O clube lançará nesta terça-feira mais um projeto histórico no Morumbi. A Calçada da Fama é um projeto que eternizará os ídolos da história do São Paulo Futebol Clube. Inspirado no Hollywood Walk of Fame em Los Angeles, a Calçada da Fama Tricolor fica na rampa de acesso do salão nobre, no estádio do Morumbi e em breve será aberto para visitação.
O Blog São Paulo Sempre teve acesso em primeira mão a todos os nomes que iniciarão o projeto, que no futuro contará com outros futuros ídolos do clube. Todos os nomes foram aprovados e tiveram autorização de uso de nome dos ídolos ou de seus herdeiros e familiares. Veja a lista abaixo:
Adilson, Alfredo Ramos, Aloísio, Amoroso, André Luiz, Antônio Carlos, Araken Patusca, Bauer, Belleti, Bellini, Bernardo, Bezerra, Cafu, Canhoteiro, Careca, Chicão, Chulapa, Cicinho, Danilo, Dario Pereyra, De Sordi, Denílson, Dinho, Dino Sani, Doriva, EdCarlos, Edimilson, Elivélton, Fabão, Falcão, Forlan, França, Friaça, Friedenreich, Gerson, Gilmar, Gino Orlando, Hernanes, Jose Poy, Josué, Juninho, Junior, Jurandir, Kaká, King, Leonardo, Leônidas da Silva, Lugano, Luiz Fabiano, Luisinho, Mário Sérgio, Maurinho, Mauro, Mineiro, Miranda, Mirandinha, Muller, Muricy Ramalho, Nelsinho, Noronha, Oscar, Palhinha, Paraná,, Pardal, Pedro Rocha, Peixinho, Pintado, Piolin, Pita, Raí, Regnaneschi, Remo, Renato, Riberto, Ricardo Rocha, Roberto Dias, Rogério Ceni, Ronaldão, Ronaldo Luiz, Ruy, Sastre, Sidney, Silas, Teixeirinha, Terto, Toninho Guerreiro, Toninho Cerezo, Valber, Virgílio, Vitor, Vitor Ratautas, Vizolli, Waldir Peres, Zarzur, Zé Carlos Serrão, Zé Sérgio, Zetti, Zezé Procópio, Zizinho.
Senti falta dos técnicos ídolos, como Carlos Alberto Silva, Telê Santana, Cilinho e Minelli, entre outros, mas entendo que os ídolos na lista se referem a jogadores e não comissão técnica ou diretoria. Sendo assim, justo.
Muitos nomes são polêmicos, seja porque passaram bem rápido no clube, seja porque defenderam rivais ou até mesmo eram longe de serem craques, mas também entendo que a escolha foi para minimizar a possibilidade de discussão no Conselho. Se for para pecar, que se peque por excesso e não pela falta de algum ídolo. Também justo.
A proposta foi feita há 6 anos pelo conselheiro Itagiba Francez. O desenvolvimento e execução do projeto ficou a cargo do conselheiro Homero Bellintani Filho que, com auxílio precioso de Eduardo Monteiro, cuja colaboração com o departamento de infra-estrutura foi primordial, realizou o sonho de muitos são-paulinos se dedicando mais de 8 meses desde o início dos trabalhos junto aos conselhos e fornecedor.
É bem bacana a ideia da “Calçada da Fama” Tricolor. Parabéns a todos os idealizadores e aqueles que viabilizaram o projeto. Nada como homenagear todos aqueles que construíram a nossa história dentro de campo.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(43) Comentários
Teca
9 de agosto de 2018Espero que o Tricolor inclua bem depressa esses ausentes na homenagem... E por que não está Richarlyson , hoje jogando no Cianorte?
Andressa
7 de agosto de 2018Senti falta de Túlio Maravilha e Taffarel
Adrano
7 de agosto de 2018Além dos citados, se o frança ta acho q poderia ter o Dagoberto apesar de dividir opiniões ele foi muito importante, além de um q ñ aparecia muito ais é um ídolo pra mim o Jorge Wagner, mais em geral foram bem em muitas escolhas.
