Mais um ano, mais uma temporada, mais um clássico e mais uma derrota. O São Paulo perdeu pelo placar mínimo no Morumbi e deu adeus a sequência de vitórias e invencibilidade na sua defesa. Com o resultado a equipe mantém a pulga atrás das orelhas de seus torcedores.
Foi um jogo de duas propostas bem diferentes e levou a melhor a eficiência santista: com apenas um chute a gol, a equipe de Jair Ventura suportou o volume de jogo do Tricolor no jogo todo e saiu com um grande resultado na casa do adversário. O São Paulo até fez um bom primeiro tempo. Dominou as ações e teve duas boas chances de gol, mas parou no ótimo Vanderlei, um dos destaques em campo. Na segunda etapa veio o gol santista, três vezes ensaiado no primeiro tempo, e que deixou a equipe Tricolor e sua torcida atordoada. Dorival mexeu, mexeu, mexeu mas não saiu do mesmo sistema de jogo “chove e não molha”. No final, a equipe terminou a partida com um ataque todo diferente (Valdívia, Tréllez e Brenner) e Nene deslocado para o meio e mesmo assim não chegou na meta alvi-negra. Mérito do sistema defensivo santista e demérito dos jogadores de frente do São Paulo.
Resultado justo. O São Paulo teve a posse de bola e propôs o jogo, mas o Santos é que teve o veneno necessário para vencer a partida. O Tricolor continua com uma dificuldade imensa em traduzir domínio em gols e Dorival Junior insiste em não variar o repertório. Falta ímpeto, falta repertório e falta espírito de jogo grande a esse grupo de jogadores. Do jeito que está, sem o veneno característico dos bons times, iremos novamente firme e forte a lugar algum.
Nota dos personagens da partida:
Sidão – Sem culpa no gol, mas a bola que chegou, entrou. Nota: 5,5
Militão – Jogador que defende bem mas não se apresenta no ataque. Nota: 5,5
Bruno Alves – Bem na defesa, principalmente no primeiro tempo. Nota: 6,0
Arboleda – Gostei da estréia no ano. Atuação segura. Nota: 6,0
Reinaldo – Foi bem no primeiro tempo. Caiu na segunda etapa. Nota: 5,5
Jucilei – Idem a Reinaldo: um tempo muito bom. Nota: 5,5
Petros – Não foi bem no clássico. Pouco eficiente. Nota: 4,5
Nene – Começou na ponta e terminou no meio. Faltou brilho. Nota: 5,0
Marcos Guilherme – Precisa ser mais eficiente nos arremates. Nota: 5,0
Cueva – Partida mediana, mas não era para ter saído de campo. Nota: 5,5
Diego Souza – Sem mobilidade e sem ímpeto de matador. Nota: 4,5
Valdívia, Brenner e Tréllez – Pouco produziram. Nota: 5,0
Dorival Junior – O que irritou no clássico foi a falta de repertório ou ousadia para tentar mudar o jogo. Com o time perdendo, alterou o ataque todo, deslocou Nene para o meio e mesmo assim não abriu mão do sistema “chove e não molha”. No caso de hoje não dava para sacar um dos volantes e aumentar o volume ofensivo? Faltou ousadia do treinador para tentar empatar a partida. Nota: 4,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(45) Comentários
Danilo
20 de fevereiro de 2018Na boa, Diego Souza não precisava ter vindo... mas tbem entendo q ele não teve oportunidade de jogar em sua posição... tá visando só a seleção... Hudson pra mim é titular absoluto, evoluiu muito com o Mano no Cruzeiro... Dorival sempre foi isso q estamos vendo, treinador de esquema único e não sabe fazer com q o material que tem em mãos funcione de forma diferente do que ele pensa... Era o que tinha na ocasião, tentamos, não deu, tchau!!! Cuca e Luxa, esquece... Vão se aproveitar do desespero visando seus objetivos $$$$ e não vão resolver... Eu arriscaria o Zé Ricardo, ficamos meios ressabiados com treinadores sem experiência por causa do Ceni, mas pra mim é melhor arriscar com uma promessa do que com medalhões arcaicos e superados... Vamo São Paulo!!
