Mais uma derrota fora de casa para este São Paulo. Dessa vez, a equipe de Dorival Junior não conseguiu fazer frente ao Grêmio e vê sua invencibilidade de cinco jogos se desfazer num rebote bem aproveitado do zagueiro Kannemann.
Um primeiro tempo horroroso, uma segunda etapa regular e a certeza que esse time não tem o mínimo repertório criativo sem Cueva e com um Hernanes pouco inspirado. Como o Tricolor sofre para construir uma jogada sequer para seus ilhados atacantes! O Grêmio fez um gol ‘cagado’ mas poderia ter ganhado de mais não fosse a boa atuação de Sidão, o melhor do São Paulo em campo. O time até teve algumas chances na etapa derradeira mas parou na boa fase de Grohe e na ótima defesa gremista. Aliás, os donos da casa claramente tiraram o pé no segundo tempo, diminuindo a proporção da nossa derrota.
Para que fique claro: não é falta de empenho, é falta de repertório. Sem jogo pelos lados, qualidade no último passe e pelo menos um para dar um drible e avançar uma linha de marcação, não dá. Sempre sofreremos.
A derrota valeu pelo menos para alguma coisa: foi um choque de realidade para alguns torcedores que ainda acreditavam em vaga na Libertadores. Posso dizer isso porque eu sou um destes que achavam que daria para beliscar a vaga na porta dos fundos do torneio que mais gostamos. Não dá não. Sem laterais decentes e sem um mínimo de elenco estou começando a achar melhor montar a casinha no Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão 2018, tentar alguma coisa enquanto nossos rivais estarão ocupados com a competição sul-americana e, se Deus quiser, não passar mais por essa situação de rebaixamento nos próximos anos.
Nota dos personagens da partida:
Sidão O melhor do São Paulo. Sem ele perderíamos de mais. Nota: 9,0
Araruna Não é lateral, está quebrando um galho. Atuação sofrível. Nota: 4,5
Arboleda Atuação regular. Suspenso para a próxima partida. Nota: 6,0
Rodrigo Caio Também regular. A defesa não foi a vilã. Nota: 6,0
Edimar Apresentação sofrível. Não pode ser titular em 2018. Nota: 4,0
Jucilei Amarelado precocemente, não apertou a marcação depois. Nota: 4,5
Petros Mais preocupado na defesa, subiu pouco ao ataque. Nota: 5,0
Hernanes Sobrecarregado, não fez o jogo fluir. Suspenso. Nota: 4,5
Maicosuel Nulo. Saiu “bem saído” no intervalo. Nota: 4,0
Marcos Guilherme Participativo porém pouco eficiente na frente. Nota: 5,5
Pratto Embolou na entrada da grande área. Pouco eficaz. Nota: 4,5
Lucas Fernandes Dessa vez entrou e deu mais movimentação. Nota: 6,0
Junior Tavares Entrou em nova função, na esquerda. Esforçado. Nota: 5,5
Gilberto Sem nota.
Dorival Junior Não consigo culpá-lo pela escalação. Sem Cueva, eu faria a mesma. Sofre com o pobre material do banco. Não credito a ele a derrota nesta quarta-feira. Me parece que, além da limitação técnica, o time também “afrouxou a gravata” ao perceber que está praticamente fora de perigo de rebaixamento. Nota: 5,5
Leia outras notícias do blog São Paulo Sempre aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(24) Comentários
Rodrigo
17 de novembro de 2017Uma eventual classificação do SPFC a libertadores seria um prêmio a mediocridade e faria muito dano ao Tricolor, pois serviria para encobrir a péssima administração do time. Tudo o que está de errado iria parecer certo e as mudanças necessárias não iriam aparentar mais ser tão necessárias. Sou são-paulino e não me orgulho de dizer isso. Mas o fato de eu torcer para o Tricolor não significa que eu compactue com a incompetência reinante que jogou o SP na lama e o transformou em freguês de nossos rivais do estado, em especial do Santos e do Curíntia. Cito como exemplo - mas não único - a classificação do time no BR 2015 para a Libertadores 2016. O time tomou de 6 x 1 dos travecos e mesmo assim foi para a libertadores. A diretoria do SPFC precisa parar de sonhar pequeno. Porque estes caras só falam em "classificação para a Libertadores", acima de ser campeão, por exemplo da Copa do Brasil ou do Brasileirão. Como se uma eventual classificação para a Libertadores fosse uma taça em si mesma. Claro que gosto de ver o time na libertadores, mas acima disso quero vê-lo campeão! Como disse um jornalista, existe uma diferença entre montar times para ganhar um torneio ou montar uma equipe para ser campeã sempre. A diretoria do SPFC, desde o início do segundo mandado do Juvenal, tenta fazer apenas o primeiro (montar um time para ganhar um torneio específico), mas não consegue nem isso. Ser campeão sempre, então, é coisa do passado... Ouso dizer que o rebaixamento seria benéfico para o time em médio e longo prazo, pois somente assim, quem sabe, faria a assepsia que o Tricolor tanto precisa.
