O São Paulo venceu o CSA em Alagoas e se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil 2018. Com gols de Nene e Cueva (convertendo pênalti sofrido em Diego Souza) a equipe espantou a zebra e o perigo dos jogos “mata” das duas primeiras fases da competição.
Muita gente disse que exagerei na preleção do jogo, quando disse que o São Paulo tinha que ter a máxima atenção com o regulamento. Era para ter medo mesmo. Até o primeiro gol, aos três minutos do segundo tempo, o Tricolor vinha dando show de horrores no Estádio Rei Pelé. Foi duro ver um primeiro tempo com apenas um mísero e magro chute (de Militão) ao gol. O CSA, campeão da série C do ano passado, esteve mais atento a partida que o Tricolor. Não que merecesse a vitória nos primeiros 45 minutos, afinal é uma equipe bem limitada, mas marcou muito bem e se mostrou muito mais organizada e bem postada que os comandados de Dorival Junior.
O gol relâmpago da segunda etapa, fruto da primeira jogada “fora da curva” da equipe (Cueva lançou bem, Marcos Guilherme infiltrou e cruzou rasteiro no segundo pau para o gol de Nene) aliviou a barra Tricolor. Com menos peso nos pés, a equipe procurou acertar mais passes e diminuir os espaços mas não teve tanto êxito. Foi um lateral “Gérson” de Reinaldo que deu ponto final no placar: o lateral encontrou Diego Souza na área, o camisa 9 deu um tapa e malandramente (isso vale!) foi atingido pelo goleiro Mota. Pênalti claro.
Com 2×0, Dorival colocou Shaylon, Caíque e Valdívia esperando os contra-ataques em cima do espaço naturalmente deixado pelos alagoanos e também pensando no clássico de domingo. O jogo entrou num rumo natural e a classificação foi conquistada.
O Tricolor retorna para a capital sabendo que terá que voltar para Maceió, novamente pela Copa do Brasil. Em dois jogos, o time enfrentará o outro time da capitam alagoana: o CRB. Os dois clubes me lembram a infância, quando eu esperava para ver a zebrinha do Fantástico dar o placar “quase sempre disputado” entre CSA e CRB. Agora, falando sério: apesar da quarta vitória e de mais uma vez nenhum gol tomado, a equipe ainda está longe de ter a confiança do torcedor. Que Dorival arrume uma saída para a lentidão da equipe e dê um mínimo de organização tática com o que tem. Bem ou mal, pedido por ele ou não, temos um elenco para trabalhar.
Nota dos personagens da partida:
Sidão – Não teve participação em bolas difíceis. Nota: 6,0
Militão – Defendeu bem pelo lado direito. Nota: 6,5
Bruno Alves – Partida tranquila no seu setor. Nota: 6,0
Rodrigo Caio – Cumpriu o papel. Nota: 6,0
Reinaldo – Bela assistência no lateral que originou o penal. Nota: 6,0
Jucilei – Boa partida. Melhor na segunda etapa. Nota: 6,5
Hudson – Não chegou na frente para finalizações. Nota: 6,0
Nene – Gol importantíssimo. Nota: 6,5
Marcos Guilherme – Boa atuação no segundo tempo. Nota: 6,5
Cueva – Se destacou num jogo fraco do coletivo do São Paulo. Nota: 8,0
Diego Souza – Segundo tempo bem melhor que o primeiro. Nota: 6,0
Shaylon – Mais uma vez muito discreto. Nota: 5,5
Caíque – Também sem muita participação. Nota: 5,5
Valdívia – Pouco tempo mas com boa movimentação. Nota: 6,0
Dorival Junior – Partida coletiva muito ruim, principalmente no primeiro tempo. O gol relâmpago de Nene salvou a equipe de uma segunda etapa com os nervos a flor da pele. Falta posicionamento, organização e mais trabalho de infiltrações e tabelas. Apesar das vitórias e da boa fase da defesa, o time está longe de uma melhoria convincente. Nota: 4,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(23) Comentários
Carlos
16 de fevereiro de 2018As vezes me pergunto se você tem sociedade no passe do Cueva. Nota 8??? Se a metade das jogadas que ele perde sozinho, ou da Maia um toque, tenta mais um drible, aquela última ciscada e mata um lance de ataque, se metade destes lances ele realmente finalizasse, talvez ele merecesse uma nota 6
Luis
16 de fevereiro de 2018Se a Gisele ver o Reinaldo cobrando lateral, ela larga o Tom Brady.