Luiz
7 de agosto de 2018Esse Danilo aí da lista é o que tá no Curica agora? Se for mandaram mal hein
Marcone
7 de agosto de 2018Daniel este assunto não deveria ter participação popular? Ainda mais num mundo digital que estamos vivendo, a opinião do torcedor faria no mínimo um top 10
Daniel Perrone
7 de agosto de 2018Essa foi uma escolha do Conselho Consultivo, que representou toda a Comunidade Tricolor. Gostei da decisão de homenagear "mais que o necessário" pois isso evitou discussões eternas sobre um nome ou outro. abs
Ge Lopz
7 de agosto de 2018"Ah! Não deveriam estar lá o Serginho Chulapa porque é santista, e também Cafu, Antonio Carlos e Muller, porque "se venderam" para a Parmalat". Careca grande ídolo tricolor, também é santista, caso não saibam. Inclusive, foi encerrar carreira lá no time de Santos e não no SPFC. Ir jogar em outro clube e/ou torcer para outra camisa nunca vai pagar os títulos e o grande futebol que MULLER, CAFU E ANTONIO CARLOS entregavam ao SPFC todas as vezes que vestiram nossa camisa. Então, e daí? Vocês acham que todos esse nomes eram/foram/são torcedores do SPFC? Nenhum jogador foi mais campeão pelo SPFC do que o Muller. Quando se fala o nome de Muller para os torcedores rivais, eles relacionam o Muller com o SPFC, e não com o Palmeiras, o Santos ou o Cruzeiro. O mesmo com o Serginho Chulapa, mesmo ele tanto tempo já ligado ao Santos. Rogério Ceni era torcedor do Internacional, pelo menos, até chegar no SPFC. Seu maior ídolo sempre foi Taffarel, e não Waldir Peres ou ZETTI. Não sejam mais bestas do que são.
Ge Lopz
7 de agosto de 2018Incluíram o Luis Fabiano e o Amoroso e deixaram Serginho Chulapa, O MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DO SPFC DE FORA? É isso? QUE VERGONHA! QUE PAPELÃO! A mídia não vai perdoar. E o torcedor do SPFC também não deveria! "Ah, mas ele é santista!" O CARECA TAMBÉM. Então, e daí? Vocês acham que todos esse nomes eram/foram/são torcedores do SPFC? QUE BOLA FORA! Essa de deixar de fora o Serginho, TÍPICO DE CONSELHEIROS VELHOS ESTÚPIDOS que ainda povoam o Conselho do SPFC.
Ge Lopz
7 de agosto de 2018Serio? Piolin, Riberto, Zarzur, Denilson, Regnaneschi, Remo e Luis Fabiano na Calçada da Fama e Telê Santana fora? ABSURDO!!! Se é "calçada da fama" não tem essa de só incluir só os jogadores de futebol. Absurdo o SPFC ter uma calçada da fama sem incluir no minimo Telê Santana e Cilinho. E tem de incluir também membros de comissão técnica que marcaram época como Moraci Santana, entre outros. O que Telê e Cilinho revolucionaram e fizeram de positivo para o SPFC, 80% dos jogadores que estão nomeados na calçada da fama jamais fizeram. Deveríamos fazer uma campanha para incluir pelo menos Telê Santana.
Tarsus Teske
7 de agosto de 2018Dagoberto mereceria estar nesta lista, não acha?
Josue
21 de maio de 2018Ok, Daniel! Desculpe ai! Abracao!
Daniel Perrone
22 de maio de 2018Sussa. abs
Josue
21 de maio de 2018O blog esta meio abandonado ou eh so impressao minha? Nada do jogo contra o Prantos ainda...
Daniel Perrone
21 de maio de 2018Uma opinião que eu atraso e o "blog está abandonado". desculpa, aí, irmão. Viajei na sexta e sábado e deixei o computador na agência. abs
Samuel
20 de maio de 2018Jurandir é o "Jura" da década de 90? Pelo amor de Deus se for ele! E o EdCarlos na calçada da fama!? Zagueiro ruim!
Lucas
20 de maio de 2018Faltou Waldemar de Brito.
Cleiber Guimarães
19 de maio de 2018Dois nomes que não poderiam ter faltado nessa lista, são o lateral esquerdo Serginho e o atacante Dodô.
Edson Domingues
19 de maio de 2018Na minha modesta opinião faltaram Getulio lateral direito. Nelsinho lateral esquerdo e Everton meio campo, todos década dw 80. Grafite tbem jogou muito assim como Lucas Moura.
Alexandre21
19 de maio de 2018Nada a ver o Danilo nessa lista, o cara virou gambá total nem deveriam ter pensado nesse cara!
Edison
19 de maio de 2018Toda lista gera alguma polêmica, mas até gostei dessa aí. Senti falta do Serginho Chulapa. Tudo bem que o cara é santista, mas é um dos maiores artilheiros da nossa história.
Gustavo Abap
19 de maio de 2018Pq o SP não faz uma proposta pro Bufon vir jogar aqui. Estamos precisando urgentemente de um goleiro. Sei q é quase impossível mas não custava nada tentar.
Lucas
18 de maio de 2018Waldemar de Brito.
Lucas
18 de maio de 2018Não sei porque não publicam meu comentário dizendo que falta o nome do Waldemar de Brito.
Lucas
18 de maio de 2018E o Waldemar de Brito?