Eder Coimbra
16 de novembro de 2017Realmente... Ontem assistindo o jogo do São Paulo e logo mais tarde o jogo da seleção do Peru, notei a falta que o camisa 10 faz para o nosso meio campo. Não gostaria de ser dependente de alguns jogadores pois passa a impressão de que só jogamos bem, quando esses estão em campo. Mas infelizmente para esse ano é o que temos de melhor. Agora é aguardar pelo tão sonhado 47 pontos, e depois esperar pela nova formulação que vem por aí em 2018.
Maurício Leopoldo
16 de novembro de 2017Curioso, mas quando o Cueva não joga, o São Paulo não ganha. O Dorival Jr encaixou um time com 11 jogadores, faz substituições bizarras e se perde quando um dos onze não pode jogar. O SP tinha a classificação para a Libertadores nas mãos e em 3 jogos jogou tudo no lixo. Eu se fosse o presidente do SP iniciaria o projeto 2018 contratando um treinador de verdade, pois o DJ já deu.
Junior-MS
16 de novembro de 2017E como sempre o espectador mais privilegiado dos jogos do São Paulo o Sr. Rodrigo Caio, ficou assistindo o Geromel fazer o cruzamento do jeito que quis. Poderia pelo menos tentado atrapalhar o zagueiro a fazê-lo. Mas a culpa não é só dele. A parte da frente é muito mais limitada que a defesa. Para 2018, precisamos urgentemente dois bons atacantes de lado do campo para ajudar o Pratto, senão, continuaremos coadjuvantes no futebol brasileiro.
Fabricio Castro
16 de novembro de 20171 - Gosto de Jucilei e Petros, e hoje vejo que sem a presença dos 2 em campo, o time fica muito vulnerável. Por outro lado, nao dá pra cobrar criatividade num meio-campo assim, entao ficamos entre a cruz e a espada 2 - Estou começando a me decepcionar com o Pratto. Sou fã da dedicação dele, mas a desculpa de que "não recebe bolas" está perdendo força! Ele não está ganhando disputas por baixo nem pelo alto, começo a achar que não é só o esquema, mas deficiência dele também. 3 - Lucas Fernandes talvez seja a principal decepção do ano... não consegue aproveitar nenhuma oportunidade que tem... nenhuma jogada progride 4 - Fiquei muito feliz com a contratação do Marcos Guilherme, mas hoje vejo que ele só corre (muito, mas só isso). Muito fraco tecnicamente, é outro onde a maioria das jogadas morrem. 5 - Há muita deficiência em diversos aspectos, mas a primeira a ser corrigida são as laterias. Enquanto não tivermos bons jogadores nessa posiçao, que realmente agreguem às jogadas, vamos sofrer. Abraços.
Vitor
16 de novembro de 2017Tem coisas tão óbvias que já falo desde o início do trabalho do Dorival: 1 - Esse esquema de posse de bola é presa muito fácil para times adversários. O SPFC ganhou do Santos e do Flamnego pq os dois times jogaram abertos, principalmente o Santos que precisava ganhar. Mas se o SPFC jogar contra qualquer time que se feixe minimamente, não produzirá nada e muito dificilmente sairá vitorioso da partida. 2 - Esquema de jogo baseado em posse de bola atrapalha o futebol dos pontas (pois com a troca de passes no campo de ataque, não tem como os pontas explorarem a velocidade, então Maicosuel e Marcos Guilherme praticamente já entraram sacrificados.) 3 - Posse de bola no campo adversário impede o centroavante de jogar, ainda mais se for de característica trombador e lento, como o Pratto, pois o time adversário sempre estará bem postado na defesa, logo o centroavante estará sempre marcado.