Carlos
16 de fevereiro de 2018Desde 2015 o SP não vencia 4 partidas seguidas... o futebol jogado não está legal realmente, mas honestamente, sem ganhar um título de expressão há 10 anos eu quero é mais ver o time vencendo do que jogando bonito, o time de Itaquera ganhou o BR-17 jogando feio. Se eu não estiver enganado é hoje a defesa menos vazada do Paulista, melhor que a do vizinho da Barra Funda que tem o elenco estrelado, então acho que o negócio é continuar apoiando o time.
Samuel Matarazzo Benegas
16 de fevereiro de 2018num sei não, mas num vejo o Dorival aguentando o repuxo !
Alex Costa
16 de fevereiro de 2018Perrone exagero é acreditar numa equipe muito limitada dentro de campo como esse time, os mesmos problemas de sempre, lentidão passes para traz e lateral e posse de bola mentirosa, aliás gostaria que alguém me explicasse quem implantou esse sistema de jogo com posse de bola exagerada e sem criatividade. Não é possível que ninguém consegue consertar essa miséria.
Flavio D Silva
16 de fevereiro de 2018A verdade é a seguinte: Raí , Ricardo Rocha e Lugano estão fazendo um excelente papel do lado de fora do campo. Trazendo nomes importantes e que vieram pra brigar por uma vaga no time titular. O Problema neste momento é a teimosia do Dorival Jr. (que é um técnico muito bom, sou fã do trabalho dele no Santos). Mas o Dorival tá teimando nessa formação e com isso, colocando jogadores fora de suas posições originais. Petros não está bem esse ano, porque tá precisando criar jogadas, coisa que não é do instinto dele. Brenner foi pro banco porque tá jogando de ponta, Diego Souza tá sofrendo ainda porque não é centroavante. Então assim, ou ele muda essa formação que ele tá tentando enfiar goela abaixo no elenco, ou a gente vai sofrer esse ano de novo, não ganhando clássicos e jogos difíceis e perdendo nos mata-matas que tivermos pela frente. O Elenco tá muito bom, bem melhor do que o do ano passado (me arrisco a dizer isso), só que o elenco que ele tem em mãos não foi feito pra essa formação que ele tá colocando em campo. Vamos parar de ser teimoso Sr. Dorival, e vamos colocar esse elenco em uma formação mais compacta utilizando os jogadores em suas reais posições.
Leônidas Pertele da Silva
16 de fevereiro de 2018Caros tricolores, o que precisamos entender se colocar no time cueca, nenê, Diego Souza o time vai ficar lento pela dificuldade desses 3 recomporem a marcacao. Temos que ter paciência pra eles jogarem juntos vai sobrecarrega os volantes e a zaga. O problema é que a torcida quer tira 7 anos sem títulos em cima do começo de trabalho do Dorival. Vamos ter paciência e apoiar o time. Abraços
Said
16 de fevereiro de 2018Foi Marcos guilherme que iniciou a tabela do gol: tocou, apareceu na frente e deu a assistencia perfeita. O rapaz tá jogando muito. No entanto, os comentaristas deram todo o crédito da jogada para cueva. Reinaldo foi muito bem tambem na parte defensiva. Nosso técnico merece nota melhor. É inicio de temporada e o time está ganhando. Não adianta nada jogar bem e perder.
Junior-MS
16 de fevereiro de 2018A solução para por fim a lentidão é muito simples. Cueva no meio campo onde ele rende bem. E um moleque da base na ponta. Não tem o que inventar.
Will
16 de fevereiro de 2018Que falta de criatividade em Alagoas pra criar nome de time...
guilherme
16 de fevereiro de 2018Hudson jogou muito bem no segundo tempo. Não tem como ser reserva do Petros que é muito mais mídia e " nome" do que bola. Dorival terá que ter coragem para colocar no banco: Petros, Jucilei (tem muita técnica, mas é lento demais), Nenê, Cueva ou Diego Souza. Pelo menos dois deles tem que sair para entrar Valdivia e Hudson.
Pedro Aragão
16 de fevereiro de 2018Concordo totalmente, Petros "ganhou" a torcida com papo de comprometimento e acredito que é estratégia pra se manter no time titular. Óbvio que estou olhando de fora, mas é minha maneira desconfiada de enxergar as coisas. Hudson merece mais chances.
Daniel Perrone
16 de fevereiro de 2018O ponto é que temos três ótimos jogadores para duas posições que jogarão regularmente durante toda a temporada. abs
Neo
16 de fevereiro de 2018Olá Perrone e amigos. Creio que o problema do time é fazer com que Diego, Nene e Cueva joguem juntos. Os três são muito bons tecnicamente, mas basicamente ocupam o mesmo espaço (falo isso imaginando o Diego no meio campo e não como "9"). Talvez jogar sem um centroavante definido, com os três no meio campo e aí num avanço mais agudo ao ataque Nene ou Diego avancem de um lado e o Marcos Guilherme do outro possamos ter melhor qualidade para chegar ao gol. Rodrigo Caio está jogando bem, o que é muito bom, carecemos ainda de um lateral direito. Para volantes estamos muito bem servidos. Dorival tem bons jogadores, o problema é juntar todos e transformar num bom time.