Vinicius Guimarães
19 de fevereiro de 2018Para quem pediu a venda do Prato tá ai! Não temos atacante novamente!
Peperrone
19 de fevereiro de 2018Fora DORIBALL!! time encerradeira, acabou a pas!!
Vitor Silva
19 de fevereiro de 2018Uma das coisas elementares do futebol é como o time trabalha os espaços do campo. Ou seja, como distribui o jogo. Isso envolve a forma com que o time se posiciona, o momento que o time decide apertar na marcação e etc. Um time bem treinado conduz o adversário para os espaços que deseja. No caso dos times do Dorival, propõem jogo nos dois terços finais do campo, que uma área difícil de pegar o adversário desprevenido e desorganizado. Ai fica essa falsa impressão de superioridade.
Alessandro Galdino
19 de fevereiro de 2018Na minha opinião o Rogério Ceni é mais técnico do que o Dorival Júnior, criticavam Rogério quando apresentavam os números e não o fazem com o fraco Dorival, teimoso que só sabe dizer que o time está evoluindo e precisamos ter paciência, até quando Dorival???? Até dezembro conseguiremos montar um time? E olha que o Togerio não dispunha do mesmo material humano que temos hoje!!!! FORA DORIVAL
Reginaldo Boettger
19 de fevereiro de 2018Concordo com Diego Arraial, São Paulo não tem volume de jogo, tem sim muta lentidão e excesso decrrsspeito pelo adversário, tanto que logo na sai da de bola do SP, jogando em casa, a bola foi recuada até o goleiro Sidão.... muito vergonhoso pra quem deveria agredir logo de cara. Santos tinha dois jogadores em Campo, o Goleiro Vanderlei, o melhor do Brasil hj, é um meia boca cai cai que Chamam de Gabigol, pra mim Gabilixo, e os dois deram um baile no SP, imagina se tivessem 11 jogadores seria 7 x 0.....
Jonathan
19 de fevereiro de 2018Temos que reconhecer que o time melhorou com relação aos últimos, jogos, mas caiu de rendimento do segundo tempo e o gol sofrido facilitou para o Santos. Outro fato é que não temos dinheiro para grandes contratações e não acho que trocar de técnico vai resolver, afinal qual técnico nós últimos 5 anos fez o time jogar? A solução na minha opinião é mexer nas peças que temos e isso o Dorival tem obrigação de fazer. Testar o DZ no meio junto com o Nene, testar o Trellez de titular, parar de improvisar o Brener na ponta q não deu certo nenhuma vez, testar o Petros de primeiro volante e o Jucilei mais avançado... Enfim já inúmeras oportunidades mexendo nas peças que temos.
SAULO VILA NOVA
19 de fevereiro de 2018Dorival é um fanfarrão mesmo, viu?! Desde qndo o São Paulo tem jogado bem esse ano? Sabe de quem é a culpa? Do próprio Dorival, sem sombra de dúvidas! Como é q o cara mexe tão mal no time? Continua insistindo com Diego Souza como Centro Avante ou “falso nove” como gosta de falar. Qndo mexe no time, tira os principais jogadores de articulação e simplesmente DESCONSTRÓI o sistema de jogo. Culpa do cansaço? Então me explica como é que o menino Brenner já entrou morto no segundo tempo, se ele nem tem jogado? Cara, não dá pra tirar os meias de criação e colocar um centro avante sem ritmo de jogo. Já está difícil criar oportunidades quando Cueva, Nenê e Diego Souza estão em campo, imagina sem eles e/ou com um ou outro em campo. Eu era a favor da continuidade do Dorival, mas pra mim já deu. Uma coisa é o cara reconhecer o erro e tentar corrigi-los, a outra é maquiar as más atuações com um "a equipe mostrou evolução" ou "a equipe jogou bem, mas infelizmente não ganhou". Já estamos devendo há anos, quando é que vamos pagar essa "dívida", hein?!