Lucas Lira
16 de novembro de 2017Lucas Fernandes tem que sair do SPFC. O cara só toca a bola de lado, é um criado com vó sem coragem pra fazer nada de diferente! LATERAIS URGENTE!!! Estacionamos nos 45 e ainda perigamos pois a Ponte já vem com 39 lá no Z4. Eu acho melhor não irmos também para a Libertadores 2018 pois passaríamos vergonha com esse futebol. Melhor focar em ganhar ao menos um campeonatozinho qualquer, nem que seja de jogo inter-classe! Precisamos voltar a ser respeitado!!!
OZZMAIR
16 de novembro de 2017Certas coisas que são difíceis de entender , já está mais do que provado que na lateral o Araruna não dá certo. Se insistem tanto com ele mesmo tendo atuações péssimas é pq o Buffarini está abaixo dele , e se está abaixo , precisa rever a carreira , pq é constrangedor.
pericles
16 de novembro de 2017Se ganharmos os dois jogos em casa (não é tão complicado, pois são times medianos) e empatar o jogo fora, acho que podemos sim beliscar uma vaga na libertadores... Infelizmente não temos defesa e o Dorival está fazendo das tripas o coração para não tomar muito gol e com isso sobrecarrega o time, mas quem está ganhando de goleada no país? Vou torcer para irmos na liberta e ai sim arrumar o time, sobretudo a defesa...
Roberto
16 de novembro de 2017Brener Dorival, Brener. Sem mais.
Paulo
16 de novembro de 2017O Sidão tem que parar de espalmar para o meio, no gol do Grêmio foi assim e no outro lance que ele fez a defesa difícil ele tinha espalmado para o meio.
Marcelo Ferreira
16 de novembro de 2017O Tricolor "sofre" da falta de confiança ao fazer as jogadas. Por várias vezes tivemos o contra-ataque, Pratto e Marcos Guilherme faziam aquela movimentação para receber a bola na frente, na corrida e quem estava com a bola simplesmente não lançava. Seja Hernanes, Petros e até o Rodrigo Caio em um dos momentos do jogo tomaram as decisões erradas na entrada da área deste bom time do Grêmio. Para 2018, realmente precisamos de bons laterais, um bom meia armador para suprir a ausência do Cueva ou até mesmo jogar junto. De resto, acredito que temos um bom time, bastando ter bons reservas para compor elenco e não sofrer quando um ou outro for suspenso ou se lesionar. Torci pela vaga na Libertadores, mas não acreditava. Nosso campeonato são os 47 pontos. Abs!
Norton
16 de novembro de 20172018 tem mais... Mais um “super time” formado pelos “excelentes” LECO e PINOTTI... O craque Edimar já foi contratado, o excepcional Fernando Bob está chegando para substituir o Jucilei... Contrataremos mais uns 6 lesionado e/ou encostamos e/ou em fim de carreira para completar o esquadrão no 1Sem/18. Sim, pq para o 2Sem/18 teremos nova reformulação, com a saída do Hernanes, a venda do Pratto e todos os talentos que surgirem da base até julho... Afinal precisamos reduzir a eterna dívida, que por sinal, volta aos mesmos patamares todo dezembro com novos empréstimos bancários. E não é só isso... teremos um novo fornecedor de material esportivo, já que a UA se deu conta do estrago em associar seu nome ao nosso time (que pela quarta vez em seis anos estará brigando para não cair).. A “fantástica” Penalty pode aparecer mais uma vez. Pagando quem sabe, 1/3 do que a UA pagava, mas que será divulgado pela “excelente” diretoria como o maior contrato da história... Dorival talvez aguente até abril, depois virão mais 1 ou 2 apostas para finalmente contarmos com o ex-treinador Autuori (amigo e antigo sonho do LECO) para tentar salvar a equipe, a SEGUNDA ou TERCEIRA MAIOR FOLHA SALARIAL DO PAÍS... Tudo isso com a anuência dos amigos da imprensa setorista que cobre o SPFC e torcidas organizadas, que serão mais uma vez convencidas a apoiar o time no carnaval... Enfim... este é o resumo do que nos espera se LECO/PINOTTI continuarem à frente do nosso SPFC.