Fabricio Castro
16 de fevereiro de 2018Vitória muito importante, foi ótimo não sofrer gols novamente. Mas há anos parece que o São Paulo joga com 9 em campo. Ataca com menos gente e defende com menos... é sempre custoso criar jogadas e levar o jogo de forma tranquila. Eu não consigo entender como isso acontece ano após ano...
Diego Arrabal
16 de fevereiro de 2018Concordo com sua análise do jogo Perrone. Esse time do São Paulo me preocupa muito ainda, como vc disse o primeiro tempo foi horrível, a equipe apresentou exatamente o mesmo futebol do ano passado. Parece que é uma coisa que está instaurada nos jogadores, não temos velocidade, tribulações, a defesa contina extremamente frágil - haja visto que estamos enfrentando times muito inferiores ainda - não temos volume de jogo algum e sequer o time chuta ao gol. Tá certo que estamos em pré-temporada ainda, mas é difícil ter uma boa perspectiva até então. De positivo até na minha opinião apenas o Nenê, mesmo com limitação física devido a idade e a falta de tempo, ao menos vem sendo decisivo e correndo muito, mas muito mais que os garotos, principalmente o Shaylon, que já entra cansado em campo, infelizmente cada dia mais vejo que não twm condições de joga no SP, queria muito queimar minha língua, mas tanto ele quanto Lucas Fernandes tiveram várias oportunidades e nem de longe corresponderam. Espero que esse cenário mude, se não será mais um ano de sofrimento. Saudações!
Lucas Ramires
16 de fevereiro de 2018Eu não consigo ter confiança no Dorival ainda. Mas só de pensar em ter que trocar de técnico nesse momento e reviver 2017, prefiro engolir o choro e ter fé. Excelente análise, Perrone. PS: Na última parte do texto tu escrevestes "Capitam" ao invés de "Capital". Dá uma olhada lá. Forte abraço!
Betto
16 de fevereiro de 2018Não concordo com as notas, pois a defesa foi muito bem e deveria ser mais valorizada. Me parece que você tem alguma "birra" com a comissão técnica e por isso deu notas tão baixas. No ano passado o time não chegou nem perto de ter uma sequência de vitórias sem tomar gols como a que tem neste momento. Este ano temos um elenco muito melhor e tenho certeza que, com o apoio da torcida, poderemos conquistar algo este ano. Precisamos parar com o pensamento de que a comissão técnica tem que ser mudada para o time melhorar, até porque temos exemplo no próprio São Paulo que isto não funciona! Vamos apoiar e não só fazer críticas sem sentido! Vamos deixar a comissão técnica trabalhar! A melhora na defesa já é muita coisa! Acredito que teremos boas conquistas este ano...
Daniel Perrone
16 de fevereiro de 2018As críticas e principalmente as notas são pontuais, do jogo que eu enxerguei. Cabem contra-críticas. abs
Adriano
17 de fevereiro de 2018Concordo contigo! Temos sequencia de jogos vencendo e sem tomar gols. Acho que é assim que se ganha campeonato. Defesa que não toma gols é 10, ataque que marca é 10. O meio campo e as laterais dexaram a desejar, mas não comprometeram, nota 7,5. Individualmente, acho que poucos mereciam nota menor do que 8 nesse jogo.
Fernando
16 de fevereiro de 2018Como torcedor São Paulino claro que comemorei a vitória mas friamente analisando como você disse o time esta longe de apresentar um bom futebol, se não me falha a memória o time voltou a treinar em 03/01, sei que alguns reforços chegaram depois disso mas essa desculpa de pouco tempo pra treinar ainda é aceitável? Se alguns jogadores de ataque do CSA tivesse mais técnica e "malicia" o SP poderia ter tomado um gol no primeiro tempo e ai imagina o sufoco! Estamos quase em março e o time parece os antigos carros a álcool pra pegar no frio, demora pra esquentar e vive dando sustos!
Rodolfo Goes
16 de fevereiro de 2018A impressão que dá é quê os jogadores jogam muito distantes entre si. A lentidão observada só será solucionada quando melhorarem o ppsiciona mento. Rodrigo Caio fez outra otima partida
Marcel
16 de fevereiro de 2018Acho que poderia ter dado mais destaque para a defesa. Sidao e Caio foram mto bem na minha opiniao.