Mauricio
19 de fevereiro de 2018Desse jeito vamos nos transformar em uma Portuguesa.Pelo jeito esse é o sonho do Leco.
Diego Arrabal
19 de fevereiro de 2018Eu discordo quando você diz que o São Paulo teve volume de jogo. Sempre venho batendo nessa tecla aqui, para mim o que mais falta pro time é justamente isso, talvez eu esteja usando o termo errado, mas para mim esse toque extremamente lento de bola da equipe, de um lado pro outro, sem objetivo nenhum, não é volume de jogo. Mais uma vez nosso ataque foi inofensivo, apenas chutes de longe, sem perigo nenhum, isso para mim não é volume de jogo. Quantos chutes ao gol deram o Diego Souza, Nenê, Marcos Guilherme, Petros, Jucilei, só me lembro de um chute de "perigo" do Cueva no primeiro tempo e só. O SP é um time previsível e inofensivo, podia jogar por dois dias que não faria gol, pq o time não cria situações para isso. O meio, volantes, não apoiam, há um buraco entre defesa e ataque. Não sou a favor da troca de treinadores a todo momento, mas a Dorival Júnior a cada jogo mostra como é fraco para armar, substituir e pensar o jogo, parece que enxerga outra partida. Mais um jogo pífio, que serviu apenas pra mostrar que ganhar de cachorro morto não vale nada, até o agora quando o time foi testado realmente, mostrou que continua na mesma, infelizmente! Saudações!
Eric
19 de fevereiro de 2018#ForaDorival
EBOS
19 de fevereiro de 2018Sou a favor da continuidade do trabalho, mas não sei exatamente o que o Dorival está fazendo nesse time. Não existe aproximação, não é compacto, não faz triangulações e não tem uma jogada de bola parada ensaiada e não percebo nenhuma convicção no planejamento. Para quem trabalha há mais de 6 meses e fez pré-temporada (mesmo que muito precária), já era pra esse elenco ter uma cara de time. Sem discutir qualidade de plantel, mas o Carille deu padrão, o Roger já deu também e o Jair já conseguiu fazer isso - todos em bem menos tempo que o nosso atual treinador. O time não é o ideal mas, além de Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, ninguém tem o time que quer. Não dá pra ter mais desculpas para a ineficiência do trabalho, mesmo que as falhas individuais aconteçam, o coletivo já deveria mostrar alguma coisa além do "chove e não molha".
luiz
19 de fevereiro de 2018Gosto do jogo do Petros...Aliás, par não ser injusto, tb credito a ele o fato do sao paulo não ter caído ano passado, pois, me parece que jogou 10 ou 12 partidas pendurado e não tomou amarelo para não desfalcar o time... Mas este ano acho que ele não está correspondendo. Os volantes deveriam ser Hudson e Jucilei. Dorival é mt teimoso... diego souza não é centro avante... ele mesmo já disse isso em coletiva pós jogo, mas insiste em colocar o cara como centro avante... o SPFC é o time da improvisação.... ano passados só improvisávamos na direita... este ano é na direita e no ataque? Tem que dar sequencia ao Trellez... ou tira um volante e deixa cueva, nene e diego souza já que não quer tirar nenhum dos 3 do time... Marcos guilherme é um oswaldo pouco melhor. Sinceramente, vi um time bom postado e determinado no primeiro tempo, mas se tivéssemos um centro avante de verdade talvez teríamos ganhado o jogo. Peço licença ainda aos irmaos sao paulinos para elogiar o gabriel após o jogo pq ele falou 2x que eles aguentaram a pressão de uma grande equipe com uma grande torcida. Achei mt bacana do cara reconhecer a torcida sao paulina como um diferencial do time.
Zaka Tricolor
19 de fevereiro de 2018... E pra que achava que a culpa era do Rogério, agora pode refletir sobre nossa diretoria.