Lucas Lira
16 de novembro de 2017Você falou uma pura verdade e fez uma análise minimalista, eu concordo em tudo! Alguma coisa tem que ser feita com essa Diretoria! Não é possível continuar assim, daqui a pouco os rivais estarão com 10 títulos na nossa frente e serviremos sempre como chacotas! Se forem embora Jucilei, Hernanes e mais alguns prevejo um time pior que esse atual para 2018 e mais, com as mesmas dívidas. Também já prevejo a venda do garoto Brenner antes do 1º semestre.
Ge Lopz
16 de novembro de 2017Colocam tanta expectativa e dão tantas oportunidades a esse "meio-campo de futebol de condomínio" "craque nutella com canela de vidro" chamado Lucas Fernandes que parece que de uma hora para outra ele vai se transformar no Alex (Ex-Palmeiras, Cruzeiro). Jogadorzinho superestimado, comum, não passa também do nível esforçado. Mais uma que vai ficar anos na "vitrine" do SPFC ocupando espaço de alguém que poderia ser solução na mesma função. E depois não entendem porque o SPFC não consegue montar um time campeão. (E nem vamos falar do Maicosuel. MAIS UMA contratação que NUNCA vou entender.)
Ge Lopz
16 de novembro de 2017Contra Corintians, Palmeiras, Santos o Grêmio coloca o time reserva, contra o SPFC coloca o time titular. Próximo jogo deles é contra o Santos. Já foi anunciado mesmo antes do jogo de ontem, que jogariam com os reservas contra o Santos. Renato Gaúcho diz que contra o SPFC era um bom teste para a final da Libertadores. (Bom, pelo jogo de ontem, vai ter de jogar muito mais. Acharam um golzinho sem querer e venceram com o bandeirinha anulando um gol legitimo do Pratto). Minha tese e que o grêmio jogou ontem também objetivando tirar as chances do SPFC pegar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Afinal, ano que vem não teriam risco de cruzar com o SPFC na Libertadores. O SPFC na Libertadores é muito forte, não importa a fase do time.
Ge Lopz
16 de novembro de 2017Eu só acho que na ausência do Cueva, o time deveria jogar com 3 atacantes. E NENHUM DELES DEVE SER MAICOSUEL OU LUCAS FERNANDES. Ontem deveria ter iniciado o jogo com Gilbert, Pratto e Marcos Guilherme. Esse esquema só isola o Lucas Pratto no meio da zaga adversária. E outra coisa: jogador de futebol brasileiro é burro demais. A defesa adversária toda congestionada na frente da sua área e os atacantes, meias e laterais do SPFC afunilando o jogo pelo meio, querendo entrar tabelando no meio daquela 'multidão' de defensores. Lógico que não da certo. E isso é um vício de PREGUIÇA MENTAL de todo jogador brasileiro, pois no jogo Brasil x Inglaterra Neymar e cia insistiam no mesmo erro. Tanto Lucas Pratto quando Gabriel Jesus ficam isolados quando seus times enfrentam defesa bem treinadas, bem postadas. E ai, a torcida quer esganar justo o centroavante pela falta de finalizações e gols!!?? O SPF deve buscar urgente mais um grande atacante para o SPFC para jogar ao lado de Lucas Pratto, é o técnico tem de largar mão de usar esse esquema/formação tática. Senão ano que vem vai ser exatamente como no jogo de ontem. O nível GERAL do futebol no campeonato brasileiro este ano foi sofrível graças a adoção quase unânime desse maldito esquema 4-1-4-1 e suas 'variações'. E CHEGA DE LUCAS FERNANDES E MAICOSUEL, POR FAVOR!