Luiz Claudio Vieira
18 de maio de 2018Nilton tricolor, todos os São Paulinos sabem que o Muricy foi um dos maiores jogadores da nossa história. Foi somente a minha opinião
Lucas
18 de maio de 2018Faltou o Waldemar, que foi artilheiro do São Paulo nas décadas de 30 e 40.
Jean Carllos
18 de maio de 2018se estiver equivocado desculpem, mas se esse Danilo for o que está no corinthans , fez muito gol importante jogou bem , conquistou títulos , porém "para mim " está longe de ser ídolo ...Somente um bom profissional
Flávio Marcellus
18 de maio de 2018Há muitos anos atrás comecei a fazer pesquisas sobre o tricolor.Juntei um vasto material e há alguns anos comecei uma pesquisa sobre os jogadores que atuaram na equipe. Fiz uma espécie de biografia de todos os jogadores desde os 11 que entraram em campo pela primeira vez até o Éverton(N°1426). Faço isso como hobby pra me divertir nas horas vagas. Com base nestes dados eu posso dizer que na minha opinião jogadores como: André Luiz,Antônio Carlos,Dinho,Doriva,Edcarlos,Falcão,Vizolli e Danilo nunca conseguiram status de ídolos no SPFC... Nomes como: Serginho(Lateral/1996 a 1999), André Dias (Zagueiro/2006 a 2010), Amaury(Meia/1957 61), Albella(Meia/195254), Barríos(Atacante/1944a47), Heriberto (Meia/1979 a 83), Luizão (Atacante/2005), Grafite (Atacante/2004 a 2006),Lucas Moura (2010 a 2012) entre outros, poderiam facilmente substituir-los na nossa calçada da fama.
Anselmo Capelani
18 de maio de 2018Faltou Rondon, Paulão Desmaio e Negueba nessa lista! Kkkkkkkkkkkk
James Dean do Suarão
18 de maio de 2018Bem lembrado pelo Caio, senti falta também do Serginho. Melhor LE que vi jogar no tricolor de 30 anos pra cá, melhor inclusive que o Júnior campeão do mundo em 2005. Preferia que fosse uma lista mais seleta, poderiam fazer uma só com os nomes realmente FODAS: coloca aí Ceni, Muricy, Raí, Pedro Rocha, Leônidas, etc.... tipo no máximo 20 nomes que foram míticos mesmo. De qualquer forma, parabéns pela iniciativa! Aplaudo de pé. Só é grande quem tem história e a imortaliza em gestos como este.
Lucas
18 de maio de 2018.
Lucas
18 de maio de 2018Faltou o Waldemar de Brito.
Mario
18 de maio de 2018Desta lista, tiraria sem pensar Antonio Carlos, Cafú e Muller. Traidores da nefasta época da Parmalat...
jose dos santos gorrao
18 de maio de 2018falta zizinho mauro desorde maurinho amauri boneli e muitos outros tele nunca poderia faltar se tem o muricii
Nilton Tricolor
18 de maio de 2018Luiz Claudio VIeira Desculpe, mas se não sabe o Muricy Ramalho, foi um grande jogador, por isso que ele esta lá. Prefiro ele como jogador a técnico.
Paulo
18 de maio de 2018Não tem justificativa a ausência do Telê... o Muricy (merecidamente) está aí.
Fellipe
18 de maio de 2018Não vi o nome do Luizão campeão da Libertadores em 2005
Maria Denise Nery Santiago
18 de maio de 2018Poderia se fazer um painel com os grandes técnicos. Já passou da hora de homenagear nossos campeões brasileiros, libertadores e mundial
Luiz Claudio Vieira
18 de maio de 2018Ótima iniciativa... Mas se tem o Muricy Ramalho na lista deveriam ter estes outros grandes treinadores que tanto contribuíram com o clube. O tele deixou a saúde dele no são Paulo.. acho no mínimo deselegante esquecer dele e colocar outros nomes para agradar a conselheiros.
Rodrigo
18 de maio de 2018Senti falta do Macedo. Herói em nossa primeira Libertadores.
Jonathas
18 de maio de 2018À primeira vista, só me lembrei de um nome que poderia estar, mas não consta na lista: Dodô. Talvez com mais calma os torcedores com a memória melhor que a minha lembrem-se de mais.
Caio
18 de maio de 2018Discordo das ausências do melhor lateral direito e do melhor lateral esquerdo da história do SPFC Zé Teodoro e Serginho(Milan) Zetti, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereira e Serginho Mineiro, Kaká Pita e Raí Careca e Zé Sérgio Essa é a seleção da história (meio campo meio forçado pra caber os 4 ídolos, mas não tem jeito). Menção honrosa a RC, Cicinho, Miranda, Josué, Pintado, Roberto Dias, Cerezo, Pedro Rocha, Silas, Lucas, Ganso e Muller.
Sergio
18 de maio de 2018Esqueceram apenas do maior artilheiro da nossa história: Serginho Chulapa