Pedro Aragão
19 de fevereiro de 2018Não acho que defesa foi mal, foi o primeiro jogo do Arboleda e, mesmo não gostando do Sidão entendo que era uma bola bem difícil de ser defendida. Agora, se tem problema nesse time é o meio-campo, não importa o que aconteça, mantemos essa formação disfuncional que marca com perigo e arma sem profundidade. O futebol brasileiro insiste nesse 4-2-3-1 que de compacto não tem nada. Um simples 4-4-2 daria uma mínima dinâmica pra essa equipe, mas o que vemos é o "futebol moderno"... Enfim, sobre os jogadores, mesma coisa que falei semana passada, Petros é titular e capitão desse time, melhor símbolo do nosso momento: limitado. Hudson merece mais chances, Cueva não se importa, mas faz alguma coisa, Nene é acima da média, mas precisa de um conjunto funcionando e por incrível que pareça, nosso melhor jogador se chama Reinaldo. Não quero seguir a nossa cultura futebolística, mas não tem jeito, não dá pro Dorival.
Zaka Tricolor
19 de fevereiro de 2018Na boa, acho que está na hora de tirar o Diego do ataque e colocar no meio, precisamos de um centroavante nato, infelizmente teremos que sacrificar um bom jogador para não perder velocidade. E acho que está na hora de deixar o Hudson jogando, ele é mais participativo e veloz que o Petros.
vander
19 de fevereiro de 2018Dorival esta perdidinho, Petros está muito mal, Hudson bem melhor, Diego Souza de atacante não dá, até o Luis Fabiano com todas os problemas dele é bem melhor na frente, Salvo a zaga está indo muito bem ao meu ver, KINGNALDO TBM, mas esse time esta igualzinho do ano passado, ganha de time pequeno e nao ganha nenhum classico, Ajjaaaaaa coração essse ano
Jesner Ricardo Digrocco São Pedro
19 de fevereiro de 2018Dorival Jr. é fraco. Time mal treinado, sem jogadas, mal de bola parada.... Nosso técnico é nível meia boca...
Fabricio Castro
19 de fevereiro de 2018Eu gostei muito do time no primeiro tempo, mas não dá mais pra aguentar um time que "perde jogando bem"!!! Estamos nos enganando há anos!!! Isso é uma vergonha!!! Gosto muito de Jucilei e Petros mas não conseguimos jogar ao mesmo com 2 volantes tão pouco criativos!!! Não adianta a gente criticar sempre a cultura do futebol brasileiro, mas ficar pedindo cabeça de técnico a cada 3 meses!!! Por isso estou me esforçando em dar tempo ao Dorival, mas tá difícil... esse esquema que isola centro-avante não vai dar certo nunca! Não deu com Pratto, não tá dando com Diego, não dará com uma eventual volta do Calleri, nem com nenhum outro. O time só toca de lado e espera um milagre, ou então toca no meio da área e seja o que Deus quiser. Não vejo um desenvolvimento racional de jogadas.
Adriano Gomes
19 de fevereiro de 2018Perroni, acho que você perdeu uma ótima oportunidade de elogiar o time. Eu preferia mais quando suas emoções e frustrações com jogos ruins eram deixadas de lado e você analisava jogo a jogo. Eu entendo que você é humano e, como eu e a massa tricolor, está cansado de derrotas. Mas ontem o clássico foi dominado pelo SPFC. Fora 5 chutes a gol do Santos, um golaço de um jogador acima da média em finalização e posicionamento. Jair Ventura admitiu: “jogador que salva o treinador”, mas ele se esqueceu que quem salvou foi o Vanderlei com 3 defesas, uma delas incrível com os pés. 3x1 pro SPFC ontem e todos hoje estariam elogiando. Acho que o único setor aquém do time é o ataque por usarmos mal o Diego Sousa. Ele deveria jogar de meia e fazer as vezes de falso 9, sendo elemento surpresa ao lado do Trellez. O São Paulo está se montando e esse ano temos elenco. Vale a pena acreditar! Abraço.
Daniel Perrone
19 de fevereiro de 2018Obrigado, Adriano. Os posts dos jogos são exatamente como você falou, parcialmente dominados pela emoção do ocorrido poucas horas antes. Assim que é legal. abs
Adriano Gomes
19 de fevereiro de 2018Obrigado pela resposta!