Patrick
15 de novembro de 2017Ano que vem te que fazer uma grande mudança no time, contrata 1 ou 2 atacante/centro-avante driblado, melhorar os laterais, e da uma melhorada ainda mais no meio de campo, time muito fraco, sem criatividade, se pega um adversários bem organizados não consegue fazer nada, porque não tem ninguém no time que possa fazer aquela jogadas individual...
João
15 de novembro de 2017Este "praticamente fora" ainda me assusta. Estamos a 6 pontos do z4 com 9 pontos ainda a serem disputados. 2017, pelo amor de Deus, acabe logo.
Lucas Lira
16 de novembro de 2017Pois é! Também estou com medo ainda!!!
Luiz Claudio Vieira
15 de novembro de 2017Boa noite tricolores, Foi um grande choque de realidade, agora nos resta somar o maior número de pontos possíveis para terminar o ano em uma posição pelo menos honrosa dentro do que foi o nosso campeonato. Seria difícil mesmo vencer o grêmio que para min é o melhor time e futebol do Brasil na atualidade. Agora o ideal é fazer a varredura no elenco e trazer peças que possam resolver as coisas no campo, um bom planejamento pode nos ajudar muito perante rivais que certamente estarão preocupados com a libertadores. O que aconteceu no brasileirão deste ano foi coisa de doido e os times ainda estão entendendo como montar o elenco para tantas competições que vão até o final da temporada. Uma coisa é certa, Arboleda, Jucilei, Petros, Hernanes e Pratto são a nossa espinha dorsal da próxima temporada precisarmos de mais peças pra entrar e resolver. Abraços
Gustavo Neto
15 de novembro de 2017Eu vejo o jogo assim: O treinador tem que achar as soluçoes para as fraquezas do elenco. Time nao tem lateral que apoia, e isso prejudica a saída de bola. Os meias, por mais que tenha qualidade no passe, nao possuem mobilidade nem velocidade... Se nao tem ultrapassagem, nao tem p quem passar; se nao tem mobilidade e velocidade, nao tem como fazer tabelas. Os pontas, sao sobrecarregados, precisam dar profundidade ao ataque, criar as jogadas, e recompor na defesa. Como dar profundidade, se a bola nao chega? Tem que recuar p pegar na bola. Congestiona o meio, pois recuou. Fora o desgaste de estar indo e voltando. Qq centro avante que jogar nesse SP, tera dificuldade em dominar bolas e fazer gols. Sempre tem os dois zagueiros em cima dele, qd nao tem mais um dos volantes, pois os meias nao fazem ultrapassagens; os pontas e laterais tbm nao chegam a linha de fundo... Por isso, nao tem zagueiro fazendo sobra, p que o centro avante fique no um p um. Esse eh o jogo do SP que vejo. Ate consegue ter posse de bola, e um alto indice de acerto nos passes... Mas eh so isso. Nao cria! A bola nao chega! Se o centro avante fica so entre os zagueiros, eh um cone preguiçoso, tipo Fred; Se sai p tentar uma tabela, ta fazd errado pq tem q ta na area fzd gol... Mas e a bola nao chega? Os melhores cruzamentos sao de quem? De Pratto!
Jonathan Felipe
15 de novembro de 2017Graças a Deus não sou o único que enxerga que Edimar não pode ser titular em 2018, que jogador sofrível... São Paulo precisa urgente de dois laterais TITULARES, Buffarini pode ser uma boa moeda de troca!
Junior Petrucci
15 de novembro de 2017"Rodrigo Caio Também regular. A defesa não foi a vilã. Nota: 6,0" Caramba, Perroni!!! O gol saiu de um rombo do lado esquerdo por culpa de quem??? ????, ta louco.... infantilidade da defesa (e não foi culpa do Edimar desta vez, se viu o jogo). Por favor... Rodrigo Caio nao bloqueia chute contra o Vasco, "não teve culpa", hoje Gremio aproveitou um REGAÇO na defesa por culpa dele "regular" SE a torcida nao cobrar, e nem os nossos respeitados setoristas enxergarem o jogo, esse moleque ainda vai nos prejudicar muito, quantos pontos perdemos por ruindade do Nutella? uns 10 foi pouco