Dorival Junior deu sinais de variação tática no treino desta terça no CT Tricolor.
Pela primeira vez aos olhos da imprensa, o treinador do São Paulo posicionou a equipe num 4-4-2 sem a bola, com Cueva e Diego Souza centralizados no ataque, Nene e Marcos Guilherme pressionando os laterais e os volantes Hudson (que entra na vaga do suspenso Petros) e Jucilei atuando na mesma linha do campo. A informação é do jornalista Marcelo Hazan, do Globoesporte.com
A mudança visa maior pressão na saída de bola do adversário, algo pouco visto nas últimas partidas. Com a bola recuperada ainda no setor de ataque, o time terá mais espaços para criar e concluir as jogadas ofensivas, pegando o adversário desprevenido e aumentando as chances de gol.
A maior crítica ao trabalho do técnico nesta temporada é em relação a pouca variação tática durante os jogos. O time está engessado em um único modelo de jogo que o torna previsível para os adversários bem postados na defesa. A falta de repertório ficou evidente no San-São do último domingo. A equipe precisa aumentar a eficiência ofensiva e a tentativa de variar a formação é mais que válida: é absolutamente necessária.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(15) Comentários
Flavio D Silva
21 de fevereiro de 2018EBOS, quem nunca no trabalho , na rotina do dia a dia não teve que se virar por não ter as ferramentas necessárias? Ele vai ficar dando essa desculpa de que não recebeu os jogadores certos pro esquema dele. Eu acho que o macaco come a banana, não o contrário. Ele é um funcionário que tem boas ferramentas (jogadores) nas mãos, ele tem mudar o forma como ele trabalha, não ficar fazendo o mesmo trabalho que ele fez no Santos com as peças que nós temos no SPFC, não vai dar assim!!! Brenner na lateral do campo, Nenê (36 anos) agora jogando nas beiradas e voltando pra marcar, Diego Souza de Centroavante, Petros na função do Hernanes praticamente... Assim não dá meu!!! É bom ele estar mudando a formação, mas me parece que ele não sabe o que tem nas mãos mantendo o Diego Souza de centroavante e colocando o Nenê na beirada de campo e pedindo pro voltar pra marcar... Tá de sacanagem esse Dorival aí!!!
EBOS
22 de fevereiro de 2018Concordo plenamente. Na teoria, ele deveria ter essa capacidade, mas após o jogo de ontem....
EBOS
21 de fevereiro de 2018Tenho criticado o trabalho do Dorival justamente pela falta de variação apresentada e não sei se mudar o esquema com os mesmos atletas é grande coisa, mas já é um bom sinal. Verdade seja dita: ele não tem as peças que gostaria para fazer todas as mudanças e variações desejadas. No meu entender, eu traria o Cueva para a posição do Nene e colocaria o Brenner ao lado do Diego Souza. Ganharíamos velocidade e mobilidade (precisamos disso com urgência!!).
Diego Arrabal
21 de fevereiro de 2018Acho interessante a variação do esquema, desde que haja variação dos jogadores também! Colocar um 4-4-2 com as mesmas peças não acredito que seja uma grande mudança. Acho que esquema interessante, trazendo um estilo anos 90 pro time, mas colocaria o Diego Souza como atacante e um centro avante ao seu lado, como na década passada. Escalaria Cueva e Nenê na meiuca, deixando o segundo mais avançado, próximo ao ataque e preservando mais seu estado físico, vide sua idade mais avançada. Nossos laterais não apoiam e nosso deveriam apoiar mais. Saudações.
Pedro Aragão
21 de fevereiro de 2018Já é uma algum coisa. Ainda prefiro um 4-4-2 ou 4-2-2-2 (pensando nas linhas) com dois meias de armação, dava fácil pra ser Nenê e D. Souza e o centroavante Trellez e segundo atacante Cueva (Marcos Guilherme) circulando na área ofensiva. De qualquer forma, vou torcer pra dar certo.
Flavio D Silva
21 de fevereiro de 2018Pelo amor de Deus Dorival... é sério que vai colocar um jogador de 36 anos pelas beiradas e mandar ele voltar pra marcar??? Faz simples Dorival: Coloca Trellez ou Brenner de centroavante, Diego Souza de segunda atacante que volta pra marcar, cueva e marcos guilherme nas beiradas (valdivia de substituto para cueva e m.guilherme), + dupla de volante ( quem estiver melhor entre jucilei, petros e hudson). Nenê a principio fica no banco e caso haja mudança no esquema tático, Nenê entraria no lugar de Diego Souza como meia amador, ou no lugar do cueva e m. guilherme como meia amador, colocando um dos volantes na beirada que ficar vazia... Repito de novo, o elenco é bom demais, mas precisamos de um treinador que saiba trabalhar com as peças que tem ao invés de ficar enfiando goela abaixo dos jogadores posições que os mesmos não estão aptos a jogar... Cansei!!! FORA DORIVAL!!!
Rogério56
21 de fevereiro de 2018Vendo a imagem acima destes uniformes horriveis de treino , lembrei; sabe alguma novidade da fornecedora de material esportivo ?
Zaka Tricolor
21 de fevereiro de 2018Perrone, eu acho que está na hora de entrar o centroavante no time, pelo que já li, o Diego Souza pode ser segundo volante, como homem surpresa, ele já jogou assim e acho que o Valdivi pode ser uma opção ao Nene quando estiver cansado, pois é mais lento. Podemos ter um time titular assim: Sidão / Militão, R. Caio, Arboleda e Reinaldo / Jucilei e Diego Souza / Nene, Cueva e MArcos Guilherme / Trélles no ataque. Se quiser dar mais velocidade no ataque coloca o Valdivia no lugar do Nene. Oque acha?
Roberto Dias
21 de fevereiro de 2018Caiu faz uma semana e ainda não percebeu, está de treino para mídia é mais antiga que ajuda de juiz aos gambàs.Jardine vem ai ...escreve e publica.
Zaka Tricolor
21 de fevereiro de 2018Se o Jardine vier, só depois da Libertadores sub-20. O time está na semi, precisa dele.
Ge Lopz
20 de fevereiro de 2018Reformulando minha escalação do SPFC: No 4-4-2: (nos parentesis os reservas imediatos) Jean (Lucas Perri); Anderson Martins, Arboleda, Militão(LD) e .....(LE); Petros(Hudson), Jucilei (Araruna), Diego Souza (Nenê) e Cueva (Shaylon/Lucas Fernandes); Brenner (Trellez/Caique) e Marcos Guilherme (Valdivia/Paulinho B.).
Ge Lopz
20 de fevereiro de 2018No 4-4-2: Jean; Anderson Martins, Arboleda, Militão(LD) e .....(LE); Petros, Jucilei, Diego Souza (Nenê) e Cueva; Brenner e Marcos Guilherme.
Jonathan Novaretti
20 de fevereiro de 2018Ele não tem as melhores peças em mãos, mas tem obrigação de testar novas formações e escalacoes. Espero que continue... Pq ficar insistindo em algo que não está funcionando é pedir para sair
Helder
20 de fevereiro de 2018Nenê pressionando as laterais??? Por quanto tempo aguenta??
Zaka Tricolor
21 de fevereiro de 2018O Valdivia poderia fazer essa função.