Fernando
19 de fevereiro de 2018O time não tem inspiração nenhuma, que sono dá assistir ao jogo do SP, só lembrando temos quatro competições para tentar sair da dila de quase seis anos sem titulos, como disse o Jucilei em entrevista este ano o SP tem que ganhar um titulo mas se continuar com esse joguinho de compadre não vamos ganhar nem par ou impar! Tem elenco, tem estrutura mas na minha opinião falta gana, raça e vontade de ser campeão!
Dan
19 de fevereiro de 2018Mais um ano sem títulos, podem anotar. Elenco capenga, sem velocidade pelas pontas, apenas com jogadas pelo meio. Jogadores em fim de carreira, lentos. Jovens ainda imaturos para aguentarem o peso da camisa e alguns jogadores sem personalidade de clube grande. Sai ano e entra ano o Sao Paulo continua cometendo os mesmos erros de gestão, com contratações absolutamente inexplicáveis.
Victor Fan
19 de fevereiro de 2018O time está completamente sem jogadas de profundidade. Só temos o marcos Guilherme de ponta de oficio no elenco (o cueva sempre corta pro meio para auxiliar a criação), e o lateral direito é um zagueiro. O Militão aparecia sim muitas vezes para apoiar, mas não conseguia driblar nem cruzar direito pois é um zagueiro improvisado. Precisamos urgente de um lateral direito, senão no apoio teremos sempre um zagueirão tentando driblar igual a um boneco de Olinda. E olha que o militao não tem culpa nisso. Ele é um bom zagueiro. Nosso querido Dorival que disse que o clube não precisa de laterais. Com isso, temos um bloco de bons jogadores na faixa central (R Caio, arboleda, petros, Jucilei, cueva e nenê) e zero inflação - o resultado é esse time quadrado que temos aí. Sem contar o problema de desatenção - o sistema funcionou bem o jogo todo, mas em um lance ficou desatentoe e o Gabriel flutuava livre entre a zaga e os volantes. Isso depois de uma semana de treinos! Realmente o Sr Dorival precisa melhorar muito ainda, pois o calendário está apertado para todos!
Augusto
19 de fevereiro de 2018Sou torcedor do Santos mas gosto de ler seus comentários sempre equilibrados e bem abalizados. Me lembra uma época em que havia espírito esportivo e respeito entre os torcedores. O São Paulo vai melhorar mais cedo ou mais tarde, Daniel. Parabéns por seus textos elegantes
Daniel Perrone
19 de fevereiro de 2018Obrigado, Augusto. abs
Roberto Dias
19 de fevereiro de 2018Treinador não faz gol entenda-se me demitam por favor. Se ainda houver um resto hombridade no portão 4 do Morumbi anunciem o Jardine como treinador do time principal.
Thiago Ricieri
18 de fevereiro de 2018Não dá mais pra aceitar essa desculpa de dominar o jogo e perder , a substituição do Cueva e não do Sr. Petros..( fala muito e joga pouco) não dá pra acreditar e entender oq passou na cabeça do nosso "treinador" acho q já deu pra ele...se não fosse o Hernanes ano passado já estaríamos na segundona...chega vamos mudar agora enquanto ainda é tempo.
André
18 de fevereiro de 2018Imagino q vc já deve ter um texto pronto começando com "derrota justa no clássico diante do __________", só editar o resto. Incrível. Viramos a mulher de malandro dos rivais. E não é de hoje, já se vão uns dez anos nessa cantilena.
Luiz
19 de fevereiro de 2018Ele já veio pro SPFC com essa carta pronta no bolso...
Maurício Leopoldo
18 de fevereiro de 2018Para mim a diretoria contratou o que poderia contratar. O único jogador que perdeu e que poderia fazer diferença foi o Scarpa que preferiu ser reserva nos porcos. O Nenê foi de oportunidade. O SPFC em relação ao ano passado perdeu só dois jogadores tudo bem os melhores mas este treinador não vai legar o SP a lugar nenhum. Esta na hora da diretoria ter coragem e rufar ele. A hora é agora.
