Curintia de 2007. Sem mais!
Ygor Magalhães
14 de setembro de 2017Para né Perrone, vc acha q essa atitude mudou alguma coisa na cabeça dos jogadores? Vcs cobraram a diretoria? Leco? Pinotti? Ou ficou no bla bla bla com os jogadores. Infelizmente vc foi mais um enganado por essa diretoria. Sempre gostei de vc e da forma com q pensa, mas lendo seu texto, vc e nenhum dos q foram me representa!
Daniel Perrone
14 de setembro de 2017Não fui lá para representar uma ou outra pessoa. Não foi essa a intenção. Estivemos lá para posicionar o sentimento do torcedor em geral em relação a situação na tabela. abs
Jadson
14 de setembro de 2017Não é hora de jogar a toalha ,queria poder está no estádio e empurrar esse time, pena que moro na Bahia fica um pouco distante.Mais eu ainda acredito!
Daniel Perrone
14 de setembro de 2017Jogar a toalha no "meio" do campeonato? Nunca! abs
Danilo
13 de setembro de 2017Concordo com a opinião do colega Coelho e respeito a posição dos demais. Louvável a atitude das organizadas neste momento, mas também não podemos ignorar a conivência das mesmas (organizadas) com as direções desastrosas dos últimos anos. Acho ainda que trata-se de mais uma ação para espremer e tentar tirar algo mais de um elenco mal montado, despreparado, sem equilíbrio entre as posições e dependente de um salvador da pátria. Infelizmente o que sobra para o torcedor comum, que ama o tricolor, é assistir a desintegração do clube que atualmente atende a interesses bem distantes do real objetivo do futebol: ser campeão.
Marcos
13 de setembro de 2017Esse GE LOPZ é tricolor ou é uma galinha enrustida ?! Pô como esse cara reclama de tudo, todo post ele está aqui destilando seu veneno e ódio. Sei que temos de ser realistas, mas o momento é de apoiar. Sabemos os problemas, queremos as soluções e o SPFC de volta no caminho das glórias. Tenho certeza que sairemos dessa situação, toda fase passa até as ruins, mas é trabalhando que isso acontece. Temos que levar a sério nosso lema de clube da fé.
Marcelo
14 de setembro de 2017Penso exatamente a mesma coisa! Ele só critica tudo! Faz tempo que observo as ofensas vindas desse indivíduo.
Abraao
13 de setembro de 2017Essa é a prova de que o time já caiu. Foi bonito e tal a reunião demonstrar apoio e tal mas era uma coisa que nem precisava. Só ver a quantidade de torcedores nos jogos em casa e no treino um dia antes do jogo contra o palmeiras. Está claro que a torcida apoia. Esse negocio de querer achar salvador da pátria só mostra o quanto o tricolor está sendo dirigido por gente amadora. É preciso haver uma mudança sim, mas na direção, tirar amadores e colocar profissionais. A partir de então esses riscos de cair pra serie B que está ficando cada vez mais frequente no São Paulo não existirá mais.
Ge Lopz
13 de setembro de 2017Duas observações: 1. Todo time que fez esse tipo de reunião com torcedores acabou rebaixado no mesmo ano. Acreditem ou não. É fato. 2. Se o RAÍ já esta no SPFC colaborando bastante nos bastidores do clube com o elenco, porque então precisaria do Muricy? Uma pergunta: Rodrigo CAIo tomou a palavra e/ou foi cobrado pessoalmente por algum torcedor participante dessa reunião? No programa Gazeta Esportiva foi dito que quem foi a liderança dos jogadores nessa reunião foram LUGANO E HERNANES.
Coelho
13 de setembro de 2017Belo MKT da diretoria e bela média com a torcida essa ação de hoje.
Daniel Perrone
13 de setembro de 2017Estive lá e posso dizer que nenhum convidado que foi ao CT ficou de brincadeira. Se fosse MKT, deveria ser aberto para a imprensa filmar. abs
Diego
13 de setembro de 2017Olha, toda atitude no sentido de mobilizar um grupo com relação a um objetivo vale a pena. O problema é saber se o grupo deseja buscar esse objetivo com comprometimento , cooperação e solidariedade. Li num artigo que o Raí citou a necessidade de se "doar" mais. Esperamos exatamente isso dos jogadores.
Gustavo
13 de setembro de 2017Olha Perrone, sei que você é um cara sério e um baita São Paulino...e sempre procura ser imparcial em tudo o que se refere ao SPFC...mas de verdade, acho que a diretoria deu um baita "Cala boca" nos sãopaulinos com essa reunião que na minha visão não resolve nada. É esperar pra ver se esse time tem vergonha na cara mesmo, e torcer pro MURIMITO ajudar na lábia. Do resto não tem o que fazer enquanto aquela corja estiver no comando do nosso time.