Cesar Lemos Piedade Filho
18 de fevereiro de 2018'Treinador não faz gol'.......sinto.....acabou!!!!!!
Bruno
18 de fevereiro de 2018Normalmente concordo com o que você escreve, mais hoje discordo que o resultado foi justo. O São Paulo foi muito superior na primeira etapa e na segunda enquanto teve perna. Santos foi eficiente numa falha do Arboleda.
Daniel Perrone
19 de fevereiro de 2018Justo. De que adianta a dominância se não há o veneno? Seis gols em sete jogos do Paulista? abs
Gustavo Abap
18 de fevereiro de 2018O São Paulo é uma mentira a 8 anos Logo seremos uma grande piada Infelizmente.
Celso Teixeira
18 de fevereiro de 2018O time dominou o jogo mas na última bola não teve eficiência. Falta ímpeto de time que quer conquistar algo... Além de muitos jogadores (Diego Souza, Nenê, Militão, Marcos Guilherme e Petros) não renderem o esperado, o técnico mexeu errado! Cueva estava bem na partida e foi substituído, deveria ter tirado o Peyros (fala muito e joga pouco). Os três que entraram realmente não podem ser avaliados pelo pouco tempo. É duro escrever isso, mas não espero títulos em 2018, assim como foi em 2017, 2016, 2015, 2014...
Norton
18 de fevereiro de 2018Hahahahaha Ué??? Mas o “super” LECO não está no caminho certo??? 1) Só contratam “sobras”...lesionado ou em fim de carreira...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... 2) Folha aumenta em 20%...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... 3) 3 dos últimos 5 Brasileirões, brigamos para não cair...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... 4) 1 título em 10 anos...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... 5) Dívida não cai...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... 6) só ganha de time pequeno...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... 7) sem fornecedor de material esportivo à partir de julho...mas isso não importa, pois o “super” LECO instalou o SAP na gestão... Vai cair o Dorival...depois o próximo...depois o Ricardo Rocha...depois Raí... e o “super” LECO DE BOAS... #projetoserieB2018!!! Parabéns LECO, Conselheiros e imprensa “chapa branca”!!!
Joao alves
18 de fevereiro de 2018Pra mim o erro do gol foi o posicionamento do arboleda eu daria 3,5 pro jogador
Alex Costa
18 de fevereiro de 2018Perrone não dá mais o São Paulo ficou mais uma vez no quase. E digo mais com esse técnico fraco, para mim um Ricardo Gomes da vida, a saída do cueva e não Petros mostrar como ele está perdido num sistema de jogo que não dará certo com esses jogadores lentos. Já é ora pra cobrar desse cara um time no mínimo competitivo. O Jair chegou no Santos e já começar da cara ao time. E o Dorival já quase um ano...
Rafael Valotta Rodrigues
18 de fevereiro de 2018Ja havia avisado, sai hernanes e contratam nene. Reclamei e criticaram, tem mt torcedor iludido. Senao chegar um substituto a altura pro hernanes, fica basicamente o time q quase rebaixou ano passado.
Ricardo
18 de fevereiro de 2018Opinião tem que ser respeitada, mas Jucilei com nota 5,5 discordo, sendo que foi o que mais desarmou, pois o resto só cerca, inclusive o Sr Petros que tá jogando só no grito. Infelizmente nossos problemas estão longe de ser resolvidos com o que mencionei. Abraços Perrone.
helio
18 de fevereiro de 2018no gol do santos tinha goleiro, no nosso, nao dá
moses
18 de fevereiro de 2018Arboleda falhou no gol santista, sendo portanto o responsável direto pela derrota tricolor. Obviamente, NÃO teve uma boa atuação.
Yan
18 de fevereiro de 2018Discordo totalmente da nota do Arboleda., cara falhou no lance chave do jogo Ele marcou o Sidão no lance do gol. Nota 3 no máximo